LENILTON FEITOSA
É certo que ao aumentar o comprimento o PITMAN AUMENTARÁ o esforço para girar o mesmo , MAS O QUE TEM QUE CRESCER É MUITO POUCO e o acrescimo do peso na direção será imperceptível .
Qto ao comprimento em ter que aumentar só olhando e medindo no carro , agora aqui não tenho com te responder ,mas vou dar uma olhada e medir pra dizer alguma coisa a respeito . MAS PARA AUMENTAR O CURSO DA DIREÇÃO SÓ TEM ESTA FORMA DE FAZER , " NÃO EXISTE OUTRA .
Aconteceu comigo qdo fui trocar a direção mecanica para a hidráulica , o PITMAN que veio na dir. hidráulica não era o original do ENGESA , e o original do meu ENGESA a extria era diferente , daí coloquei o PITMAN que veio na D.H. , ele era mais curto e ficou com jogo menor e vivia PASSANDO CONSTRANGIMENTO qdo tinha que fazer um retorno em uma pista dupla , era uma merda , ía e vinha um monte de vezes para fazer o retorno e ainda ouvia gritos de " braço duro , barbeiro, cachaça " e outroa adjetivos mais , daí coloquei o pitman do opala que é reto , não tem aquela curvatura para baixo , daí o furo que é voltado para baixo é o de dentro , ficou a mesma coisa , sem jogo , TIVE QUE REFAZER O FURO EXTERNO , O MAIS DISTANTE DO EIXO DA DIREÇÃO para que ele FICASSE COM O JOGO DE DIREÇÃO NORMAL , tinha dificuldade até de entrar na minha casa com o jogo curto .
Agora estou fazendo uma BELA DE UMA CORREÇÃO NA FRENTE ( SUPENSÃO E DIREÇÃO ) DO MEU ENGESA que será resolvido definitivamente TODOS ESTES PROBLEMAS . Hoje achei um PITMAN da L-200 que é curvo para baixo e comprido e bem parrudo , amanhã o ROGER irá verificar se a extria é a mesma do opala .
AGORA UMA GRANDE DICA PRA VC E TODOS :
Estas molas da PAMPA com ar , tem a mesma espessura das molas originais , SÓ TEM MAIOR COMPRIMENTO , elas não ficam boas no ENGESA/CAMPER . AS minhas que estavam , comprei mais compridas na ROTA , mas mesmo mais compridas ficavam batendo um elo no outro pq elas são muito moles e dava fim de curso , COM AS MOLAS DE FIO DE 16 mm ísto não ocorre , ou seja NUNCA DEU MAIS FIM DE CURSO OU BATER UM ELO NO OUTRO , o ENGESA MUDOU O COMPRTAMENTO PRA MELHOR , inclina menos nas curvas e nas depressões da estrada .
As MOLAS que caíram como uma luva no ENGESA/CAMPER são molas de fio de 16mm de espessura , como estão as minhas agora e as do RODRIGO IELPO BASTOS , pergunte a ele como ficou na CAMPER dele .
Deixando um pouco a minha modéstia de lado , sou um CHATO , UM MURRINHA , UM CRICRI com relação ao BOM FUNCIONAMENTO , SEGURANÇA E DURABILIDADE de nossos 4x4 . Sofrí muito , MAS AGORA CHEGUEI AO IDEAL DE MOLAS PARA OS ENGESAS/CAMPERS , não vou cobrar nada por ísto a ninguem , mas é o MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO em se tratando de MOLAS PRA ENGESA/CAMPER .
LENILTON FEITOSA , eu mandei fazer as 4 molas do meu ENGESA assim como o RODRIGO IELPO BASTOS .
As minhas 4 MOLAS tem fio de espessura de 16mm , sendo que as dianteiras mandei fazer com 41cm de comprimento e as traseiras 49cm de comprimento . O RODRIGO BASTOS , tb mandou fazer mas com comprimento diferente das minhas , ísto vai muito do gosto de cada um ( A ALTURA DAS VIATURAS ) , MAS A " ESPESSURA DO FIO QUE É DE 16mm QUE ESTA O SEGREDO DA COISA " .
ABRAÇÃO