Então EDU o meu estava assim.. retirei ja corrigindo!
Vlw
Abraços,
Versão Imprimível
Edu!
Na tubagem onde está ligado a mangueira, na verdade vai a vela aquecedora para partida a frio do perkins.
É um sistema que tem uma mola que incandece, no interior da mola tem um dispositivo, que quando a mola fica vermelha, libera oléo diese.
Do topo do filtro CAV sai um caninho que vai ligado ali.
Tem um parafuso que liga um fio que vem de um botão no painel.
Aperta o botão, incandece, solta óleo diesel, que pega fogo, uma chama de uns 5cm, que é aspirada e ajuda na combustão.
Segue a foto.
Abraços.
Kim.
João, normalmente não há problema, pq sempre tem pressão positiva (como no escape) que joga a agua para fora.
Mas pode ser feito um esquema com um copo com 2 entradas em cima e um dreno com torneira para o oleo embaixo.
Nas entradas de cima liga a mangueira do respiro e na outra, uma mangueira com saida bem alta.
Edu, é como o mestre Kim explicou. No aspirado, a pressão positiva do carter é pequena, e a aspiração tambem, ai nao tem problema de ligar na admissão.
Nos turbos, a coisa é bem mais violenta... a pressão positiva é maior, e ele passa a cuspir oleo mesmo. Na outra ponta, se ligar antes da turbina, a aspiracao é muito forte, e pode, alem de chupar oleo, danificar o rotor da turbina e aumentar a emissão de fumaça. Ligar depois da turbina também não dá, ja é a parte pressurizada da admissão....ai vai tudo pro saco mesmo (retentores, juntas, etc)....
Valeu a explicação mestre das picapes , tb teria a preocupação de entrar água pq uma hr pode morrer o motor e qdo esfriar vai aspirar ...
Como seria bom poder comprar um carro 2010 com esse um motor tipo Perkins/Maxion aspirado , pq será que só pioram as coisas ??
Bem pessoal!
Queria mostrar o ciclonizador do MWM linha sprint.
Achei um desenho técnico, que mostra-o.
Está circulado em vermelho.
Essa peça tem três vias, sendo a lateral, a entrada, e faz os gases girarem, mantendo as particulas pesadas ficarem presas à parede interna.
A saída dos gases se dá pela via superior.
Na pare inferior, que é afunilada, tem uma via de diâmetro menor, que é ligado ao carter de óleo.
Assim, as partículas suspensas de óleo que são expelidas junto com os gases, ficam pesa à parede e vão escorrendo para a parte indferior, e consequentemente voltam para o carter.
Esse processo, diminue a quantia de óleo que pode ir contaminar a turbina, tubagem e sede de válvulas.
É indicado para motores turbo, onde a troca de gases é violenta!
Espero ter sido claro!:odedo:
Abraços.
Kim.
Edição: curiosidade - http://www.cumminsfiltration.com.br/...ntilation.html acabe com a fumaça da ventilação do motor
Amigo Kim,
Excelente explicação e dicas. Estou acompanhando esse tópico e surgiu uma dúvida em relação a esta "pecinha" de óleo na tampa de válvula do S4T.
É fácil fazer essa adaptação da válvula PCV do MWM Sprinter no S4T?
Eu deixei de comprar uma Camper com o motor S4T, porque ao levar no meca que tinha conhecimento em Camper/Engesa me disse que o motor S4T quando está cansado, ou seja, precisando de uma retífica, faz com que o óleo chegue até essa "pecinha", pelo desgastes que os anéis tem e com isso proporciona o vazamento de óleo.
Como o preço dela já estava numa ordem de grandeza muito alta e se eu tivesse que fazer o motor teria um custo muito elevado, então eu não comprei.
Na época fiz o teste com o motor frio (em funcionamento), tirando a vareta de óleo para ver se havia fumaça e também com o motor quente (em funcionamento) tirando a tampa de óleo que fica nesta tampa do cabeçote, não identifiquei nenhuma fumaça que condenasse o motor, porém como tinha esse óleo na época fiquei preocupado.
Lendo essse tópico, esta valvula PCV do MWM poderia ser a solução. Se eu soubesse dessa não teria perdido o carro...
No site do fabricante tem informações sobre esta válvula
http://www2.mwm.com.br/site/bra/empr_dic_dica_16.asp
Aqui em São Paulo, se a mangueira deste respiro estiver desconectada, ou seja, joguando o óleo na atmosfera, o veículo é reprovado no controle de poluição pela Controlar.
Abraços,
Rubens
Rubens,
acho que seu meca ta errado.. meu motor é relativamente novo.. comprado zero em 2005.. não rodou muito.. so ver o estado do motor de perto.. ele joga oleo nessa pecinha.. que pelo q entendi tem a função de reter o oleo e deixa passar somente gases.. e quanto tiro a vareta do oleo /tampa não sai qualquer sinal de oleo/fumaça.. ele tem o funcionamento normal e anda muito! hehe
como ela é ligada na tampa do tucho que corre oleo.. vai respingar sim...
Abraços,
MaGao,
Esse meca que eu fui era até então especialista em Camper/Engesa, e por causa de informações desencontradas deixei de comprar uma Camper 4x4 com o motor S4T, apenas por esse detalhe.
Como ele confirmou que esse óleo que respingava era de motor cansado então para não correr o risco de ter mais dinehiro indo para o "ralo", desisti da compra. Se eu tivesse essa informação não teria perdido o negócio.
Vivendo e aprendendo.
Obrigado pela dica e daqui para frente vou tomar um pouco mais de cuidado com informações duvidosas.
Abraços,
Rubens
Tecnica,
Então deve ter sido azar do amigo que levou o carro na Controlar. Vai entender esta rapaziada da Controlar...
Outro item que eles reprovaram, foi a falta do lacre no parafuso da marcha lenta da bomba injetora. Esse fato aconteceu comigo e o bombista não acreditou, porém após ele ter visto que foi reprovado ele fez o lacre em menos de 3 minutos, paguei novamente, agendei e o veículo foi aprovado.
Para mim, o lacre era obrigatório no parafuso de rotação onde é definido a RPM em alta rotação e o lacre no parafuso de débito.
E isso serve de lição aprendida.
Abs e obrigado pela informação,
Rubens
Kim e Edu, quando estava ainda aguardando a instalação do Q20b, li aqui sobre este sistema de partida a frio, achei, e o mecânico instalou facilmente. Só utilizei em Lavras, e acho que ajudou. Não dá para ver, mas o meu veio sem esta "pecinha" e joga direto para a atmosfera. Segue fotos.
[]'s,