x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    Ar condicionado no Engesa




    Olá pessoal,
    Estou pensando em instalar um ar condicionado no Engesa, mas preciso de umas dicas básicas, hehehe: De que carro posso aproveitar o sistema de ar condicionado? Por onde devo começar? O que é realmente importante observar pra não cometer erros? Quais são as maiores dificuldades? Quem já passou por isso?

    Abração a todos!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    SOBRAL

    Eu coloquei ar no meu ENGESA ha uns 5 meses , é só vc procurar uma oficina especializada em ar cond. automotivo e fazer o orçamento , no meu caso usei a caixa de de dentro do carro uma UNIVERSAL que serve para qquer carro , o compressor foi um das S-10 que foi de onde saiu o motor que tem no meu um MWM 2.8 .

    O meu ficou tudo por R$2.500,00 funcionando .

    ABRAÇÃO

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa Sobral!

    Posso te ajudar nessa empreita, mais tenho que saber algumas coisas.

    Qual é o motor que usa?

    Cada um tem seu proprio suporte e compressor.

    Sobre as demais coisas, tem aqui http://www.foguinho2001.com.br/

    ...

    ...

    ...

    Visitou a página?

    Não?

    Então volte lá, "peças A/C"!

    Compressor, poderá usar um universal, mais com o suporte compatível ao motor;
    Condessadores, pela falta de espaço, usei do Gol GIII, com as pontas modificadas para conexção roscada;
    Filtro, um universal;
    Caixa evaporadora, no meu caso, eu ganhei uma do landau, segundo o cara que instalou, seria de 12.000btu, não sei se é verdade, mais gelava pra caramba!!!
    Coloque uma universal, com controles nela mesmo, adaptar de um outro veículo, só terá dor de cabeça.

    O resto é mangueiras e conexões, que serão confeccionados conforme a necessidade.

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Valeu pela força, to começando a entender como a coisa funciona: "cada caso é um caso diferente", não é isso? Quero pelo menos saber conversar com o pessoal da oficina especializada, na hora que for encomendar o serviço de instalação do ar condicionado.

    O site indicado pelo Kim é bastante explicativo, consegui ter uma noção básica dos componentes do kit do ar condicionado.

    Inclusive caro Kim, o motor do meu Engesa é um 4cc a gasolina, original. Que tipo vc recomenda?

    Meu maior interesse é instalar um ar condicionado que gele de verdade... melhor ainda, CAPAZ DE CONGELAR todo mundo que entre na viatura, rsrs. Precisa gelar muito. Qual o kit mais adequado pra isso?

    Abração!
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa Sobral!

    Tenho um suporte aqui, serve tanto no 6 quanto no 4.

    O compressor, tendo três jogos de "orelhas", serve sem problema.

    Polia "V".

    Atente no seu motor, se há polia "V" dupla no eixo do virabrequim e bomba d'água, senão, comece mexendo nisso.

    Do mais é só ter paciência.

    No meu, consegui tudo antes, depois foi só montar o quebra cabeça, coisa de 1/2 dia.

    Mais, o expansor já estava fixo, compressor no lugar, filtro preso...

    Caso tenha alguma dúvida, olhe no meu álbum, da assinatura.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de paje_tapuya
    Entrada
    11/05/2006
    Local
    Natal/RN
    Idade
    54
    Posts
    922
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa Sobral!

    Tenho um suporte aqui, serve tanto no 6 quanto no 4.

    O compressor, tendo três jogos de "orelhas", serve sem problema.

    Polia "V".

    Atente no seu motor, se há polia "V" dupla no eixo do virabrequim e bomba d'água, senão, comece mexendo nisso.

    Do mais é só ter paciência.

    No meu, consegui tudo antes, depois foi só montar o quebra cabeça, coisa de 1/2 dia.

    Mais, o expansor já estava fixo, compressor no lugar, filtro preso...

    Caso tenha alguma dúvida, olhe no meu álbum, da assinatura.

    Abraços.

    Kim.

    Kim e seui super engesa, to louco p ver essa máquina lá em Ibitipoca!

  • #7

    Opção de empresa que fornece peças

    Me deram uma dica de uma empresa que fornece todo tipo de peças para sistema de ar condicionado.

    O problema é que (eu acho) eles não vendem para o consumidor final... já mandei um e-mail e ainda nem me responderam.

    O site é o www.royce.com.br

    Ar condicionado no Engesa Imagens Anexas

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Sobral

    Estive em Ribeirão Preto para uma outra atividade e conversei com os distribuidores da Denso no Brasil (que fabrica condensadores, compressores etc para ar). Eles me recomendaram conversar com uma tal de Refrigeração Paraná ou coisa que o valha. Procure pelo Google que você deve achar (eles são distribuidores da Denso)

    Aqui no Rio, eu sei onde comprar, mas isso não te ajuda em nada

    Eriksom

  • #9
    Estou para começar a empreitada do AC no meu engesa nos próximos meses, quando adquiri meu engesa ele veio com algumas peças do ar, como compressor caixa evaporadora, etc. Mas como não faço idéia do funcionamento do ar esse tópico tem ajudado bastante.
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Manda fotos!

    Caixa evaporadora, e passa a sequencia dos fios que tem. (basicamente são três: preto é terra; vermelho ou marrom é corrente e marrom ou vermelho é corrente do compressor)

    Dentro da caixa, o corrente vai para o comando da velocidade, sai um ramal que vai para o termostato (o botão que faz a graduação da temperatura ou seja, regula o quanto vai gelar), do termostato, saí um ramal para o compressor. Geralmente, este último alimenta um relê para auxilia-lo.

    Filtro, como está?

    Condensador, como ele está?

    Compressor. com o motor DESLIGADO, rode o centro da polia (é desacoplado da correia), sinta se roda livremente em alguns pontos e pesados em outros (como se fosse oval),

    Se rodar livremente está ruim!

    Se estiver presa, é ruim!

    Se chiar ou sentir que ronca, está ruim!

    Mais fotos são bem vindas.

    Abraços.

    Kim.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade