A relação de diferencial 4.09 (11 x 45) para a Camper 4x4 com o cambio com a primeira para baixo, Dana 30 na frente e Dana 46 atrás e equipada com o motor MWM 2.8 é uma boa pedida?
Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
Qual é o motor da sua Camper?
Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
Como ficou o consumo?
Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?
Vc já deve estar de saco cheio de tanto eu falar com vc , mas de fato eu já passei por várias experiencias no ENGESA que é igual a CAMPER .
Mas vamos lá , com relação a relação de diferencial eu tb já pasei por tudo que tem direito e posso te dizer com muita certeza que sou expert neste assunto .
Como meu ENGESA tem o mesmo motor da sua CAMPER o MWM 2.8 e a caixa de marcha é a original CLARK 240V , experimentei todas as relações possíveis e imagináveis , recomendo :
1º - No meu caso que uso mais em asfalto e estradas de terra esburacadas e pouca trilha , a relação 12x47 = 3,92 na traseira e a 10x39 = 3,90 que é a relação original da CAMPER com motor díesel e vc acha esta relação com certa facilidade .
Estou usando a 11x47=4,27 que tem retomadas muito boa , mas cheguei a conclusão que fica um pouco reduzida em asfalto e velocidade cruzeiro , a 3.000 rpm esta a 95 km/h que é pouco para andar em asfalto e passar dos 3.000 rpm não é recomendado .
Por ísto vou voltar para a 12x47 na traseira com 10x39 na frente .
A 11x45 que vc fala esta no meio da 11x47 e 12x47 , mas nã acha para o diferencial dianteiro , mas é uma boa relação para ser usada , mas não faz o par com a frente .
2º - Outra relação que usei foi a 13x46=3,54 , dava uma velocidade final muito alta de 155 km/h , mas fica muito chocho nas retomadas e se chegar aos 3.000 rpm que esta a 140 km/h ele esquenta , passa dos 90ºC que é o limite de temperatura deste motor .
Aí vc decide , eu vou de 12x47=3,92 que a 3.000 rpm esta a 110 km/h , uma boa velocidade cruzeiro .
Eu só tenho que te agradecer pelas aulas técnicas e pelo sua boa vontade de ajudar.
O nosso amigo Kim sugeriu a troca do diferencial dianteiro pela Dana 44, para que eu possa usar a relação 11 x 45.
Já pesquisei e gostaria de instalar o diferencial Dana 44 do Troller, pois já tem eixo flutuante e eu poderia utilizar os freios a disco dele. Porém não encontrei ninguem que possa coloca-lo este eixo no gabarito (ainda bem que eu não comprei este eixo). Liguei para um empresa em Londrina e eles ainda não tem a ferramenta para gabaritar este tipo de eixo.
Como já que eu estou querendo alterar a relação para uma que seja boa na estrada e fora da estrada, pensei na instalação do cambio da Hilux que tem reduzida, a 5ª overdrive porém para isto deverei inverter a bola do diferencial, só que eu não acho ninguem que tenha um Dana 44 para a Camper para que eu possa fazer toda esta mudança.
Continuo pesquisando e qualquer informação/ajuda será muito bem recebida.
Você saberia me dizer onde eu posso encontrar um Dana 44 para a Camper, já gabaritado?
Ou seja tira o Dana 30 (Opala) e colocar o Dana 44 sem maiores complicações.
Estou pensando na instalação do cambio da Hilux por ter reduzida e também por ter a 5ª overdrive. Também pensei na instalação do cambio do Troller não sei se é uma boa pedida, por ter o mecanismo de acionamento do 4x4 elétrico/eletrônico.
Você sabe o que é preciso para fazer toda esta adaptação? (Cambio Hilux + Diferencial + eixo cardã etc...) $$$$
Esta configuração que eu estou pensando será uma boa escolha para a Camper?
Rub ratificando a relação trazeira da minha camper é 45x11 =4,09 e a dianteira é 41x10= 4,10 essa pequena diferença que tambem é presente em algumas relações dos enesas não permite que utilize o 4x4 em terrono firme tipo asfalto.
Mas com relação ao uso considero exelente, segue a configuração que uso:
Motor 4,1 gasolina/gnv
Caixa hilux 5ª over e redução hilux com saido pelo lado direito
Eixo trazeiro dana 46
eixo dianteiro dana 30 (engese e camper original)
relação trazeira 45x11
Relação diant. 41x10
hidrovacuo de S10
pinça de S10
disco de D20
freio trazeiro tambor original
embragem hidraulica da toy 91 m diante tanto em cima como em baixo
pneus 33'
o consumo nao posso precisar masé em torno de 9 Km/metro³ ja na gasolina uns 7 na estrada e 5 na trilha.
velocidade de cruzeiro à 3000 giros 130Km/h medido no GPs (ainda to sem velocimetro)
em trilhas acompanho bem toda a turma de troller e willis sem problema e com o ar ligado.
as fotos da adaptação da embreagem eu tiro esta semana e posto aqui no forum
Postado originalmente por rub
Rodrigo,
Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
Qual é o motor da sua Camper?
Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
Como ficou o consumo?
Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?
O eixo DANA44 para a CAMPER vc encontra pronto , é só retirar o seu e colocar o outro , o ÍGOR da ROTA 4x4 tem este eixo , que é o próprio eixo da CAMPER que o ÍGOR manda trocar a BOLA DANA30 para a BOLA DANA44 , eu pensei em fazer esta troca tb por aqui , o ROGER NUNES que mexe no meu ENGESA aqui em Campos faz este serviço , assim como gabaritar o eixo do TROLLER , o ROGER é fera , mas com o tempo passando , estou achando que o meu eixo DANA30 esta aguentando o pau que eu tenho dado sem achar ruim , logo : vou trocar no caso de um dia der problema nele . Logo : estou com o mesmo eixo original do ENGESA como o RODRIGO IELPO BASTOS tem na CAMPER dele .
Mas voltando ao assunto da relação do diferencial , pra mim a relação 11x45 é muito próxima da 12x47 , sendo que com a 12x47 , vc não precisa de mudar o diferencial DANA30 pelo DANA44 , como eu estou usando TRANQUILO .
No fundo no fundo , para o motor MWM 2.8 a relação 12x47 vc anda mais com folga em asfalto e tb serve pra vc fazer trilha , e neste caso AJUDARIA MUITO SE VC COLOCAR A T-CASE DA BAND , o que faria vc ter uma reduzida e durabilidade quase infinita e neste caso tb vc gastaria muito menos grana do que vc trocar tudo pela da HILUX ou eixos TROLLER .
Esta é minha opinião que ficaria BOM , BARATO , GARANTIDO E EFICIENTE como esta no meu . No meu caso específico eu acabei até com o barulho da T-CASE que no FASE-I ronca bonito , já na sua CAMPER não tem este problema da T-CASE roncar . Sendo que o ESQUEMA do RODRIGO IELPO BASTOS tb fica BOM , GARANTIDO E EFICIENTE , ficando um pouco mais caro do que o meu esquema .
ATENÇÃO TB que no caso do RODRIGO IELPO BASTOS o motor dele é diferente do nosso em HP e TORQUE .
Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.
Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!
Mais uma vez as suas dicas estão sendo muito valiosas para mim!
Você não foi a primeira pessoa que me disse que o Dana 30 aguenta o uso, mas muitos me disseram que para ter uma reduzida na Camper seria necessário inverter a bola do diferencial para instalar o cambio da Hilux ou do próprio Troller.
Pergunta: O que é preciso fazer para adaptar a T-Case da Band com o cambio Clark original da Camper? Existe alguma flange específica para isto? Desta forma poderei ter um conjunto robusto e de peças de fácil reposição igual ao que você tem.
A relação 12 x 47 é fácil de encontrar? Você sabe quem é o fabricante desta relação?
O nosso amigo Rodrigo conseguiu instalar o cambio da Hilux com o eixo original Dana 30.
Interessante esta instalação que ele fez. Financeiramente falando, dependendo do preço da T-case da Band e uma possivel flange para adaptar ao cambio Clark, pode ser que compense comprar uma flange para adaptar o cambio da Hilux ao motor MWM mais com o cambio da Hilux.
Você conseguiu adaptar o eixo cardã original do Dana 30 com a T-Case da Band?
Você tirou fotos desta adaptação?
Fiquei interessado, pelo custo vs beneficio!
Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.
Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!
Abs,
Rubens
Não entendi (?)
Bem, se for o caso do lado do cardam, o t-case da Hilux, é do mesmom lado do engesa (direito)
A equpiminas4x4 faz umas modificações nas alavancas que fica jóia, como também coloca, e também tem para venda.
Lembrando NÃO compre a de corrente, procure a com engrenagem.
O pessoal do clube da camper tem o conjunto da hilux para colocar, só não cabe no engesa FI, devido ao tamanho.
Quando estava projetando o TH180 (aut), iria colocar a t-case hilux, igual ao do engemátic do gnecchi.
Qual o motor que usa?
Se for diesel, coloque a relação que o Dr. Guilherme citou, fica muito bom.
Se for gasolina/álcool, sendo 6 cil, também pode ficar tranqüilo!