x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Manopla do Câmbio

Olá pessoal,

To publicando aqui o resultado da substituição das manoplas do câmbio de marchas do engesa, por manoplas de alumínio.

Eu estava precisando substituir as que vieram na viatura (em madeira), por outras mais duráveis, que sujassem menos e com estética melhor.

Inicialmente eu pensei em tornear em inox... Mas o torneiro amigo meu (Cézar) sugeriu que as manoplas fossem feitas com um material mais leve, pra que as marchas não fossem trocadas acidentalmente ao rodar em terrenos acidentados (isso sim seria um "câmbio automático", ahaha).

O colega Bebeto me mostrou umas manoplas em alumínio no engesa dele, e eu gostei... Ele tbm desaconselhou o inox... até porque seria mais caro. Pronto! Comprei dois tarugos de alumínio com diâmetro de 2"1/4 e comprimento de 10 cm cada.

O torneiro modelou a peça no formato que eu queria, ajustado ao tamanho da minha mão (que é grande). Mas descobri que o diâmetro de 2"1/4 do tarugo sobrou, poderia ser menor... tipo de 2". Nãomodelei nenhuma ranhura, pra não acumular sujeira e depois ter que ficar limpando sempre (que porquinho, ahaha).

A gente iria abrir rosca na ponta das alavancas com um cossinete, mas depois achamos mais prático e sem perder no comprimento das alavancas, soldar na ponta de cada alavanca uma rosca equivalente à que foi aberta na manopla de alumínio.

Na hora da solda eu tirei os bancos dianteiros por precaução (básico!) e tbm desliguei a bateria do jipe.

O resultado ficou muito bom. O serviço ficou limpo, a manopla se adaptou perfeitamente à minha mão (ficou ergonômico), não ficou pesada (as marchas não trocam sozinhas com os socolavancos da buraqueira), a aparência é boa (fica limpo naturalmente, sem precisar polir), ficou bonito (aí cada um tem um gosto), não ficou folgada (a rosca entrou justa na alavanca, xíiiiii, que feio isso heim, rs) e será durável (isso se ninguém roubar é claro, hehehe).

Para que o projeto fique completo falta apenas furar a manopla e alavanca juntas, na posição atual, e pinar "fora-a-fora", só pra garantir que nenhum gaiato desenrosque e leve embora de presente, rs.

Gastei R$35 com os tarugos (por sorte!) e R$60 com o torneiro/soldador. Levei um dia inteiro procurando o bendito tarugo de alumínio nos ferro-velhos. O torneiro levou umas 3 horas pra modelar o alumínio (que é macio) e gastou 1 tarde pra abrir as roscas internas na manopla, soldar as roscas das pontas das alavancas e ajustar o "bolodório", rsrs.

As fotos são mostradas a seguir e se alguém se interesar pelo desenho com as medidas é só falar. Inclusive, se alguém se interessar por coisas similares a gente tenta dar um jeito.

Ahhh e é lógico que essa é só uma idéia dentre várias outras que (eu espero) podem surgir aqui no tópico, tais como diferentes tipos de materiais (nylon, pvc, etc), diferentes formatos, etc.

Abração!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -original.jpg   -dsc01034-2.jpg   -dsc01010-2.jpg   -dsc01285-2.jpg   -dsc01269-2.jpg  
    4X4 Brasil

Mais fotos.

As coifas só achei original na Rota4x4 mesmo.

OBS: Na foto tá parecendo que uma manopla é maior que a outra, mas é só ilusão... as duas são do mesmo tamanho e formato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01283-2.jpg   -dsc01280-2.jpg   -dsc01287-3.jpg  
    4X4 Brasil

Caro Sobral, ficou muito bonito a manopla...parabéns; mas me surgiu uma dúvida. eu utilizava uma manopla extamente igual a que vc fez, só que o material era bronze (simulando uma peça dourada..."inxalá") e o único incômodo era o cheiro de metal que deixava na mão. pergunta: vc percebeu algum odor caracterísco? se não, fica a dica de plagiarmos seu projeto. abraços engeseiros

engenharia pura, ahahaha

Olá Daniel Lima,

Manopla dourada deve ficar uma maravilha tbm heim cara! Mostra as fotos aí cara, eu quero ver como ficou!

