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  • #1
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    Relação 4.09 (11 x 45) - Camper 4x4




    Amigos,

    A relação de diferencial 4.09 (11 x 45) para a Camper 4x4 com o cambio com a primeira para baixo, Dana 30 na frente e Dana 46 atrás e equipada com o motor MWM 2.8 é uma boa pedida?

    Abs,

    Rubens

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    Rub a minha é 4x4 45x11 mas a caixa é de hilux, no seu caso ira usar a caixa original sem redução?

    outro deltalhe dificil é achar relaçao 45x11 dana 30

    rodrigo Bastos

  • #3
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    Rodrigo,

    Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
    Qual é o motor da sua Camper?
    Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
    Como ficou o consumo?

    Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?

    Abs,

    Rubens

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    11x45

    mais 11x45 para D30

    Coloca um D44 na dianteira!

  • #5
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    RUB

    Vc já deve estar de saco cheio de tanto eu falar com vc , mas de fato eu já passei por várias experiencias no ENGESA que é igual a CAMPER .

    Mas vamos lá , com relação a relação de diferencial eu tb já pasei por tudo que tem direito e posso te dizer com muita certeza que sou expert neste assunto .

    Como meu ENGESA tem o mesmo motor da sua CAMPER o MWM 2.8 e a caixa de marcha é a original CLARK 240V , experimentei todas as relações possíveis e imagináveis , recomendo :

    1º - No meu caso que uso mais em asfalto e estradas de terra esburacadas e pouca trilha , a relação 12x47 = 3,92 na traseira e a 10x39 = 3,90 que é a relação original da CAMPER com motor díesel e vc acha esta relação com certa facilidade .

    Estou usando a 11x47=4,27 que tem retomadas muito boa , mas cheguei a conclusão que fica um pouco reduzida em asfalto e velocidade cruzeiro , a 3.000 rpm esta a 95 km/h que é pouco para andar em asfalto e passar dos 3.000 rpm não é recomendado .

    Por ísto vou voltar para a 12x47 na traseira com 10x39 na frente .

    A 11x45 que vc fala esta no meio da 11x47 e 12x47 , mas nã acha para o diferencial dianteiro , mas é uma boa relação para ser usada , mas não faz o par com a frente .

    2º - Outra relação que usei foi a 13x46=3,54 , dava uma velocidade final muito alta de 155 km/h , mas fica muito chocho nas retomadas e se chegar aos 3.000 rpm que esta a 140 km/h ele esquenta , passa dos 90ºC que é o limite de temperatura deste motor .

    Aí vc decide , eu vou de 12x47=3,92 que a 3.000 rpm esta a 110 km/h , uma boa velocidade cruzeiro .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #6
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    Meu amigo Guilherme,

    Eu só tenho que te agradecer pelas aulas técnicas e pelo sua boa vontade de ajudar.
    O nosso amigo Kim sugeriu a troca do diferencial dianteiro pela Dana 44, para que eu possa usar a relação 11 x 45.
    Já pesquisei e gostaria de instalar o diferencial Dana 44 do Troller, pois já tem eixo flutuante e eu poderia utilizar os freios a disco dele. Porém não encontrei ninguem que possa coloca-lo este eixo no gabarito (ainda bem que eu não comprei este eixo). Liguei para um empresa em Londrina e eles ainda não tem a ferramenta para gabaritar este tipo de eixo.

    Como já que eu estou querendo alterar a relação para uma que seja boa na estrada e fora da estrada, pensei na instalação do cambio da Hilux que tem reduzida, a 5ª overdrive porém para isto deverei inverter a bola do diferencial, só que eu não acho ninguem que tenha um Dana 44 para a Camper para que eu possa fazer toda esta mudança.

    Continuo pesquisando e qualquer informação/ajuda será muito bem recebida.

    Abraços e um excelente final de semana!

    Rubens

  • #7
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    Kim meu amigo, bom dia!

    Obrigado pela ajuda!

    Você saberia me dizer onde eu posso encontrar um Dana 44 para a Camper, já gabaritado?
    Ou seja tira o Dana 30 (Opala) e colocar o Dana 44 sem maiores complicações.

    Estou pensando na instalação do cambio da Hilux por ter reduzida e também por ter a 5ª overdrive. Também pensei na instalação do cambio do Troller não sei se é uma boa pedida, por ter o mecanismo de acionamento do 4x4 elétrico/eletrônico.

    Você sabe o que é preciso para fazer toda esta adaptação? (Cambio Hilux + Diferencial + eixo cardã etc...) $$$$

    Esta configuração que eu estou pensando será uma boa escolha para a Camper?

    Abraços e um excelente final de semana!

