x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 43 de 43

Tópico: Braço Pitman

  • #37
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    Citação Postado originalmente por advogadoneto Ver Post
    Caro amigo Dr. Guilherme.
    Muito obrigado pelas dicas e pela paciência.
    Quando você fale em crescer o comprimento, é em relação ao pitman? A minha caixa mecânica antiga o pitman era preso com uma porca, essa nova que coloquei é presa com parafuso. Ocorre que a posição do pitman não fica paralelo ao chassi, será que terei que mandar usinar, abrindo rosca no eixo da caixa nova para poder colocar o braço pitman original do Engesa, pois acho ele bem parrudo e tem a vantagem do furo do amortecedor de direção.Anexo 320269Anexo 320270Anexo 320271Anexo 320272Anexo 320273Observe as fotos, pois o braço do opala não fica certo para colocar o parafuso no guia, tive que colocar parafuso menor com porca, ele só fica certo apontando para frente do carro, mas o jogo da direção fica contrário.Gra
    Grande abraço meu amigo.
    Att. Carlão.
    ENTÃO AMIGO ADVOGADONETO

    Pelas fotos , o PITMAN do opala é reto e bem fino , o PITMAN do ENGESA é bem mais parrudo e tem a curvatura para baixo para deixar a BARRA DA DIREÇÃO mais na horizontal , além de ter o local para o amortecedor de direção , esta DIR. HIDR. que vc comprou é das mais novas do opala e tem esta fixação com parafuso , não sei se ela recebe o PITMAN do ENGESA pq o PITMAN do ENGESA não é extriado na sua totalidade , ele tem 3 nervuras grossas para serem encaixados na posição correta , pelo que ví , o motivo de estar girando mais para um lado do que o outro é exatamente pq este PITMAN que esta aí não esta paralelo ao chassi .

    Qto a girar pouco , o crescimento que tem que ser , é aumentar a distancia entre o orifício que é fixado no PITMAN e o orifício que fixa a ponteira da BARRA DA DIREÇÃO , qto mais curto é esta distancia , menos ele gira , qto mais comprido pe esta distancia , gira mais , mas se vc usar o PITMAN do ENGESA acho que ele girará o ideal , mas se por um acaso ficar girando menos do que vc precisa é só aumentar o comprimento do mesmo , MAS CONTINUO EM DÚVIDA SE O PITMAN DO ENGESA ENCAIXA NESTE EIXO DA SUA CAIXA .

    Caso não encaixe vou dar uma sugetão mais cara que seria de vc trocar esta sua DIREÇÃO HIDR. pela da S-10 e já instalar a mesma na posição que eu coloquei a minha e o KIM tb , pq com esta caixa e se vc amanhã colocar o motor MWM 2.8 díesel vc terá problema de aquecimento do motor pq o radiador ficará pequeno para este motor . mas aí já é outra estória .

    Voltando ao seu caso , vc tem que trocar este PITMAN , o do ENGESA seria uma boa , mas aí vc deverá ter problema se vai encaixar ou não , antes de vc comprar , vc teria que saber primeiro se vai caber ou não , ACHO QUE NÃO VAI ENCAIXAR por causa das 3 extrias grossas que tem nele , vamos ver se tem alguem aqui que sabe responder ísto sem ter que vc ír constatar ísto , vamos aguardar alguem aqui responder , no pior das hipóteses , vou amanhã falar com o ROGERIO NUNES para ver a resposta dele e posto pra vc .

    ABRAÇÃO

  • #38
    Usuário Avatar de advogadoneto
    Entrada
    26/09/2005
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    54
    Posts
    95
    Agradecimento: 1
    Olá meu caro amigo.
    Você tem razão em relação ao pitman do engesa não encaixar, tentei de toda forma e nada. O que fiz foi inverter a posição do pitman do opala, ficou excelente, porém o local para colocar o parafuso ficou do lado contrário, mas coloquei parafuso com rosca apenas na ponta e ficou bom. A direção está girando uniforme para os dois lados, o que não estou confiando muito é na solda que foi feita na barra de direção para encurtá-la, o torneiro falou que costumava fazer essa solda em vários carros e que a mesma teria garantia, vamos ver.
    Com o tempo estarei melhorando todo o sistema, colocando uma direção de S10, mas no momento estou meio sem LATINHAS para gastar.
    Obrigado amigo pela orientação.
    O convite que fiz a CAVESO e KIM está feito também para você, querendo vir até a Bahia, seja bem-vindo!!!
    Grande abraço.
    Att. Carlão.

  • #39
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por advogadoneto Ver Post
    Olá meu caro amigo.
    Você tem razão em relação ao pitman do engesa não encaixar, tentei de toda forma e nada. O que fiz foi inverter a posição do pitman do opala, ficou excelente, porém o local para colocar o parafuso ficou do lado contrário, mas coloquei parafuso com rosca apenas na ponta e ficou bom. A direção está girando uniforme para os dois lados, o que não estou confiando muito é na solda que foi feita na barra de direção para encurtá-la, o torneiro falou que costumava fazer essa solda em vários carros e que a mesma teria garantia, vamos ver.
    Com o tempo estarei melhorando todo o sistema, colocando uma direção de S10, mas no momento estou meio sem LATINHAS para gastar.
    Obrigado amigo pela orientação.
    O convite que fiz a CAVESO e KIM está feito também para você, querendo vir até a Bahia, seja bem-vindo!!!
    Grande abraço.
    Att. Carlão.
    AMIGO CARLÃO

    Adoro a Bahia , tenho casa de praia aqui na minha região , mas até ha 4 anos atras ía seguidas vezes aí , minha esposa é apaixonada por sol e mar fui até Natal uma vez e elgí a região de Itacaré que fica mais perto daqui para ír todoas os anos , já fui lá por 4 anos seguidos , ísto aí é um paraíso .

    mas dei volta no leãoIR , mas qdo distraí ele me pegou de jeito e me deixou depenado , acabarei de pagar a este animalzinho de estimação só em maio do ano que vem , logo Só em 2013 que terei latinhas $$$$$$$$$$$ para ír por estas bandas daí de novo .

    Muito obrigado pelo convite , já esta aceito , só falata o tempo passar .

    Só por curiosidade e para eu ficar mais tranquilo , ele colocou um cano que entrou apertado por dentro da barra da direção qdo ele encurtou ???? Se ele não fez , não ande com ele assim , vc tem que colocar um cano por dentro , pois se soldar só por fora , ela não vai aguentar e vai acabar quebrando , ìsto é muito perigoso e tem que ser feito por pessoas que sabem o que esta fazendo . Me dê notícia a este respeito , NÃO ESQUEÇA DE DIZER COMO FOI FEITO A SOLDA PARA ENCURTAR A BARRA DA DIREÇÃO .

    ABRAÇÃO

  • #40
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    58
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Rodrigo,

    Resolvi este problema alongando o braço pitman de 15,3 cm para 16 cm. Foi alongado em 1,7 cm o suficiente para ter um bom curso (já não faço a ré para os retornos fechados), também o reforcei nas laterais ficando ainda mais robusto e com curvatura para compensar o ângulo da barra, já que as molas que uso são grandes (Pampa com Ar).

    Abraços,

    Lenilton Feitosa
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0246.jpg   -img_0248.jpg   -img_0264.jpg  

  • #41
    Usuário Avatar de advogadoneto
    Entrada
    26/09/2005
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    54
    Posts
    95
    Agradecimento: 1
    Caros amigos.
    Obrigado pela dedicação. Estou aprendendo muito com as experiências que vocês passaram ou estão passando. Em relação ao Pitman está tudo certo, mas acho que vou seguir a orientação do amigo Lenilto, pois o curso está um pouco ruim mesmo. Em relação ao varão da direção o torneiro disse que não quebra nem que queira, pois a solda foi muito bem feita, mas por questão de prevenção, estarei colocando na mesma, um tubo sob medida para entrar bem justo e soldar os dois lados para garantir.
    Grande abraço.
    Att. Carlão.

  • #42
    A barra de direção original é bem fraca. A minha já entortou numa trilha. Eu coloquei um vergalhão internamente, que entrou bem justo, e um cano de metal com paredes bem grossa por fora, que entrou justo também. Ou seja, a minha barra passou a ser mais grossa e virou maciça. Quando parar a Camper vou tb refazer o pitman.

  • #43
    Ola pessoal,

    Demorei tanto com minha pesquisa para substituir o setor original do meu Engesa que o tópico até saiu da pagina...rs...rs... Eu optei pelo da F4000, que embora não seja hidraulico, deixou a direção super leve e é incrivelmente parecido com o do Opala, mas muito mais robusto. As adaptações foram: Refurar o chassi para a fixação (no mesmo local do original) e fazer um furo no braço do ptman para colocar o amortecedor da barra de direção. E SÓ!!! A barra de direção ficou melhor pois vai trabalhar mais reta e o setor ficou super bem posicionado. Sem sujeita, complicação... etc...

    Quero registrar meu elogios ao Dr Orlando (meu mecanico), que fez a coisa de forma eficiente, simples e sábia.

    Abraço a todos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Braço pitman da caixa Hidráulica do Opala
      Por Maciel no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/12/2011, 13:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade