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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de julhos
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    Lightbulb Substituição dos rolamentos e retentores do eixo.




    Olá pessoal, beleza?
    Queria mais uma vez pedir a ajuda de todos e aproveitar para fazer uma sugestão. Gostaria de sugerir postarmos o “como fazer” de alguns reparos e modificações simples. A meu ver, isso seria de grande importância para os proprietários que estejam interessados em mexer, ou tentar mexer , em seus carros, mesmo que sejam apenas pequenos reparos ou modificações. Não existe nenhum jeito melhor de conhecermos verdadeiramente nossos veículos que não realmente pondo a mão neles. Posso parecer louco, mais para mim, mexer e conhecer meu carro é gratificante e um prazer.


    Agora lá vai a minha dúvida:

    Semana passada desmontei o diferencial traseiro do meu engesa fase 1 (dana 44) para tentar instalar um bloqueio, que infelizmente não coube (mais isso já é outro tópico). Bem, após remover os semi-eixos percebi que os “quatro” retentores (não tenho certeza se todos são realmente retentores) do eixo traseiro estão avariados. Dois que ficam fixados no interior extremo do eixo, atrás do berço dos rolamentos, e dois que ficam nos semi-eixos, após o rolamento e os prisioneiros (esses últimos parecem ser mais uma proteção para evitar a entrada de sedimentos nos rolamentos, do que realmente um retentor).
    Minha idéia é realizar a substituição de todos eles, no entanto nunca realizei tal serviço e gostaria de algumas dicas.
    - Primeiro, é possível realizar esse serviço em casa, sem ferramentas especiais? Pois para retira os semi-eixos, foi extremamente simples, sendo necessário apenas soltar quatro parafusos e puxá-los para fora.
    - Como retiro esse retentor que fica na extremidade da carcaça do eixo (pois ele nem mexe)? É na "brabeza" ou tem alguma técnica?

    - Como retiro o rolamento e esse tal “retentor” do semi-eixo, pois na frente deles tem um “prisioneiro” (que nem mexe!)? Tem que aquecer a peça?

    Seguem algumas fotos para exemplificar minhas dúvidas:
    4X4 Brasil
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #2
    Usuário Avatar de julhos
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    Como retirá-los?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00326.jpg  
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  • #3
    Usuário Avatar de julhos
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    Retentor interno extremo da carcaça do eixo!
    Essa foto é somente um exemplo! Não é um dana 44!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ponte-nua.jpg  
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  • #4
    Usuário Avatar de julhos
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    Realmente não existe nenhum retentor interno nesta posição?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p3290017.jpg  
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  • #5
    Julhos, se não me engano nesta posição citada por ultimo existe uma bucha que centraliza e apoia mais o semi-eixo. os retentores estão somente na extremidade dos eixos. e na verdade eu achava que era somente um retentor por roda...
    espero que os amigos que ainda usem este sistema possam lhe ajudar.
    abraços!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Julhos , é uma atividade bem saudável essa de fazer vc mesmo , mas se vc tiver com dúvida pode levar o eixo num meca de confiança só pra ele trocar os rolamentos e os retentores pq essa luva dá trabalho pra colocar , só com prensa e tem que aquecer , mas de preferencia em óleo ...
    Se vc quiser tirar a luva , faça 2 furos no sentido longitudinal e com talhadeira e marreta bate forte entre os furos , cria uma trinca e a luva sai ... , esse retentor da carcaça tem 2 jeitos de tirar , um é detonando ele com uma chave de fenda e outro é tirando cx satelite e colocando um ferro de 3/8 ou 1/2 de construção atravessando o diferencial pra bater e sacar , aí sai inteiro ... é importante marcar os grampos que prendem os rolamentos da cx satelite antes de desmontar pra montar na mesma posição .
    a luva do eixo é o calcanhar de aquiles desse sistema semi eixo , se vc colocar a luva aquecida demais passa calor pro eixo e altera suas propriedades , tem que entrar aquecida o suficiente pra que consiga instalar usando a prensa , se alterar as propriedades do eixo ele pode romper e a roda ganha vida pra sair por aí , se a luva entrar sem intereferencia tb a roda pode sair por aí ... por isso que acho melhor vc levar os semi eixos num meca que mexa com jipes e picapes e ja está acostumado com essa montagem , nada impede que vc faça , mas tem que saber o que está fazendo ...
    Do lado da cx satelite não tem nada mesmo , nem retentor nem guia ...

    qqer duvida tem muitos mestres aqui no forum que vão te ajudar , sou mais mexanico que mecanico ... rsrs ...

    abs ... Edu
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    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Julhos!