    Rubens


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
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    Coloca um D44 na dianteira!

  • #8
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    RUB

    A eu aí de novo .

    O eixo DANA44 para a CAMPER vc encontra pronto , é só retirar o seu e colocar o outro , o ÍGOR da ROTA 4x4 tem este eixo , que é o próprio eixo da CAMPER que o ÍGOR manda trocar a BOLA DANA30 para a BOLA DANA44 , eu pensei em fazer esta troca tb por aqui , o ROGER NUNES que mexe no meu ENGESA aqui em Campos faz este serviço , assim como gabaritar o eixo do TROLLER , o ROGER é fera , mas com o tempo passando , estou achando que o meu eixo DANA30 esta aguentando o pau que eu tenho dado sem achar ruim , logo : vou trocar no caso de um dia der problema nele . Logo : estou com o mesmo eixo original do ENGESA como o RODRIGO IELPO BASTOS tem na CAMPER dele .

    Mas voltando ao assunto da relação do diferencial , pra mim a relação 11x45 é muito próxima da 12x47 , sendo que com a 12x47 , vc não precisa de mudar o diferencial DANA30 pelo DANA44 , como eu estou usando TRANQUILO .

    No fundo no fundo , para o motor MWM 2.8 a relação 12x47 vc anda mais com folga em asfalto e tb serve pra vc fazer trilha , e neste caso AJUDARIA MUITO SE VC COLOCAR A T-CASE DA BAND , o que faria vc ter uma reduzida e durabilidade quase infinita e neste caso tb vc gastaria muito menos grana do que vc trocar tudo pela da HILUX ou eixos TROLLER .

    Esta é minha opinião que ficaria BOM , BARATO , GARANTIDO E EFICIENTE como esta no meu . No meu caso específico eu acabei até com o barulho da T-CASE que no FASE-I ronca bonito , já na sua CAMPER não tem este problema da T-CASE roncar . Sendo que o ESQUEMA do RODRIGO IELPO BASTOS tb fica BOM , GARANTIDO E EFICIENTE , ficando um pouco mais caro do que o meu esquema .

    ATENÇÃO TB que no caso do RODRIGO IELPO BASTOS o motor dele é diferente do nosso em HP e TORQUE .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    Rub ratificando a relação trazeira da minha camper é 45x11 =4,09 e a dianteira é 41x10= 4,10 essa pequena diferença que tambem é presente em algumas relações dos enesas não permite que utilize o 4x4 em terrono firme tipo asfalto.

    Mas com relação ao uso considero exelente, segue a configuração que uso:

    Motor 4,1 gasolina/gnv
    Caixa hilux 5ª over e redução hilux com saido pelo lado direito
    Eixo trazeiro dana 46
    eixo dianteiro dana 30 (engese e camper original)
    relação trazeira 45x11
    Relação diant. 41x10
    hidrovacuo de S10
    pinça de S10
    disco de D20
    freio trazeiro tambor original
    embragem hidraulica da toy 91 m diante tanto em cima como em baixo
    pneus 33'
    o consumo nao posso precisar masé em torno de 9 Km/metro³ ja na gasolina uns 7 na estrada e 5 na trilha.

    velocidade de cruzeiro à 3000 giros 130Km/h medido no GPs (ainda to sem velocimetro)

    em trilhas acompanho bem toda a turma de troller e willis sem problema e com o ar ligado.

    as fotos da adaptação da embreagem eu tiro esta semana e posto aqui no forum

    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Rodrigo,

    Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
    Qual é o motor da sua Camper?
    Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
    Como ficou o consumo?

    Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?

    Abs,

    Rubens

  • #10
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    Rodrigo, boa noite!

    Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.

    Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
    Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
    Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
    Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!

    Abs,

    Rubens

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Rodrigo, boa noite!

    Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.

    Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
    Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
    Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
    Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!

    Abs,

    Rubens
    Não entendi (?)

    Bem, se for o caso do lado do cardam, o t-case da Hilux, é do mesmom lado do engesa (direito)

    A equpiminas4x4 faz umas modificações nas alavancas que fica jóia, como também coloca, e também tem para venda.

    Lembrando NÃO compre a de corrente, procure a com engrenagem.

    O pessoal do clube da camper tem o conjunto da hilux para colocar, só não cabe no engesa FI, devido ao tamanho.

    Quando estava projetando o TH180 (aut), iria colocar a t-case hilux, igual ao do engemátic do gnecchi.

    Qual o motor que usa?

    Se for diesel, coloque a relação que o Dr. Guilherme citou, fica muito bom.

    Se for gasolina/álcool, sendo 6 cil, também pode ficar tranqüilo!

    Abraços.

    Kim.

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