Qual braço Pitman fica melhor no Engesa ou Camper??
Opala ou L 200?
Estou precisando trocar o meu, pois apareceu duas trincas.
CARO AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER
Tive dificuldade em arranjar um braço pitman para meu ENGESA , pois eu levantei as suapesão ( molas maiores ) e precisava de um braço pitman com uma curvatura para baixo maior .
Como o RODRIGO IELPO BASTOS citou , cheguei a pegar uma da L200 que é bem parruda , mas a estria e espessura não é igual , logo : FUI PARA A SOLUÇÃO CASEIRA : O ROGERIO NUNES confeccionou um pitman que eu precisava , ficou 100% .
O pitman do opala , alem dele não ter o olhal do amortecedor , ele é MUITO FININHO e reto , não tem aquela curva para baixo deixando a barra da direção que vai para o munhão muito inclinada , prejudicando a diribilidade , não aconselho a colocar .
Qto a falta do olhal do amortecedor , não tem problema , é só soldar um no pitman .
Qualquer dúvida é só falar . Se quizer ver a foto do pitman que o ROGERIO fez é só falar , nem parece que foi soldado , aí vc pergunta , será que esta solda é garantida ? Qdo uma solda é bem feita ( dentro das normas tecnicas ) é garantido sim .
Tive dificuldade em arranjar um braço pitman para meu ENGESA , pois eu levantei as suapesão ( molas maiores ) e precisava de um braço pitman com uma curvatura para baixo maior .
Como o RODRIGO IELPO BASTOS citou , cheguei a pegar uma da L200 que é bem parruda , mas a estria e espessura não é igual , logo : FUI PARA A SOLUÇÃO CASEIRA : O ROGERIO NUNES confeccionou um pitman que eu precisava , ficou 100% .
O pitman do opala , alem dele não ter o olhal do amortecedor , ele é MUITO FININHO e reto , não tem aquela curva para baixo deixando a barra da direção que vai para o munhão muito inclinada , prejudicando a diribilidade , não aconselho a colocar .
Qto a falta do olhal do amortecedor , não tem problema , é só soldar um no pitman .
Qualquer dúvida é só falar . Se quizer ver a foto do pitman que o ROGERIO fez é só falar , nem parece que foi soldado , aí vc pergunta , será que esta solda é garantida ? Qdo uma solda é bem feita ( dentro das normas tecnicas ) é garantido sim .
ABRAÇÃO
Valeu!!! VôVôzão...
Ainda bem que não fui atraz do Pitman da L 200 hoje, comprei as varetas de cromo, e vou soldas as trincas do meu, Assim ficará mais facíl e mais garantido eu acho...
Porque o Pitman que o xara Rodrigo mencionou (site Camper) e diferente, o meu não usa a porca em baixo, e sim um parafuso ao lado p/ a fixação do pitman no setor.
Mais fica o recado aconselho a todos dar uma chegada nos pitman dos brinquedos.
Não entendo nada de solda , mas não seria melhor consultar uma pessoa para saber se esta é a melhor forma de reforçar a trinca ?
Na minha humilde ignorancia , eu faria uma cava na trinca para a solda ter uma estrutura mínima de reforço , o ROGERIO NUNES ( MEU MECA/AMIGO/PROF. poderia dar esta dica ) de como soldar para ter um reforço garantido .
a caixa original na Engesa parece a do Opala, mas (normalmente) não é. O pino mestre dela (onde vai preso o pitman) era fabricado pela própria Engesa.
Soldar pitman rachado, como disse o Guilherme, nem pensar
Uma solução muito melhor (minha opinião) é você colocar caixa original do opala ou da D-20 (a furação do chassis é a mesma) e usar o pitman da F-100, que é longo, tem cerca de 15 cm de diferença na altura.
a caixa original na Engesa parece a do Opala, mas (normalmente) não é. O pino mestre dela (onde vai preso o pitman) era fabricado pela própria Engesa.
Soldar pitman rachado, como disse o Guilherme, nem pensar
Uma solução muito melhor (minha opinião) é você colocar caixa original do opala ou da D-20 (a furação do chassis é a mesma) e usar o pitman da F-100, que é longo, tem cerca de 15 cm de diferença na altura.
Eriksom
Valeu Erikon...
Gostei da dica da caixa de D-20, vou começar a procurar, o Pitman de F-100 e 15 cm mais longo do o da Camper.
Olá caros amigos.
Estou colocando direção hidráulica no Xará. Ocorre que estou realizando esta tarefa sozinho, pois aqui na Bahia os MEXÂNICOS, metem a mão no seu bolso literalmente.
Estou tendo algumas dificuldades, principalmente com o braço pitman do opala que veio na caixa ZF, aquele que prende com parafuso, pois quando coloco o braço pitman na posição correta ele fica fora do angulo da ponteira, acho o pitman original do engesa bem mais seguro, porém não tem como fixar. Outra dificuldade é em relação a posição do radiador, pois tive que retirar a base que prende a haste que fixa o radiador, será que posicionando o radiador uma pouco para lateral oposta à caixa terá problema? Amanhã colocarei FOTINHAS.
Grande abraço para todos.
Carlão.
Olá caros amigos.
Estou colocando direção hidráulica no Xará. Ocorre que estou realizando esta tarefa sozinho, pois aqui na Bahia os MEXÂNICOS, metem a mão no seu bolso literalmente.
Estou tendo algumas dificuldades, principalmente com o braço pitman do opala que veio na caixa ZF, aquele que prende com parafuso, pois quando coloco o braço pitman na posição correta ele fica fora do angulo da ponteira, acho o pitman original do engesa bem mais seguro, porém não tem como fixar. Outra dificuldade é em relação a posição do radiador, pois tive que retirar a base que prende a haste que fixa o radiador, será que posicionando o radiador uma pouco para lateral oposta à caixa terá problema? Amanhã colocarei FOTINHAS.
Grande abraço para todos.
Carlão.
ADVOGADONETO
Poucos dados , poucos dados , como não lí tópicos anteriors , seu carro é um ENGESA ????
No meu , como fiz várias mudanças inclusive na altura do ENGESA , adaptei um PITMAN PARRUDO de um trator , comprei no ferro velho tinha um monte lá , recortei todo ( troquei a extria , cortei na altura pq era muito alto e acrescentei no comprimento pq o ENGESA girava pouco ou seja : tem 03 soldas/emendas ) , como ele é muito parrudo , e fiz com um EXCELENTE SOLDADOR , na realidade fiz um PITMAN que ficou próprio para meu ENGESA vc olhando não diz que foi soldado , tem fotos lá no FROTA 4X4 do CORAÇÃO VALENTE , paguei R$50,00 no PITMAN DO TRATOR no ferro velho .
DENILSOM , esta resposta serve como resposta pra vc tb .