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Tópico: Modelo de Engesa

  • #25
    Usuário Avatar de Toninho
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Como o que por exemplo ?? qual carro vc pensou qdo postou isso ??
    já esquentei muito a cabeça com isso e não consigo achar um substituto pro meu Engesa ... Hilux e semelhantes aqui em SP é igual barata tonta tentando atravessar galinheiro , a bandidagem não da folga , seguro muito caro ...

    Olá Eduardo, gostei muito desta definição sobre a HILUX... fiquei imaginado barata tonta no galinheiro... hilário... hehehehehehehehe!!!! agora falando sério a segurança que nós temos em releção aos donos destes outros carros é muito grande, ex: se roubarem um Engesa (bate na madeira... toc...toc...toc...)se a Policia der um carater geral quantos Engesas estarão nas ruas neste instante??? Fácil da Policia achar né, ainda bem mais um ponto forte em se ter um ENGESA.

    [ ]'ss
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
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  • #26
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    RUIZIM

    Fica muito bom o que vc esta fazendo com algumas ressalvas ::

    1 - A relação 13x46 ficará muito longa ainda mais que a caixa 2305 tem a 5ª OVER , eu sugiro a relação 12x47 .

    1 - O radiador que vc mandou fazer , se for do tamanho do original será insuficiente , ou meu é assim com 5 canaletas e não resolveu .
    Eu sugiro a vc colocar o intercooler no capô e colocar o radiador da H-100 que é maior na largura . O meu esta com o intercooler na frente , aí não da para colocar o radiador da H-100 , no meu caso vou mandar fazer um radiador mais alto 16 cm pois levantei a carroceria e abaixei o amortecedor , daí tenho como crescer ele para baixo .

    A configuração do meu é igual ao seu só que o meu é o FASE -I e estou com todos problemas mecanicos resolvidos , só falta resolver a refrigeração que esta deficiente , e o seu ficará tb pq vc vai fazer igual ao que esta no meu , íssto é : UM RADIADOR COM 5 CANALETAS , mas não resolve pq a área de troca é muito pequena , TEM QUE AUMENTAR A ÁREA DE TROCA DE CALOR OU MELHOR TEM QUE AUMENTAR O TAMANHO DA COLMÉIA E NÃO A CAPACIDADE DE ÁGUA APENAS . O meu a colméia é zero mandei fazer e nõ resolveu , VOU TER QUE FAZER OUTRO RADIADOR MAIOR PARA RESOLVER .

    Se vc ainda não fez a dica que dei é mais fácil , a de colocar o SCOOP do intercooler no capô e o radiador da H-100 , o ENGESA do CARLOS SIQUEIRA é assim .

    ABRAÇÃO

  • #27
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Doctor , com a relação mais longa , mesmo tendo a 5a overdrive que é melhor ainda , vai atingir a mesma velocidade que o seu com giro mais baixo forçando menos o motor ...
    Uso radiador original com uma carreira de colméia a mais , ando a 120 km/h a 2200 rpm e andando nessa velocidade por muito tempo o termometro chega no segundo risco ... se andar a 2000 rpm = 100km/h não chega no prim. risco do term. , a relação é mais longa que a dele 13x40 ... relação mais longa é muito bom , se precisar de alguma redução tem a T-Case ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #28
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    RUIZIM

    Fica muito bom o que vc esta fazendo com algumas ressalvas ::

    1 - A relação 13x46 ficará muito longa ainda mais que a caixa 2305 tem a 5ª OVER , eu sugiro a relação 12x47 .

    1 - O radiador que vc mandou fazer , se for do tamanho do original será insuficiente , ou meu é assim com 5 canaletas e não resolveu .
    Eu sugiro a vc colocar o intercooler no capô e colocar o radiador da H-100 que é maior na largura . O meu esta com o intercooler na frente , aí não da para colocar o radiador da H-100 , no meu caso vou mandar fazer um radiador mais alto 16 cm pois levantei a carroceria e abaixei o amortecedor , daí tenho como crescer ele para baixo .

    A configuração do meu é igual ao seu só que o meu é o FASE -I e estou com todos problemas mecanicos resolvidos , só falta resolver a refrigeração que esta deficiente , e o seu ficará tb pq vc vai fazer igual ao que esta no meu , íssto é : UM RADIADOR COM 5 CANALETAS , mas não resolve pq a área de troca é muito pequena , TEM QUE AUMENTAR A ÁREA DE TROCA DE CALOR OU MELHOR TEM QUE AUMENTAR O TAMANHO DA COLMÉIA E NÃO A CAPACIDADE DE ÁGUA APENAS . O meu a colméia é zero mandei fazer e nõ resolveu , VOU TER QUE FAZER OUTRO RADIADOR MAIOR PARA RESOLVER .

    Se vc ainda não fez a dica que dei é mais fácil , a de colocar o SCOOP do intercooler no capô e o radiador da H-100 , o ENGESA do CARLOS SIQUEIRA é assim .