    Bem, vamos em partes.

    Para retirar o anel da primeira foto, o Edu já explicou, deve-se diminuir a resistencia dele e cortá-lo com uma talhadeira, NADA DE FOGO (esquantar).
    Para fazer a colocação, deve usar uma prensa, aquecendo o anel-trava, para haver a dilatação e, o assento do mesmo, NADA DE SOLDA, pois tem uns meca que solda por garantia (FDP).

    Na segunda foto, é a ponta de uma carcaça, ali fica a capa do rolamento e retentor (este sai com semi-eixo), para sacar, existe uma ferramenta comumente chamada de punheteira, que consiste numa haste, que em uma extremudade tem um gancho, e na outra, um batente, nessa haste há um peso, que tem a empunhadura da mão.
    Encixa o "gancho" na peça que quer retirar, e então fica batendo o peso no batente, o movimento fica idêntico de quando é adolecente!!!!!

    Sobre a 3a foto, al lado dos rolamentos de caixa satélite nao há retentor, pois o óleo flui até as pontas para lubrificar os rolamentos, mais se o diferencial for na dianteira, haverá necessidade de retentor, pois não poderá o óleo chegar até as pontas dos tubos.
    Tanto é isso, que na trazeira, o respiro é no tubo, na dianteira é na bolota.

    Bem, é isso, segue foto da punheteira e suas aplicações.

    Abraçoa.

    Kim.
    Imagens Anexas -dscn0366.jpg 

  • #8
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    É ÍSTO AÍ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    UMA VERDADEIRA BOSTA RALA

    Ví esta troca destas merdas todas umas trucentas vezes , inclusive ver a roda caír por ter quebrado o eixo PUTS QUE PESADELO , mas não tenho mais .

    FLUTUANTES é o sonho e a solução definitiva desta bosta .

    Pelo que estou vendo , não deu para ver direito , MAS ACHO QUE O ANEL DOS DOIS EIXOS ESTÃO SOLDADOS , dê uma verificada . se estiver qdo retirar o anel ficará uma rebarba de solda e AÍ O ANEL NÃO ENCAIXA E É ROLAMENTO QUEBRADO EM POUCO TEMPO .

    Se não encostar o anel no local CERTO , o rolamento fica com folga e vai pro saco rapidinho . É como o EDU VELO CITOU : ÍSTO É O CALCANHAR DE AQUILES DESTE TIPO DE EIXO .

    Graças a Deus estou fora desta porcaria de sofrimento , MAS NO MEU CASO ÉRA PQ TINHA PNEUS GRANDES DEMAIS COM RODAS DE OFF-SET -44 E TALA 10" .
    4X4 Brasil

  • #9
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    Julhos, aí vai a contribuição de quem já fez manutenção em dezenas dessas bostas.

    Se quiser fazer vc mesmo, vai precisar de uma prensa,furadeira,broca, talhadeira, martelo,sacador específicos para remoção do rolamento,punção de bico ect..
    O procedimento para remoção da trava o Edu o Kim já relataram,PORÉM, esqueceram de dizer que o rolamento entra com interferência no eixo(aperto) e que não vai sair mole não, tem que ter ferramenta apropriada que será encaixada por trás do rolamento e aí leva tudo na prensa,OU, como já ví alguns fazerem mas não recomendo, cortar o rolamento com uma esmerilhadeira.Ah, essas prensinhas de 15 ton não tem altura suficiente pra executar o serviço, são baixas.Deve tomar cuidado para qdo furar a trava, não furar tb o semi eixo pois por menor que seja, PODE danificar o eixo.
    Supondo que vc tenha removido a trava e o rolamento danificado, vc deverá fazer uma minuciosa limpeza e avaliação do semi eixo onde o rolamento trabalha qto a trincas, de preferência com liquido penetrante.Admitindo que efetuou todo esse procedimento e tá tudo OK, instale a chapa de fixação e prense o rolamento tomando sempre o cuidado qto a sua perpendicularidade (90º)com relação ao eixo.
    Rolamento prensado,agora é a hora do anel trava QUE NÃO DEVE SER AQUECIDO.Prensou? Agora pega um calibrador de lâminas, desses de calibrar válvulas de motor e com uma lâmina de 0,04 de mm e verifique se existe folga entre a trava e o rolamento, se a folga for maior que esse valor, prense novamente.Lubrifique com graxa de boa qualidade monte tudo novamente.
    Sempre bom lembrar, NUNCA use solda para fixar o anel trava.
    Outra recomendação que te faço é que vc compre o kit para roda de preferência das marcas TINKEM ou KOYO pois além de ser produto de ótima qualidade, o kit vem com a trava. Já comprei trava avulsa e essas são de péssima qualidade na dimensão interna,entram com pouca ou quase nenhuma interferência.


