O único ponto fraco neste MWM 2.8 é esta FAMIGERADA BOMBA HIDRÁULICA/VÁCUO deste motor , já aconteceu de dar pau por duas vezes , e nas duas vezes fui a dois caras que só mexem em bomba hidráulica e bomba de vácuo e os dois me afirmaram que esta bomba não tem reparo e comprei uma nova por duas vezes .
DA PRÓXIMA VEZ , VOU COMPRAR UM ALTERNADOR COM BOMBA DE VÁCUO E COMPRAR UMA BOMBA HIDRÁULICA PARA ESTE MOTOR QUE ACOPLA NO MESMO LOCAL DESTA DUPLA COM A MESMA ENGRENAGEM , EXISTE DA PRÓPRIA MWM ESTA BOMBINHA HIDRÁULICA , foi a informação que colhí aqui em Campos .
MAS SE ALGUEM CONSEGUIU O REPARO PARA ELA , " DESACONSELHO " , PQ ELA NOVA JÁ NÃO AGUENTA MUITO QUE DIRÁ RECONDICIONADA .
O único ponto fraco neste MWM 2.8 é esta FAMIGERADA BOMBA HIDRÁULICA/VÁCUO deste motor , já aconteceu de dar pau por duas vezes , e nas duas vezes fui a dois caras que só mexem em bomba hidráulica e bomba de vácuo e os dois me afirmaram que esta bomba não tem reparo e comprei uma nova por duas vezes .
DA PRÓXIMA VEZ , VOU COMPRAR UM ALTERNADOR COM BOMBA DE VÁCUO E COMPRAR UMA BOMBA HIDRÁULICA PARA ESTE MOTOR QUE ACOPLA NO MESMO LOCAL DESTA DUPLA COM A MESMA ENGRENAGEM , EXISTE DA PRÓPRIA MWM ESTA BOMBINHA HIDRÁULICA , foi a informação que colhí aqui em Campos .
MAS SE ALGUEM CONSEGUIU O REPARO PARA ELA , " DESACONSELHO " , PQ ELA NOVA JÁ NÃO AGUENTA MUITO QUE DIRÁ RECONDICIONADA .
Guilherme, vc não tem essa valvula de alivio pra me vender não??? se vc trocou a bomba, deve ter essa valvula sobrando...
Guilherme, vc não tem essa valvula de alivio pra me vender não??? se vc trocou a bomba, deve ter essa valvula sobrando...
Abraços
CLAUDIO MAGGIONI
Qdo comprei a bomba nova por 2 x , deixei a velha na oficina do cara , mas posso dar uma passada lá e ver se esta lá ainda ou se ele jogou fora , aí pergunto : será que esta válvula de alívio vem na nova ? ou se na nova não vem com ela e ele aproveitou?deixou a que tinha no carro .
Ou ainda : será que eles falam que não tem reparo e fica com a velha lá , daí eles compram o reparo e vende para outro fregues e deixa a gente chupando chupeta . Pode ter esta possibilidade tb .
Fiquei um tempão sem responder a sua dúvida pq não saberia te responder com precisão e/ou certeza , mas a única certeza que tenho é que estes motores MWM 2.8 , o giro que entre na faixa de risco é de 4.500 rpm , é o que vejo nos velocímetros das S-10 de onde saiu o meu motor .
Agora no meu caso não percebí nada a este respeito poucas vezes cheguei a 4.000 rpm com meu ENGESA e não me lembro dele ter cortado o giro não , acho que se eu insistisse em manter o pé no assoalho ele iria mais ainda , mas não tenho como te responder com precisão a sua dúvida , não deixa de ser uma resposta .
ABRAÇO
Olá Guilherme.
O meu conta giro marca 3400 e o motor corta. Quando montei o motor usei uma turbina maior e fumaçava muito, então fechei um pouco a bomba. Depoi montei a turbina original e nunca mais mechi na abertura da bomba. Será que minha bomba tá fechada? quando fechei a bomba notei que o Jeep perdeu um pouco de torque na arrancada, antes ele cantava pneu atoa e agora não mais. Qual é a faixa verde de giro e a vermelha nas S10?
Qdo comprei a bomba nova por 2 x , deixei a velha na oficina do cara , mas posso dar uma passada lá e ver se esta lá ainda ou se ele jogou fora , aí pergunto : será que esta válvula de alívio vem na nova ? ou se na nova não vem com ela e ele aproveitou?deixou a que tinha no carro .
Ou ainda : será que eles falam que não tem reparo e fica com a velha lá , daí eles compram o reparo e vende para outro fregues e deixa a gente chupando chupeta . Pode ter esta possibilidade tb .
Mas na 2ªf dou uma olhada pra vc .
Ola Guilherme!
Agradeço muito se vc puder ver pra mim...a bomba nova já vem com a valvula nova tbm...
O meu conta giro marca 3400 e o motor corta. Quando montei o motor usei uma turbina maior e fumaçava muito, então fechei um pouco a bomba. Depoi montei a turbina original e nunca mais mechi na abertura da bomba. Será que minha bomba tá fechada? quando fechei a bomba notei que o Jeep perdeu um pouco de torque na arrancada, antes ele cantava pneu atoa e agora não mais. Qual é a faixa verde de giro e a vermelha nas S10?
Franzlana, realmente pode estar fechada a BI. Meu motor chega até os 4000 tranquilos !!
CARO AMIGO FRANZLANA
O relato do KIM esta corretíssimo , o meu ENGESA depois que coloquei o MWM , com +- 6 meses de uso tive que fazer a BI , achei que foi por ter comprado em desmanche , não sabia qto tempo ficou parado , fiz e ficou muito bom mas cortava aos 3.400 rpm , mas 3 anos depois , tive que fazer de novo , MAS FOI POR CAUSA DE DÍESEL RUIM , começou a enguiçar logo após ter colocado o díesel na estrada , dei bobeira em não colocar díesel onde sempre coloco , o bombista fez a regulagem normal que faz nestas bombas .
Só que hoje eu andei num X-TERRA que tem o mesmo motor e ví que a X-TERRA do amigo é MUITO , MAS MUITO MAIS PRESO/LERDO do que meu ENGESA , acho que o X-TERRA dele esta com a BI com regulagem de fábrica e acho que procuraram uma regulagem para manter o carro mais economico , pois meu ENGESA não faz mais do que 8,5 km/l .
CONCLUÍNDO :
A mexida na regulagem da bomba , mais aberta ou mais fechada , faz o carro andar mais e consumir mais , se deixar mais presa , vai andar menos e gastar menos combustível .
Qto a faixa de giro da S-10 , como falei tive a curiosidade de olhar o painel de uma S-10 e a FAIXA VERMELHA ( RÍSCO ) é de 4.500 rpm para cima , logo se o seu ENGESA esta cortando aos 3.400 rpm COM CERTEZA sua BI esta estrangulada .
Qdo fiz o 1º serviço na BI o meu ENGESA cortava em 3.400 rpm e cheguei a passar sufoco em uma ultrapassagem , que ao pisar fundo numa ultrapassagem MEIO APERTADA , mas tranquilo se o carro correspondesse ao pé e não correspondeu .
Da 2ª vez que tive que fazer o serviço na BI relatei ísto ao cara , e depois deste segundo serviço parou com ísto , já fui até 3.800 rpm e não cortou , e crescia mais se permanecesse com o pé no assoalho .
HAAAAA!!!!!!!!!!!! LEMBRANDO , QDO SUBÍ O AREAL EM IBITIPOCA SUBÍ COM O PÉ NO ASSOALHO EM 3ª REDUZIDA E FUI A 4.200 RPM E NÃO CORTOU O GIRO .
SUGIRO A VC LEVAR SEU ENGESA NUM BOMBISTA DE CONFIANÇA .
troquei porque quando virava o volante fazia um barulho altissimo e so ficava leve se acelerace o carro, para estacionar com pneus 33 tinha que ficar pisando no acelerador, comprei uma nova na caixa em uma revenda MWM na serra e troquei, nao tirei a tal valvula da velha ela esta completa, as oficinas que percorri disseram nao existir reparo, mas como fiquei na duvida guardei a bomba para trabalhos futuros, vou localiza-la na minha prateleira e te mando uma foto para analisar, agora como vamos saber se a valvula esta boa.
troquei porque quando virava o volante fazia um barulho altissimo e so ficava leve se acelerace o carro, para estacionar com pneus 33 tinha que ficar pisando no acelerador, comprei uma nova na caixa em uma revenda MWM na serra e troquei, nao tirei a tal valvula da velha ela esta completa, as oficinas que percorri disseram nao existir reparo, mas como fiquei na duvida guardei a bomba para trabalhos futuros, vou localiza-la na minha prateleira e te mando uma foto para analisar, agora como vamos saber se a valvula esta boa.
Rodrigo Bastos
Ola Rodrigo,
Então, ela ficava sempre dura ou era de vez em qdo? o problema que pelo que me falaram essa valvula qualquer imperfeição no polido dela já altera a pressão...acredito que a unica maneira de sabermos se ela ta boa ou ruim seria testar ela em uma bomba. Fico no aguardo.
ficava sempre dura quando em baixa rotação 1000 giros à 2000 giros ela ficava boa, e quando tava dura fazia muito barulho. se quizer mando pelo correio para vc R$ 100,00 com frete e tudo se nao servir vc devolve e te mando a diferença do valor excluindo o frete.
Caros amigos,
Como citei anteriormente, para melhorar o rendimento do ar condicionado travei a hélice do motor, e realmente o rendimento melhorou e MUITO, chegando a fazer frio dentro da Camper trânsitando pelo centro de Maceió. KKK
Quanto ao maior barulho gerado pela hélice, como disse o KIM, confesso que também não me incomodou.
Infelizmente, o frio dentro do carro durou poucos dias, pois o esticador da correia quebrou.
Conforme analise do mecânico, ao desligar o motor com a hélice travada o esticador sofria um tranco, pois é comum ocorrer um retorno da hélice nesse instante, e isso teria provocado a quebra do esticador.
Assim fomos obrigados a liberar a hélice para evitar nova quebra, e o ar condicionado não esfria como antes.
A exemplo de como fez o Dr. Guilherme, tentarei instalar um marcador de temperatura do motor que informe o valor, dieferente do que tenho na Camper, que não informa números e sim uma faixa verde e vermelha.
Gostaria que os amigos informassem onde posso adquirir uma caixa evaporadora para instalar na Camper.
Obrigado a todos.
[]ss