Mas então... realmente não fica odor na mão com a manopla de alumínio, essa pode ser uma vantagem. Ainda bem que a minha deu certo, pq eu nem tinha pensado nisso antes... Tá vendo, é por isso que dizem que "Deus protege as criancinhas, os bêbados e os ignorantes (que foi o meu caso)" kkkkkkkk.

Só uma idéia: será que não existe algum tipo de resina que possa revestir a sua manopla de bronze? Teria que ser uma resina transparente (Cristal)resistente aos sais e compostos orgânicos do suor da mão. Resina de Poliéster? Epóxi? Deve haver alguma alternativa.

Ahhh e o meu projeto original era pra ser em inox, que segundo o torneiro e opaleiro amigo meu (Cézar) poderia não dar certo por causa do peso, e da grana $$$, rs... Então veja bem, rsrsrs, o projeto com o alumínio eu plagiei do amigo Bebeto, engeseiro de Feira de Santana - BA, rs. Foi ele que sugeriu o alumínio e me mostrou o resultado no engesa dele.

Daí eu lembrei de outro adágio: "Em engenharia nada se cria, tudo se copia", rsrs, e vamos lá!!!

Abração!

Citação Postado originalmente por Daniel Lima Ver Post
    Caro Sobral, ficou muito bonito a manopla...parabéns; mas me surgiu uma dúvida. eu utilizava uma manopla extamente igual a que vc fez, só que o material era bronze (simulando uma peça dourada..."inxalá") e o único incômodo era o cheiro de metal que deixava na mão. pergunta: vc percebeu algum odor caracterísco? se não, fica a dica de plagiarmos seu projeto. abraços engeseiros

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    SOBRAL-ENGESA

Parabens ficou linda e ÓTIMA , nunca mais vai ter que refazer esta manopla , qdo enjoar dela manda pra mim , a casa agradece ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

ABRAÇÃO

Usuário Avatar de Toninho
    Entrada
    14/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sobral - ENGESA Ver Post

As coifas só achei original na Rota4x4 mesmo.
    Sobral curiosidade: qual o valor pago nestas coifas lá na Rota ?

Eu acho que vc não procurou nos lugares certos por estas coifas, nas lojas especializadas em peças de caminhões, com certeza vc encontra.

[]'ss
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
    *NÃO ABASTEÇA NOS POSTOS ¨BR¨ BOICOTAR PARA BAIXAR*

Coifas

Oi Toninho,

Eu sinceramente não lembro quanto paguei nas coifas, pq já faz um tempinho e acabei não registrando, sei até que seria mais barato em lojas de peças de caminhões por aqui.
    Só comprei na rota pq (na época) eu já tinha encomendado com eles o sistema do limpador de para-brisas que eu tava precisando urgente pra viajar, daí aproveitei pra pedir uns adesivos e algumas borrachas, inclusive as coifas, pra compensar o valor do sedex (pq eu tava com pressa pra receber o limpador). Foi +/- isso que aconteceu na época.

De qual veículo as coifas se adaptam melhor ao engesa?

Forte abraço!

Citação Postado originalmente por Toninho Ver Post
    Sobral curiosidade: qual o valor pago nestas coifas lá na Rota ?

Eu acho que vc não procurou nos lugares certos por estas coifas, nas lojas especializadas em peças de caminhões, com certeza vc encontra.

[]'ss

Usuário Avatar de Toninho
    Entrada
    14/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Caro Sobral, não sei exatamente de que caminhão estas coifas se adaptam no Engesa, porque quando troquei as do meu vasculhei vários modêlos nas lojas de borrachas e de peças especializadas. E acabei encontrando as peças idênticas as que estavam instaladas. Detalhe sem ter que gastar muito $$$.

Valewww
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
    *NÃO ABASTEÇA NOS POSTOS ¨BR¨ BOICOTAR PARA BAIXAR*

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem