Olá pessoal!
Estou há três anos reformando pacientemente o meu ex-Fase I em minha garagem, as modificações futuramente publicarei no fórum. Ultimamente estou vivendo um dilema quanto ao alargamento do chassi, pois anteriormente fiz o alongamento em 35 cm entre-eixos e 10 cm na parte final (traseira) do chassi, agora estou pretendendo alargar o chassi de 54 cm para aproximadamente 70 cm. Consideremos as seguintes desvantagens do chassi engesa, quanto a largura:
1- Impossibilita e/ou dificulta a adaptação de caixas de transferências modernas, provocando um retrabalho no chassi ou inclinação da caixa de transferência ou ainda recuando um pouco o motor para a esquerda;
2- Ocasiona freqüentes molejos em autoestrada, ou seja, nas curvas inclina com facilidade, mesmo utilizando amortecedores potentes ou quatro amortecedores por eixo, interferindo significativamente na estabilidade, isto porque as molas ficam distantes das rodas ex:
0----|------|----0 (Engesa)
Na minha concepção o ideal seria desta forma:
0--|----------|--0 (Troller e outros), as molas são próximas as rodas;
3- Adaptação de motores modernos a diesel pois estes são um pouco mais largos e menos profundos.
Portanto, estou vivendo este dilema “alargar ou não alargar”. Alguém fez ou tem conhecimento sobre esta modificação?
Abraços,
Lenilton Feitosa