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Convex Datacenter
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  • #1
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    PASTILHA que parece bala




    AÊ PESSOAL

    É impressionante como foram consumidas tão rápidas as pastilhas de freio trazeiro do meu CORAÇÃO VALENTE .

    Como vcs já sabem , acabei de colocar em condições de andar meu CORAÇÃO VALENTE , e fiz 2 trilhas que estão relatadas fotos aqui no fórum , rodei no total uns 1000 Km ,sendo que uns 300 Km em trilhas e o restante em asfalto .

    PRONTO : JÁ SE FORAM AS MINHAS PASTILHAS NOVAS EM FOLHA PRO SACO . ESTÃO FERRO COM FERRO .

    ""INCRÍVEL , MAIS PARECEM COM BALAS QUE A GENTE CHUPA E LOGO ACABAM .""

    ALERTA PARA QUEM QUER COLOCAR FREIO A DISCO NA TRAZEIRA E IR PARA AS TRILHAS ENLAMEADAS . SÃO 2 TRILHAS E UM JOGO NOVO DE PASTILHAS .

    Comentando com CEZINHA que fez as adaptações , ele comentou que no JIPE que ele fez pra INDOOR foi ísto mesmo , 2 INDOOR e as pastilhas do freio trazeiro foram pro saco.

    Comentaram comigo , que ísto ocorreu pq usei pastilhas sem amianto , e que se usar pastilha com amianto irá durar mais , QUE RETROCESSO EM ? Será que é isto mesmo?

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Guilherme , freio a disco na tras. come mais que na diant. sim .
    Uma solução é parar no prim. posto na saída da trilha e bater água , camapana é até pior pq tem que tirar a roda , mas gasta bem tbm qdo pega muita lama ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
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    Guilherme,
    Pergunta que num quer calar: de que carro são os discos que teu jipe tá usando? Num acredito que seja somente lama, pois faço trail de moto, e o disco da magrela fica totalmente exposto ao barro e areia, e as pastilhas duram "muchos" kilometros.
    Por acaso seu jipe não está com conjunto pinça+disco de Kombi, feito prá pneus 27" e vc tá usando 33"? Aumenta o diâmetro do pneu, aumenta o momento torsor, o "breque" tem que brecar mais. Posso tar falando uma p.. besteira.

    Edu, "disconcordo" que pastilha traseira gaste mais que dianteira. Carro com disco nas quatro, original de fábrica, gasta tudo por igual.

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
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  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Luca , não tem freio a disco na tras. do meu engesa , mas os colegas que usam disco na tras. dos jipes , trocam mais as pastilhas tras. que as diant. , por isso fiz esse comentário .
    Acho tbm que deveria gastar por igual ...
    Por falar nisso , qual carro sai disco nas 4 de fábrica , nacional ???

    O que posso falar é que a cada 2 x que mexo nos freios tras. (lona/Campana) mexo 1 vez nos diant. (disco/pastilha) do meu Engesa .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
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    Edú,
    Nãointendonadadetrilhadejipe. Ainda. Sei que cê é mestre. Mas não acho razoável o desgaste acentuado do conjunto traseiro, a não ser por problema de projeto. Se não há componentes adequados, usa-se o que tem. Sei lá, Caravan, Kombi, Tempra. Provavelmente, vai servir, mas alguma falha de desempenho vai ter. Paciência. É o que tem, vamos usar. Acho que eu vou ter que fazer isso, ou seja, usar freio de Caravan, no meu Encrenca. Mas pelo que vc e o Guilherme escreveram, já tou imaginado que vou ter que dar manutençao constante.
    Cê tem razão, carro grande ou pesado, com disco nas quatro, nacional, só lembro do Omega. Consigo me lembrar destes médio-pequenos, que não são bons cedentes de coponentes para veículos pesados como jipe: Tempra, Kadett, Golf, Caravan, Gol GTI, Astra, Alfa 2.300, Vectra. Tô fú

    Abração
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  • #6
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    LUCA

    Eu usei os discos da TOYOTA BANDEIRANTE na frente com as pinças da TOY mesmo ,ORIGINAIS . Já na trazeira usei os discos ORIGINAIS do ENGESA , que vem na frente dos ENGESAS , só que coloquei na trazeira , e usei as pinças da CARAVAN.

    Como vc mesmo diz , que os automóveis que veem com freio a disco na trazeira o desgaste é +- igual ao da dianteira , é isso mesmo , todos sabemos disto . SÓ QUE OS AUTOMÓVEIS NÃO FAZEM TRILHAS .

    O QUE FAZ AS PASTILHAS DERRETEREM MUITO RÁPIDO , É A LAMA QUE FUNCIONA COMO UM ESMERIU .

    Não concordo que ao sair da trilha passar no posto pra lavar irá diminuir o desgaste , pq o desgaste ocorre exatamente qdo vc está na LAMA . Qdo saimos da lama , entre o disco e a pastilha já não tem mais lama , pq qdo vc freia logo após sair da lama , a pastilha já limpa a lama que existe alí naquele espaço . Só fica sobrando lama por fora da pinça , e o estrago já foi feito.

  • #7
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    Como vc mesmo diz , que os automóveis que veem com freio a disco na trazeira o desgaste é +- igual ao da dianteira , é isso mesmo , todos sabemos disto . SÓ QUE OS AUTOMÓVEIS NÃO FAZEM TRILHAS .

