Uma suspensão 2-link com panhard tem 02 defeitos fatais quando se fala de alta performance off-road. O primeiro é este que você mencionou, deslocamento lateral do eixo sob torção. O segundo é mais sério, que este tipo de suspensão tem um curso de bosta, devido ao fato que os dois braços e o eixo atuam como uma grande barra estabilizadora. O Engesa tentou compensar para isso utilizando buchas enormes na fixação do eixo, até foi um tanto sucedido. Porém, isso veio aos custos de estabilidade, um Engeseiro honesto teria que admitir que o jipão não é lá o mais estável bicho na rua..........
O que se pode fazer para ganhar mais curso é articular um dos braços de cada eixo. Alias, o curso chega de ser absurdo. Fiz isso na antiga suspensão do Spider. Mas estabilidade fica MUITO prejudicada, sem falar do comportamento asimétrica sob aceleração e frenagem. Chega de assustar........
O Troller tem a mesma suspensão que o Engesa, só que o projetista conseguiu se cagar todinho........... :P Ele posicionou as buchas fixadoras do eixo a 90 graus do braço. Isso limita para K7 o curso e também ferra o vão livre, ambos desnecessariamente. Ainda me impressiona como um jipe tão caro pode ter uma suspensão daquelas. O mais incrível é que os Trolhas antigas tinham um 4-link na traseira!!!
Bom resumindo....... Eu tentei de tudo para fazer a 2-link com panhard funcionar, depois que aprendi mais sobre suspensões, percebi que era causa perdida para a minha aplicação.
Muito bom Bill, acho que só vejo uma opção para a evolução do engesa, que é muito parecida com a dos outros jeeps: Desmontar tudo e começar tudo de novo, só que do jeito certo para aplicação.
Mas que seria interessante ver um engesa com coil-overs e 4-link na frente e atrás, seria demais !!! E acredito que há robustez e espaço suficiente para este tipo de maluquice. Acho que vale começar alguns rabiscos !!!