x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23

Tópico: Guinchos

Mais do mesmo

Vamos por partes:

Primeiro queria agradecer pelo Tio Eddie pela aula de guinchos. Muito esclarecedora!

Também acho que para uso mais eventual o elétrico seria mais indicado pq não fica roubando força do motor a todo instante. Até por isso que pretendo colocar um desses no Traste.

Quanto às marcas, o Work me agrada pela capacidade de 12000lbs. Como não sou um expert na utilização de guinchos com o Tio Eddie (quem sabe um dia, tomara!), acho que é mais razoável pegar um mais potente para compensar eventual bobagem que eu faça sobrecarregando o bicho. Mas se eu achar um Warn mais em conta... O HiPull eu achei muito caro, pelo menos numa primeira pesquisada.

Enfim, quando tiver novidades, aviso-vos!

Abraço!

Jotapê,

Estou sempre as ordens!

Vou dar mais uns pitacos:

Existe uma "fórmula" ,um tanto quanto controversa, para calcular a capacidade minima de um guincho, que é 1,5 X o peso da viatura = capacidade nominal mínima do guincho.

Por exemplo, uma viatura de 2000 kg demandaria um guincho com capacidade mínima de 3000 kg (6614 libras).

No mercado, os guinchos de 9000 - 9500 libras se tornaram os "clássicos" atendendo a grande maioria dos veículos.

Ultimamente há uma tendência do "bigger is better" onde os guinchos de 12.000 e 15.000 libras vem sendo muito empregados.

Uma ressalva, o guincho só puxa sua capacidade nominal na primeira camada do cabo, ou seja com o cabo quase todo desenrolado (mantendo as 3-4 voltas mínimas de segurança). Conforme as camadas de cabo vão se sobrepondo, a força da puxada diminui.

Logo de certa forma é um pouco de ilusão ter um guincho de 15.000 libras, liberar apenas uns 5 metros de cabo e imaginar que o guincho está funcionando em toda a sua capacidade.

Por isso é que recomendamos o uso da patesca. Demanda mais cabo (guicho usando sua capacidade máxima) desmultiplica o esforço, ou em outras palavras "dobra" a força da puxada e reduz a velocidade da puxada a metade.

Ganha-se em força e menor desgaste do guincho e perde-se em velocidade.

Tudo é uma questão de escolha e de segurar o impulso.

Tem hora que não adianta mais acelerar, assim como em várias situações é melhor aliviar a puxada do guincho, sair mais devagar e manter o equipamento funcionando.

Para fechar este post já um tanto longo, vai meu exemplo pessoal.
    Tenho uma F-1000 4x4 que pesa, em ordem de marcha, 2284 kg e uso um guincho de 8000 libras que nunca me deixou na mão, nem aos meus companheiros!

Abração

Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo camper Ver Post
    Zidomaq e mêcanico, mais com um nome desses deve ser made in TABAJARAS.

Para uso esporadico sou mais o elétrico.
    Olá Rodrigo, segundo informações colhidas, Zidomaq fabrica máquinas têxtil, e tem um pessoal aqui do fórum que já usa e diz que é muito bom e alia bom custo. O Juninho Bitencurt acho que tem um, pode falar melhor...

No meu caso eu estava perguntando, pois eu tenho a t-case da Toyota e ACHO que dá instalar a tomada de força nela...

...PESQUISANDO AINDA SOBRE O ASSUNTO...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

Isso. Tenho Zidomaq no CJ, Aprovo
    Tenho Warn elétrico no Engesa, quando puder ($)ele vai para a traseira e entra um mecanico na dianteira.
    Por aqui quando a situação enrosca são os mecânicos que salvam a turma.
    Penso assim: se da para por mecanico (CJ, Engesa, Land, Band.) vá de mecãnico.
    Agora se prefere um guincho para socorrer volta e meia, um elétrico sempre revisado e em ordem vai servir.
    Abraço.
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    JP,

mais uma vez venho com meus pitacos...
    tenho guicho elétrico no meu carro, um work 12.500lbs. que no meu ponto de vista é o ideal, pois nossos carros são pesados e se estiverem atolados pior ainda ( o que não é caso raro no tipo de diversão que temos ) penso que um engesa atolado beire o arraste de uns 4 a 5 Ton. Sempre que faço uso do guincho, mesmo que com certa facilidade em geral também utilizo o motor para poucar o sistema como um todo.
    Houve uma situação muito particular, onde tive que utilizar o meu guincho para puxar um engesa F3 pra cima, isso mesmo, o engesa cavou tanto, utilizando pneus 35 pol. que encostou o chassi no barro. A saída que adotamos, foi passar o meu guincho numa arvore e puxar o F3 pra cima pelo santo antônio, só então um trenzinho de 2 TOY puxaram o diabo pra frente e tiramos do desvio do rio onde se encontrava. Minha engesa F1 ficava tentando subir e o F3 dava impressão de só trbalhar a suspensão, porém ficava com muuuuito menos peso... facilitando o trabahlo das TOY.

Penso que o bom do guincho elétrico é o fato de que ele funciona mesmo com o motor desligado ( como medida de emergência ) coo seu carro é diesel, vc não é taõ dependente da parte elétrica, então não sobrecarrega o sistema.

PS: ´por curiosidade já abri todo o cabo de aço do meu guincho e enrolei 2x sem ligar o carro, em seguida sei partida e o carro pegou. Sempre utilizo baterias de tamanho me´sio ou grande.

Abraçones

Ralado

Bom dia,

Meu jeep tem praticamente o mesmo peso de uma engesa, pois são 37 cm mais cumprido e 13 mais largo...eixos de rural...e tem o guincho 15000 da work na frente,mais pras trilhas que eu faço acho que o ideal é o mecânico pois acho que o elétrico não é muito confiável,porem eu to usando o motor e cambio hilux 2.8 e gostaria de saber se existe tomada de força pra esse cambio.

Obrigado
    CJ5-Valentino-pneu 38,5"...Carroceria de fibra...Dana 60 tras frent...200% blocado...Hilux 2.8 TDI...work 15.000

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Esse tópico está excelente pra consultas ...
    Na teoria é bem melhor que na prática ... rsrs ... o Tio Eddie lembrou muito bem que a capacidade do guincho está na camada de cabo mais proxima ao rolo ... ainda tem uns detalhes das marcas , Work é uns 80% do nominal , ex. um 9000 lbs = 7200 lbs , isso na ultima camada de cabo , aí a patesca faz a diferença , o Warn se aproxima mais do valor nominal , mas as peças e mão de obra pra manutenção são mais caras e o Work todas as peças são nacionais , manutenção eficiente e mais em conta que os outros ... no mecânico , pode quebrar cruzeta , tem que sempre ter de reserva e se o motor pifar já era ... e hidraulico tb tem que ter motor funcionando pra girar a bomba ...
    Nunca tive nenhum tipo de problema com o meu , é Work 12000 , já foi muito usado e ainda não foi preciso fazer manutenção ... Bateria e Alt. de 100A
    Minha escolha pelo eletrico foi pq mesmo ficando sem bateria poderia pegar de outro jipe ...

abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Wilson Roda
    Entrada
    06/03/2009
    Amigo,
    A marca Warn é de excelente qualidade, mas ai vai o porém: - se vc é usuário assiduo de guincho, ou seja, brinca muito, trilhas pesadas, vai precisar de manutenção um dia e ai vem as dificuldades de peças de reposição. Por experiência de 5 anos de Work 12.500, uso com frequencia e precisei de peças, mas achei sem problemas, e o bicho é bom e feroz, sempre arrastou minhas humildes 2,5 Tn de peso do Engesão (ehehe). Lembro ainda que a relação com a bateria e o alternador é de grande importancia para o bom rendimento do guincho, além do que saber usá-lo adequadamente.
    Abs.
    Wilson
    4X4 Brasil

Olá, gostaria de contribuir:

Vantagens:

Mecanico: vc pode controlar a velocidade do cabo na aceleração e na ordem de marcha. Uma puxada mais controlada em lenta, por ex ou meter quinta para puxar com velocidade. Qq camada do cabo tem a mesma capacidade de tração. alta confiabilidade. Vc pode puxar todos os carros da equipe o dia todo sem medo.

Elétrico: mais leve, instalação simples e em qq veículo e posição. Mais barato que mec e hidraulico. Se for de procedencia boa e souber usar tem pra vida toda mais seis meses.

Hidraulico: muito forte e puxa em qq condição de cabo no tambor. Não necessariamente precisa de tomada de força.

Desvantagens:

Mecanico: preço, funciona com o motor do veiculo, campeão em amassar e danificar o cabo no tambor. Como tem muita força, não perdoa erros e arranca eixo, parachoques, árvores, rodas e entorta seu chassi como papel. Cansei de ver neguin engatar o gancho no chassi e esquecer de desligar o guincho...vira um J o chassi até quebrar o cabo!

Eletrico: guincho de uso pessoal. Requer pessoa bem treinada para operação. Desenrolar mais cabo, procurar ponto de ancoragem eficiente, trabalho mais intermitente. Se desejar guincho para puxar todo mundo...esqueça esta opção.
    O aquecimento (principal problema) é facilmente resolvido com guincho 24V (metade da corrente) ou usando sempre camadas mais baixas de cabo.

Hidraulico: na minha opinião o pior para aplicação off-road. Vc precisa de reservatório de fluido e isso é um problemão. Precisa manter refirgerado tb...onde instalar tudo isso...outro problema. Possibilidade de enroscar algo e rasgar um mangueira, etc. Velocidade baixa. Acho que para Unimog ou veiculso grandes, 6x6, etc é a melhor opção.

Bem é isso.

Eu uso Pitbull na Ranger, é nacional e me surpreendeu bastante.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Fala pessoal

O que eu sempre falo para a galera que anda com o pessoal do nosso grupo (Esquadrão pé preto) é o seguinte:

Trilha hardcore como Camel, 90 , Ariri, etc, é NECESSÁRIO pelo menos um guincho mecânico, porque na hora que o bicho pega e tudo dá errado será este guincho que vai aguentar o tranco. O investimento é bem salgado, na casa dos $6.000,00 e o conjunto deve estar em perfeito estado.

Tenho no meu TJ Pangaré (2.000kg) o Work 9.000 que hoje já não aguenta mais o tipo de trilha que estamos fazendo, tenho este guincho a 4 anos, então vou troca-lo pelo 15.000 da work mesmo.

Porque Work? No meu caso estou em Sampa e o pessoal me atende pessoalmente na fábrica (www.guinchoswork.com.br), isso me ajuda e da um certo ar de confiabilidade, vou pagar o mesmo preço que o 16.500 da Warn que é expetacular, porém guincho é como a viatura, sempre tem que fazer manutenção preventiva se não te deixa na mão e pefiro a opção nacional devido a estas manutenções.

Outra dica, não entre em trilhas sem guincho, esperando que alguém te ajude, guincho é um up-grade e o ideal é que cada um tenha o seu

Valeu.

Concordo César, depois de proteções e pneus é o item da vez e ajuda muito a todos do grupo.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem