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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    05/05/2009
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    Poxa senhores, pelo que eu estou entendendo das minhas leituras infinitas, tudo depende de objetivo, é físico e óbvio ou vice-versa que o desgaste é maior com conjunto maior, porém com visual mais apurado, agora quem trabalha com o carro, tem que pegar estrada e entrar em um estacionamento, não deverá colocar 38".
    Como podem ver, estou comprando um engesa e vou precisar coloocar pneus, aí pensei, tenho outro carro (Dodge 2500 CS)para viagens, tenho uma Tornado que uso no trabalho, moro numa cidade pequena, não vou rodar grandes distâncias diariamente com o jipe.... logo: 35". Cheguei a conclusão que cada um tem que ter o "velho" bom senso para escolher os pneus....
    Abraços.

  • #14
    Usuário Avatar de MaGao
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    Pois é..

    Gui acho que o problema eram as rodas com offset -44.. pq aqui na cidade todos os engesas tem 33.. e fazer trilha bagaceira mesmo... nunca vi um trocando um rolamento..

    o meu carro o antigo dono so usava pra trilhas.. era exclusivo para isso.. e verifiquei todos os rolamentos estão OK.

    agora as rodas do pessoal aqui são BBS offset -25 tala 8" .. igual ao meu..


    Quanto a pneus grandes.. claro que força o conjunto mais.. mais eu não uso carro para trilha pesada ou bagaceira.. afinal eu tenho consciencia que é o meu unico carro .. dia-a-dia.

    mais o que ta me balançando é o valor.. tenho pneu 35" novos que custam 50 reais a mais que os 33.. po foda isso.. sem contar o que eu vo ganhar em beneficio.. vão livre.. crucial para o que eu faço e pneus maiores para areia.. mais balão.. melhor desempenho..

    questão de manutenção eu to em cima SEMPRE.. isso desde que tinha meu samurai.. todo mes to no mecanico para verificar rolamentos e algumas anomalias caso apareçam..

    o meu medo é ficar pisando em casca de ovo.. ah vo subir uma ladeira escorregadia.. tem q dar rotação para limpar.. paft quebra.. zzzz isso é foda..

    la na fazenda dos meus pais tem muita ladeira escorregadia.. de samurai eu subia me escorando pelas beiras.. eheh não tinha rotação pq não tinha força suficiente.. era punk.. de engesa meter uma terceira e pisar paft.. to la em cima ehhe

    por mais que eu leia.. não consiguo tirar essa dúvida.. o que aguenta? eu vejo muita rural e f75 de pneus 35.. fazendo horrores.. pondo pra moer.. muito mesmo.. eu vejo chega dar arrepio.. nunca vo fazer isso com meu carro! so se for emergência.


    Abraços,

  • #15
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Bernardini Ver Post
    Os Engesas da Rota usam , a maioria , motor MWM Sprint 2.8 , Cambio Clark 5M , Caixa de Tranferencia Toyota , eixos Dana 60 Tras. e 44 Dianteiro , Molas que eles mesmo fazem , originais , porem maiores , e amortecedores Rancho.

    Quanto as pneus , eles usam 35/36/37/38 , e , que eu saiba , é dificil quebrar algo , eu uso 35 no meu Engesa , e até agora , nenhum problema.

    Isso é o que eu sei.


    Gustavo,

    certeza que atraz é dana 60? eu vejo os videos e acho o diff traseiro original na maioria dos casos..

    vc usa 35 nos eixos originais com flutuantes?

    Abraços,

  • #16
    Boas......
    Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
    O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
    Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
    O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
    Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
    Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

    Espero ter ajudado

    abraços

  • #17
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Francesco , vc é o cara que a gente tava procurando pra responder umas questões ...
    Como vc disse , tem que saber tocar vtr , como é essa tocada ???
    Com pneus 35 " não podemos dar arrancadas , trancos , até aí td bem , como vc dirige no asfalto ?? mantém o giro ou a velocidade ??

    O problema que eu tinha com os 33" MUD eram os desgastes nos rolamentos , além de outras peças que duravam muito pouco tempo ... nos rolamentos apareciam estrias longitudinais , provavelmente causado pelo epaçamento nos gomos do MUD pq com os 31" AT nunca mais aconteceu ... detalhe , todos os rolamentos que eram trocados tinham as mesmas características e duaravam uns 2 ou 3 meses , a gaiola e os roletes tb danificavam ... como vcs fazem pra evitar isso ??? tem algum rolamento mais largo ??? usam o mesmo cubo ?? e terminais e cruzetas ?? como fazem pra não danificar ?? usam de algum caminhão ?? e as buchas , tem algum material específico que aguenta mais que os PUs ??