    O QUE FAZ AS PASTILHAS DERRETEREM MUITO RÁPIDO , É A LAMA QUE FUNCIONA COMO UM ESMERIU .
    Guilherme,

    Mesmo fazendo trilha com muita lama, o desgaste das pastilhas traseiras não deveria ser igual ao desgaste das pastilhas dianteiras???

    No meu modo de pensar, tanto o sistema de freio dianteiro como o traseiro ficam expostos a mesma lama e, consequentemente, o desgaste deveria ser igual... Ou não???

    []'s...

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    Não concordo que ao sair da trilha passar no posto pra lavar irá diminuir o desgaste , pq o desgaste ocorre exatamente qdo vc está na LAMA . Qdo saimos da lama , entre o disco e a pastilha já não tem mais lama , pq qdo vc freia logo após sair da lama , a pastilha já limpa a lama que existe alí naquele espaço . Só fica sobrando lama por fora da pinça , e o estrago já foi feito.
    É quase isso , se tiver tempo seco tudo bem , mas se estiver chovendo e vc vai pegando poças d´água a lama que fica em torno do disco/pinça continua trabalhando ...
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  • #9
    Xará,
    Este desgaste num poderia c dar pela falta ou ineficiencia das valvulas reguladoras de pressão?

    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #10
    Usuário Avatar de lobo_de_nibu
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    Ola Colegas Engeseiros...

    Quanto ao problema com os freios a disco na trazeira ja pensou que pode ser por a pinça não ser dimensionada pra o trabalho que vai fazer??? A pastilha pode gastar mais quando o barro entra entre ela e o disco, ela tem que trabalhar junto ao disco com uma distancia minina, se a pinça não foi dimencionada pro disco ela trabalha meio longe do mesmo, e se o disco tiver desgaste novamente ela vai ficar afastada dele enquanto não é acionada.
    Carro nacional com disco nas quatro pra barro so o troller, e temos que lembrar que o disco tem aquele espelho(chapa de proteção) do lado do eixo, para não entrar tanto barro nele.
    Gastar, carro de trilha vai gastar tudo mais do que um que não faz, mas tambem não é tanto assim.

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por lobo_de_nibu
    :Gastar, carro de trilha vai gastar tudo mais do que um que não faz, mas tambem não é tanto assim.
    Isso mesmo ... , não vai gastar tanto assim não , embora os tras. costumam gastar um pouco mais que os diant. ...

    Guilherme , como está o ajuste do freio de mão ???
    As pastilhas pegam por inteiro no disco ??
    As pinças estão retornando normalmente ???

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
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    LUIS CLAUDIO

    Realmente por onde passa as rodas da frente ,as de trás tb passam.

    Só que tem um pequeno detalhe , as pinças da frente são da TOY BAND. já viu o tamanho das pastilhas delas ? e as pinças trazeiras são da CARAVAN , já viu o tamanho das pastilhas delas ? AS PASTILHAS DA FRENTE É MAIS QUE O DOBRO DE TAMANHO QUE AS DE TRÁS , acredito que está aí o MOTIVO destas pastilhas trazeiras acabarem tão rápidas .

    EDUVELO

    O ajuste do freio de mão está show
    As pastilhas pegam por inteiro no disco sim
    as pinças estão retornando sim , pois o JIPE fica soltinho em ponto morto.

    OUTRA COISA QUE FALARAM AQUI : O CARRO NACIONAL QUE TEM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS É O TROLLER . E por incrível que possa parecer , nfds aqui em CAMPOS houve a 1º etapa do RALLY CROSS COUNTRY BRASILEIRO , e lá vi o TROLLER modificado do LUCIANO vice campeão de 2003 na categoria PROTÓTIPO .
    E aí olhei por baixo e vi o freio a disco trazeiro original do TROLLER . É um puta de um disco , o do ENGESA dianteiro deve ter +- uns 12 mm de espessura , concordam? Foi o que eu coloquei na trazeira do meu . E o disco trazeiro do TROLLER é um jamanta , a olho nu sem medir , deve ter +- uns 20 mm de espessura e a pinça +- do mesmo tamanho da TOY BAND dianteira.

    O LUCIANO , muito atencioso me deu o email dele e 2º feira peço a ele para me mandar as especificações deste conjuto DISCO/PINÇA TRAZEIRA DO ORIGINAL DO TROLLER.

    CONCLUINDO: Como outros já haviam comentado aqui , este meu conjunto está SUBDIMENCIONADO para meu CORAÇÃO VALENTE .
    DEVEREI NUM FUTURO LONGINQUO TROCAR PARA ESTE CONJUNTO DO TROLLER

    E SERVE DE ALERTA PARA AQUELES QUE QUEREM COLOCAR FREIO A DISCO A TRÁS ENÃO VACILAR COMO EU . EU SERVI DE COBAIA PRA MIM MESMO . E DEPOIS DE LER AQUI NESTE FORUM QUE ESTE CONJUNTO QUE COLOQUEI FICARIA BOM .

    FICAR BOM FICOU , O JIPE FREIA MARAVILHOSAMENTE NUM SIMPLES TOQUE NO PEDAL , MAS COM UM CUSTO MUITO ALTO PQ AS PASTILHAS GASTAM MUITO RÁPIDO . FICOU MEU EXEMPLO E A MINHA DICA : COLOQUE CONJUNTO ORIGINAL DO TROLLER .

    UM ABRAÇO A TODOS DECULPE PELA EXTENSÃO

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