Estou sempre as ordens!
Vou dar mais uns pitacos:
Existe uma "fórmula" ,um tanto quanto controversa, para calcular a capacidade minima de um guincho, que é 1,5 X o peso da viatura = capacidade nominal mínima do guincho.
Por exemplo, uma viatura de 2000 kg demandaria um guincho com capacidade mínima de 3000 kg (6614 libras).
No mercado, os guinchos de 9000 - 9500 libras se tornaram os "clássicos" atendendo a grande maioria dos veículos.
Ultimamente há uma tendência do "bigger is better" onde os guinchos de 12.000 e 15.000 libras vem sendo muito empregados.
Uma ressalva, o guincho só puxa sua capacidade nominal na primeira camada do cabo, ou seja com o cabo quase todo desenrolado (mantendo as 3-4 voltas mínimas de segurança). Conforme as camadas de cabo vão se sobrepondo, a força da puxada diminui.
Logo de certa forma é um pouco de ilusão ter um guincho de 15.000 libras, liberar apenas uns 5 metros de cabo e imaginar que o guincho está funcionando em toda a sua capacidade.
Por isso é que recomendamos o uso da patesca. Demanda mais cabo (guicho usando sua capacidade máxima) desmultiplica o esforço, ou em outras palavras "dobra" a força da puxada e reduz a velocidade da puxada a metade.
Ganha-se em força e menor desgaste do guincho e perde-se em velocidade.
Tudo é uma questão de escolha e de segurar o impulso.
Tem hora que não adianta mais acelerar, assim como em várias situações é melhor aliviar a puxada do guincho, sair mais devagar e manter o equipamento funcionando.
Para fechar este post já um tanto longo, vai meu exemplo pessoal.
Tenho uma F-1000 4x4 que pesa, em ordem de marcha, 2284 kg e uso um guincho de 8000 libras que nunca me deixou na mão, nem aos meus companheiros!
Abração
Eddie