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #18
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por Francesco Carbone Ver Post
    Boas......
    Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
    O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
    Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
    O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
    Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
    Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

    Espero ter ajudado

    abraços
    Francesco

    Então a minha dúvida mesmo é se por pneus 35" em eixo dana44 original engesa + flutuantes + eixo dianteiro rural dana44 canela grossa aguentam sem causar quebras frequentes..
    Não uso meu carro para fazer nem 1/10 do que vcs fazem nessas trilhas que tem os videos no youtube..
    Uso ele no Dia a Dia e mais passeios em areia com trilha leve/media..

    Vlw

    Abraços,

  • #19
    Usuário Avatar de tecnica
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    28/07/2004
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Eixo de Rural usa o mesmo cubo e o mesmo rolamento do eixo de engesa Dana 30 original , só muda a furação ... não se iluda com eixos flutuantes , são mais seguros pq a roda não vai sair dando tchau , mas os rolamentos e semi eixos sofrem desgaste e tem que ter manutenção tb ...
    Sou suspeito pra falar pq nem os 33" mud consegui deixar rodando no meu , era troca de rolamento , buchas , pivos constantemente ... talvez eu não tenha tanta sorte ... rs

    abs ... Edu
    Entao... na ultima vez que eu fui a Rota, conversando com o Igor, ele me falou que usou 35" com o D30 por muito tempo, sem quebra. Talvez só ele tem sorte, pq muita gente reclama de quebra do D30 com coisa maior que 33.

    Edu, nao acho que vc seja azarado, mas o Jordania+Perkins beira as 3Ton.... um pancadão desses no eixo dianteiro.... qdo o pneu agarra de repente, muito mais peso aplicado no eixo e sem como dissipar a inercia de todo o conjunto. As "alavancas" causadas pelas rodas maiores tendo que aguentar mais peso.

    Os Engesa da Rota sao visualmente bombados, mas em termos de peso, acho que nao sao muito mais do que a maioria dos FI e FII diesel. O MWM tem um pouco mais de peso que o GM 6 caneco.

  • #20
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    18/12/2004
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    [quote=inacio;1150307]
    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Conheço alguns da Rota 4x4 e as viaturas quebram e dão manutenção pq eles fazem uma trilhas que vou falar , são pesadas , a maioria tem MWM, cambio ate de D40 , cx de reduçaõ de Toy e os eixos trocados por outros
    Abraços


    puxa saco
    Inacio passa lá R São Leoncio para bater um papo , mala!
    Valeu
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #21
    Caros Engeseiros.

    Quanto a durabilidade dos rolamentos dianteiros, existe a possibilidade de usar um rolamento mais largo, mas é preciso fazer um retrabalho onde o mesmo fica alojado. No meu caso os rolamentos são originais da Engesa e a durabilidade é a mesma dos rolamentos mais largos. Acredito que deve ser algum "penalt" na montagem, tipo de graxa ou ajuste. Quando falam que os rolamentos duram de 2 a 3 meses, fica dificil saber quantos km rodaram. No meu caso, numa viagem pro Uruguai, fiz apenas revisão dos rolamentos com troca de graxa e ajuste ( eles já eram usados) e cai na estrada rodando pouco mais de 4.000 km na viagem toda. Na volta, apenas conferi folgas. Estão montados até hj.Mês passado, conferi folga novamente e constatei que os mesmos estão começamdo a ficar "quadrados" e que precisam ser trocados na próxima revisão.
    Quanto ao eixo de Rural na dianteira, já tivemos problemas com a durabilidade do eixo como um todo, pois a Engesa é mas pesada que a Rural e esses eixos empenam muito fácil. No meu caso o eixo é da Engesa, apenas com a bola 30 trocada por 44 (eixos feitos pela Rota).
    Quanto a tocada, ela deve ser a mais suave possível, porém sem ter dó de acelerar. Nunca quebrei uma ponta de eixo, mesmo pq uso flutuante da Enfer . O grande segredo é fazer o conjunto todo se movimentar para depois elevar o giro. Assim , eliminamos todas as folgas do "trem de força" ( embreagem, volante, engrenagens do câmbio e transferência, cruzetas, coroa e pinhão, planetárias) eliminando possíveis quebras. Não dá pra queimar pneu 37" no asfalto seco com uma Engesa de quase 2.400kg. Quando acontecem quebras, 99% das vezes foi por condução indevida ou trancos.Com a manutenção preventiva e revisões constantes fica fácil detectar o desgaste das peças e evitar surpresas desagradáveis Outra dica é usar peças de boa qualidade e de marcas confiáveis.
    Quanto ao Inácio, ele já me conhece e também já andou numa Engesa da Equipe Rota 4x4, quando precisou de socorro no Buraco do Camel.

    Abraços a todos

  • #22
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Infelizmente não foi gato na montagem nem uso de graxa ou peças de má qualidade , mesmo pq não foi só uma vez ... gostaria que fosse um desses motivos ... é daqueles casos sem explicação ... rsrs ... rodava uns 2000 km em 2 ou 3 meses ... um pouco de trilha , e muita estrada ... ja cheguei a pegar um par de timken falso com marcação original " reformado " e consegui trocar mesmo depois de estourado ... sempre dou pre carga no rolamento e nos munhões qdo ajusto , não tem como montar errado ... se montasse errado estourava mesmo com os 31" , o que não ocorre ...

    Meu engesa pesa em torno de 3 ton. , mas só o que tem a mais do Fase 3 original é a capota de fibra = 120 kg e minhas ferramentas e sobressalentes , uns 120 kg tb , peso 77 kg ,então está entro do limite de carga = 500 kg , se a Engesa projetou corretamente os eixos pelo peso não deveria ter problemas ... mas só não tenho problemas qdo uso 31" , pq se usar 33" detona muita coisa ...

    Embora seja tudo físico , parece que discutimos o sexo dos anjos ... rsrs ...não vamos chegar numa conclusão definitiva sobre o que aguenta ou não pneus grandes ...

    Já pensei muito nisso e vou apelar , vai ser tudo de F250 4x4 , menos o motor , o Perkins é imbatível ... se tivessemos uns Broncos por aqui igual da foto , seria uma boa pedida de eixos ...


    abs ... Edu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SObre engesas da Rota-brp9kiqbwk-kgrhqqokiwevn8uzbllbl0mpshicg-_3.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #23
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    07/07/2004
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    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Pois é..

    Gui acho que o problema eram as rodas com offset -44.. pq aqui na cidade todos os engesas tem 33.. e fazer trilha bagaceira mesmo... nunca vi um trocando um rolamento..

    o meu carro o antigo dono so usava pra trilhas.. era exclusivo para isso.. e verifiquei todos os rolamentos estão OK.

    agora as rodas do pessoal aqui são BBS offset -25 tala 8" .. igual ao meu..


    Quanto a pneus grandes.. claro que força o conjunto mais.. mais eu não uso carro para trilha pesada ou bagaceira.. afinal eu tenho consciencia que é o meu unico carro .. dia-a-dia.

    mais o que ta me balançando é o valor.. tenho pneu 35" novos que custam 50 reais a mais que os 33.. po foda isso.. sem contar o que eu vo ganhar em beneficio.. vão livre.. crucial para o que eu faço e pneus maiores para areia.. mais balão.. melhor desempenho..

    questão de manutenção eu to em cima SEMPRE.. isso desde que tinha meu samurai.. todo mes to no mecanico para verificar rolamentos e algumas anomalias caso apareçam..

    o meu medo é ficar pisando em casca de ovo.. ah vo subir uma ladeira escorregadia.. tem q dar rotação para limpar.. paft quebra.. zzzz isso é foda..

    la na fazenda dos meus pais tem muita ladeira escorregadia.. de samurai eu subia me escorando pelas beiras.. eheh não tinha rotação pq não tinha força suficiente.. era punk.. de engesa meter uma terceira e pisar paft.. to la em cima ehhe

    por mais que eu leia.. não consiguo tirar essa dúvida.. o que aguenta? eu vejo muita rural e f75 de pneus 35.. fazendo horrores.. pondo pra moer.. muito mesmo.. eu vejo chega dar arrepio.. nunca vo fazer isso com meu carro! so se for emergência.


    Abraços,
    AMIGO MAGAO

    É ísto mesmo , certinho o que vc falou , vejo que esta por dentro das coisas .

    Hoje tenho rodas 16" MANGELS DRAGON tala de 8" e oof set de +25 e pneus 265x75x16 mas as rodas BINNO BBS DE 10" E OFF SET -44 eu vendí e comorei 4 rodas BINNO BBS de 8" com off set que acho que seja - 25 como as suas , hoje os pneus 33" que ainda tenho ,vou acabar de gastá-los nesta roda , pois acho esta roa muito bonita , foi a maior sorte minha conseguir encontrar elas e comprei até por um preço bem razoável .

  • #24
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    07/07/2004
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    Campos dos Goytacazes/RJ
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    Citação Postado originalmente por Francesco Carbone Ver Post
    Boas......
    Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
    O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
    Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
    O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
    Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
    Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

    Espero ter ajudado

    abraços
    FRANCESCO CARBONE

    É um relato muito real e muito bem esclarecido . As manutenções preventivas é para ísto mesmo , e que tem um ENGESA esta sempre procurando modifoicar alguma coisa , veja mesmo a minha saga .

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