    ABRAÇÃO
    Guilherme, obrigado pelas dicas. O meu ja esta com o intercooler em cima do motor (entrada de ar no capo). O radiador mandei fazer o maior possivel no espaço que tinha. O radiador do mercedes é maior, então teve apenas que cortar na medida, e colocar o reservatório de expansão. Ele ficou maior na altura e na largura. Como ainda não testei, não sei se sera o suficiente. Se não for, vou fazer as sugestões que vi aqui no forum.
    A'braços.

  • #29
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    EDU VELO

    Vc é muito cabeça dura , qdo eu falo do radiador , estou falando do radiador original do ENGESA com motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooler , e não no seu ENGESA com motor Q20B , são dois ENGESAS completamente distintos .

    O seu caso é diferente , tanto qto ao radiador qto a relação do diferencial , já discutimos muito neste sentido ( no bom sentido é claro ) , que a minha experiencia com a relação 13x46 não foi boa por causa já explicada de forçar o motor mesmo em baixo giro , pq o ENGESA tem um arrasto aerodinamico muito grande , seu motor não sente ísto , mas o MWM 2.8 sente o peso qdo coloca a relação 13x46 , como eu já disse em outras várias ocasiões , qdo se tem um MWM 2.8 num ENGESA com radiador original ou com 5 canaletas e relação 13x46 aos 3.000 rpm ele estará andando a 140 km/h em 5ª marcha no 240V que é 1:1 e pneus 33" , mas a temperatura passa dos 90ºC que não é recomendado , imagina esta relação num cambio OVER , ele irá esquentar a partir dos 2.800 rpm .

    Por estas razões que dei a minha opinião , pq eu já passei por ísto , mas no caso do RUIZIM ele já esta diferente do meu , ele já fez um radiador maior , vamos ver no que dá , mas continuo afirmando que a relação 13x46 pro MWM 2.8 é muito longa , e que no seu caso do seu ENGESA com o motor que vc tem uma relação até mais longa vai bem pq seu motor é um cavalo de força em baixo giro , ao contrário do MWM que só tem força em alto giro , colocando ele para fazer força em baixo giro ele acha ruim e esquenta , acontece comigo e devo resolver ísto ainda , vou mandar fazer um radiador maiorna altura uns 16 cm e colocar coifa , é só o que falta resolver pro meu ENGESA ficar 100% bom .

    ABRAÇÃO , e desculpe por chamar vc de cabeça dura pq é mesmo , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .
    4X4 Brasil

  • #30
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    Tem muitas boas opções a venda, os engesas da rota 4x4 estão a venda no www.rolo4x4.com.br ,o do francesco(completo, pronto e por apenas 70 mil é dado) e compania.Não quis dizer outros carros nao, é engesa mesmo, o resto é adventure.Os prontos que estão a venda são ducaralho demais.Cambada de caga sangue esses que acharam que eu ia falar dentro do grupo de engesa pro cara comprar outro carro...vocês fumaram?!?!hauhauhauhauahuahuNão sabem quem eu sou, só pode....hauhauahuahuahauhauha

    ah, enxaqueca é coisa de boiola, engeseiro tem é uma puta dor de cabeça.hehehehehehehehhehe




    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Como o que por exemplo ?? qual carro vc pensou qdo postou isso ??
    já esquentei muito a cabeça com isso e não consigo achar um substituto pro meu Engesa ... Manutenção fácil , rápida e barata , seguro só pra 3o , bem confortável , anda a 110/120 km/h na estrada e faz entre 10 e 11 km/l de Diesel ... faz trilhas com segurança e dificimente tenho que engatar o 4x4 ... se tivesse um carro assim mais novo eu trocaria ...
    O Marruá não tem nada a ver com Engesa , só o formato aerodinâmico ... rsrs ... o trem de arraste na minha opinião perde muitos pontos no quesito manutenção ... Land Rover tb , é bom até a prim. manutenção ... Hilux e semelhantes aqui em SP é igual barata tonta tentando atravessar galinheiro , a bandidagem não da folga , seguro muito caro ...
    4X4 Brasil

  • #31
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Fala Doctor ... calma ... prefiro ser cabeça duro e questionar que fazer aberrações como se vê por aí ... rsrs , mas assim todo mundo sai ganhando . Na verdade temos que te agradecer por passar as informações dos metodos empíricos ... rsrs ...
    Se fosse pelo que ouço ja teria colocado turbo de cara no meu , qdo descobri que nenhuma D20 saiu de fábrica com Q20B turbinado aí desisti da idéia ...
    Nós já tivemos algumas discuções , mas não sabia que vc colocando relação mais longa no MWM aqueceu o motor , pensei que só perdia rendimento em subida ...
    Então a gente tem que colocar td no liquidificador - Torque e potencia do motor a X rpm e Y temperatura de trabalho , Relação das marchas do cambio , relação do dif. , diam. do pneu e off-set da roda ... bater bem e servir na dose certa ... o que serve pra um não serve pra outro ... rs

    Faz logo essas aletas pra canalizar o ar e poupar o motor ... se trabalhar aquecido muito tempo sofre deficiencia de lubrificação e vai pro sac. ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #32
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Riuzim,

    Com esse conjunto câmbio-transferência quebrei a cabeça e não encontrei uma relação de diferencial que encaixe com o motor MWM 2.8.
    A relação 47/12 citada pelo Guilherme também deixará o Engesa com a rotação baixa em quinta marcha, o problema todo está nessa quinta com relação 1:0,725.

    Guilherme,

    Tenho instalado na Defender o sistema de monitoramento Madman que entre outras coisas mede a temperatura dos gases de combustão (EGT), no meu caso instalei o termopar na saída da turbina. O que observo quando forço o motor em uma subida longa, por exemplo, se estou em quinta marcha e aperto o acelerador para manter a velocidade à temperatura dos gases de 350 °C vai para os 500°C. Agora se em vez de fazer isto coloco quarta para manter a velocidade a um giro mais alto a temperatura dos gases cai dos 500°C para os 350°C. Isto acontece porque “forçar” o motor é injetar mais combustível que ar, com esta mistura mais rica temos uma combustão incompleta nos cilindros ficando partículas de carvão para o próximo ciclo. No próximo ciclo quando o pistão comprime o ar com estes restos a temperatura do ar comprimido será maior que para uma combustão normal, então aumenta a temperatura de combustão, aumenta a temperatura dos gases e exige mais do sistema de refrigeração do motor. Quando reduzimos a marcha melhoramos a relação ar-combustível e também aumenta a velocidade das pás do ventilador. Por isto devemos ter uma rotação adequada do motor para uma dada velocidade e em teu caso motor MWM 2.8 deveria ter sido transplantado com o radiador da S10 para estar equilibrado.
    Hugo4x4
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  • #33
    Vcs sabem qual é a relação do Troller ? Ele vinha com o motor 2.8 e este cambio FSO 2305, com 5" over .

  • #34
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Citação Postado originalmente por Riuzim Ver Post
    Vcs sabem qual é a relação do Troller ? Ele vinha com o motor 2.8 e este cambio FSO 2305, com 5" over .
    Riuzim,

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    Hugo4x4
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  • #35
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    CUNHADO AMIGO HUGO4X4

    Vc descreveu o que falei pro EDU VELO com uma linguagem técnica , que na REALIDADE : é o relato do que passo e passei com a relação 13x46 , qdo tinha a relação 4,88 ( 9x44 ) original neste mesmo motor ele urrava a 3800 rpm a 105 km/h e andava fresquinho com a temperatura de 80ºC , PELOS MOTIVOS EXPOSTOS POR VC , e qdo tinha a relação 13x46 a 3000 rpm estava a 140 km/h e esquentava , PELOS MOTIVOS EXPOSTOS POR VC .

    EDU VELO , é o que vc falou , TEM QUE COLOCAR TODOS ESTES DADOS NO LIQUIDIFICADOR e retirar só a DOSE CERTA PARA CADA UM .

    Eu estou chegando ao ponto ideal , FALTA MUITO POUCA COISA A FAZER , mas tenho que fazer , MAS NUNCA ANDO COM A TEMPERATURA ACIMA DO RECOMENDADO pq sei muito bem o qto custa este ERRO .

    RUIZIM , esta caixa FSO 2305 É UM VERDADEITRO ESPETÁCULO , não desfaça dela , vc tirará ÓTIMO PROVEITO DELA , E A CAIXA DOS SONHOS , OU MELHOR DO MEU SONHO , mas nunca vou realizar este sonho pq a caixa 240V é animal , só peca por não ter a 5ª OVER , e o pessoal não gosta muito dos engates de marcha dela , eu não ligo , pq GOSTO DE COISA BRUTA MESMO .

    ABRAÇÃO

  • #36
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    Citação Postado originalmente por fpc3 Ver Post
    Tem muitas boas opções a venda, os engesas da rota 4x4 estão a venda no www.rolo4x4.com.br ,o do francesco(completo, pronto e por apenas 70 mil é dado) e compania.Não quis dizer outros carros nao, é engesa mesmo, o resto é adventure.Os prontos que estão a venda são ducaralho demais.Cambada de caga sangue esses que acharam que eu ia falar dentro do grupo de engesa pro cara comprar outro carro...vocês fumaram?!?!hauhauhauhauahuahuNão sabem quem eu sou, só pode....hauhauahuahuahauhauha

    ah, enxaqueca é coisa de boiola, engeseiro tem é uma puta dor de cabeça.hehehehehehehehhehe
    FPC3

    Não fique zangado comigo não , sei como vc é .

    Mas esta de : ah, enxaqueca é coisa de boiola, engeseiro tem é uma puta dor de cabeça.hehehehehehehehhehe[/QUOTE] , FOI O PONTO ALTO DA SUA FALA , ENGEZEIRO É FO!$%¨&*()_DA MESMO , não tem tempo ruim não , estava só te sacaneando , mas entendí mal mesmo a sua fala , achei que vc refria a outros carros e não como o exemplo do ENGESA do FRANCESCO que é porreta demais , desculpe amigo .

    ABRAÇÃO

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