Postado originalmente por
hugo.morais
Vítor,
Compartilho do seu ponto do visto na questão de utilização da sua viatura, minha camper mesmo hj é só para passeios, viagens e meu transporte do dia-a-dia
Com relação aos acabamentos, existem N opções interessantes, mas não vou comentá-las agora. Então vamos falar da mecânica do bruto
Para o seu próposito, mesmo vc ainda não dizendo que pneus pretende usar, os eixos originais dão conta do recado (até 33''), com a vantagem que vc não vai ter de adaptar novos eixos no lugar. Agora se os eixos estiverem incompletos (sem os semi-eixos, coroa e pinhão) vale a pena um estudo se não é mais vantagem partir para eixos novos e mais modernos. Ah, ops eixos originais vão requerer um bom investimento na melhoria dos freios, sugiro o Kit da SBD com pinças da S-10 e discos ventilados, pois são PNP, caso vc tenha um bom mecânico adaptador te dou outras opções
Vc não tem o trem de força, então lhe aconselho um conjunto motor e caixa casado, pois a a caixa já foi projetada para a curva de torque do motor, como opções vc tem:
1. Conjunto da Toyota bandeirantes 14B (é o que eu uso)
2. Conjunto da Toyota Hilux SRV 3.0 (cardans com saídas iguais ao do engesa)
3. Conjunto do Troller, Frontier, S-10, Esses vc vai ter de inverter o eixo dianteiro, pois o cardan pois o cardan saí do lado do motorista.
4.....
Nada te impede de vc utilizar por exemplo o Motor MWM 2.8 com câmbio 240V e transferência original do fase II, mas nestas opções acima vc terá um motor compacto, 5ª marcha overdrive e redução... Então esta escolha vai depender do seu gosto.
A relação de diferencial terá de ser escolhida de acordo com a configuração do trem de força. O resto é fácil de vc arrumar/achar, tipo a coluna de direção vc pode utilizar uma escamoteável do Opala ou S10, Hidrovácuo e cilindro mestre de Freio eu recomendo usar a da S10 (Membrana dupla) e por ai vai... se esqueci de alguma coisa é só ir falando, blza?
[ ]s,