Galera, a algum tempo venho pensando em instalar um sistema eficiente e de baixo custo em meu F1, com o calorão que tem feito aqui pelo Rio, parti para a "empreitada". Consultando um instalador conhecido, este indicou-me a peça-chave do "quebra-cabeça". Trata-se de um torneiro, que confecciona um suporte duplo, para o compressor e o alternador, que substitui o original, que atendia somente ao alternador. O serviço ficou 10! Alem do suporte, confeccionou também a polia, que foi fixada na original do "vira" e instalou um "espaçador" na saída se água do cabeçote(acima da válvula termostática), para que a mangueira desviasse do alternador. Foi necessário também, fazer um pequeno corte na chapa do suporte do amortecedor, que interferia no compressor. Devido ao turbo e suas tubulações, o espaço era muito limitado, com isto instalei um alternador do FIESTA de 90A, que tem uma carcaça bem pequena, foi a "conta do chá". Como não se pode ganhar todas, perdi o pulso para o conta-giros, agora só indica de 600 a 1000 RPM, o eletrecista ainda está pesquisando se tem algum modo de recuperá-lo.
A lista do material utilizado foi: compressor NIPODENSO "8 orelhas" (SANTANA e outros), caixa evaporador universal "xing-ling", condensador "sobre medida" e fino, não perguntei de que carro, filtro (SANTANA) e suporte.
[]'s gelados, Carlos Siqueira