    Qto ao retentor, no eixo traseiro não tem retentor no alojamento ao lado dos rolamentos da caixa satélite, somente na extremidade e como muitos pensam, o óleo que lubrifica todo conjunto central do eixo não chega aos rolamentos das extremidades,antes tem o retentor. Eles são lubrificados à graxa.

    VAI ENCARAR??!!!

    abraço !
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Quem sabe tecla ao vivo... ótima aula, mas isso é pra você, Roger, que pode e sabe fazer... que p... trabalhão.... nada como um bom mecânico e o "mexânico" como eu nesta hora fica olhando e dizendo: éééé.....
    Abração.

  • #11
    Usuário Avatar de julhos
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    Pessoal, desde já agradeço pelas dicas, ou melhor, instruções.
    Só vocês mesmo para ajudarem esse pobre mechanico em seus reparos! Como eu já havia comentado anteriormente, irei arriscar, pois encaro isso como uma diversão ou passatempo. Logo se não der certo, procuro um mecânico de verdade para concertar a "cagada" que eu fiz!


    Só fiquei com duas dúvidas:
    - A primeira é sobre a colocação dos rolamentos e a trava. Eu NÃO devo utilizar nenhuma forma de aquecimento nessas peças durante sua colocação, apenas prensa e graxa, certo?
    - E a segunda é a respeito da substituição do retentor da ponta de eixo. É só eu retirá-lo de qualquer jeito, já que será substituído, e o novo é apenas encaixado com graxa sem maiores problemas? Na mão mesmo? Não preciso mexer na ponta do eixo, certo?


    PS. A trava a que vocês se referem é a peça do qual chamei de prisioneiros na fotografia da mensagem #2?
    Esse Kit de rolamentos citado pelo Roger já vem completo, com os rolamentos, trava e esse “guarda-pó” plástico de proteção dos rolamentos?
    Alguém sabe o número do Kit? Assim eu evito comprar o kit errado e ficar a pé com o carro desmontado.

    Bem resumindo, acho que irei arriscar e ver no que dá!!!! E o pior que esse é só um teste para mais tarde cair dentro dos dianteiros... Já vi que terei um final de semana agitado!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Julhos!

    O que vc chama de prisioneiro, é o anel trava, pois prisioneiro, é um parafuso sem cabeça, que tem rosca em quase toda sua extenção, a não ser um intervalo no meio.

    Por aqui, usamos esquentar o anel, para que o mesmo dilate, tendo assim uma facilidade na sua colocação e, quando frio, um maior acento, pois não houve desgaste/deformação na colocação a frio.

    A sequencia de retirada é:
    anel - cuidado com o semi, então corte-o das formas ditas anteriormente.
    Rolamento - eu não consegui retirar na boa, então quebrei ele
    Retentor - é só retirar.

    Colocação:
    passe graxa pista do retentor (onde correrá o semi eixo) e coloque o retentor.
    coloque o rolamento, não bata no rolamento para encaixar, pois pode estar bem justo, isso é bom!
    Use uma prensa.
    Aqueça o anel e prense também!

    Tá pronto!
    Fácil né!

    Desvirtuando o tópico!
    Abriu a capota?
    Chegou tudo bem?

    Abraços.

    Kim

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