Olá pessoal,
To publicando aqui o resultado da substituição das manoplas do câmbio de marchas do engesa, por manoplas de alumínio.
Eu estava precisando substituir as que vieram na viatura (em madeira), por outras mais duráveis, que sujassem menos e com estética melhor.
Inicialmente eu pensei em tornear em inox... Mas o torneiro amigo meu (Cézar) sugeriu que as manoplas fossem feitas com um material mais leve, pra que as marchas não fossem trocadas acidentalmente ao rodar em terrenos acidentados (isso sim seria um "câmbio automático", ahaha).
O colega Bebeto me mostrou umas manoplas em alumínio no engesa dele, e eu gostei... Ele tbm desaconselhou o inox... até porque seria mais caro. Pronto! Comprei dois tarugos de alumínio com diâmetro de 2"1/4 e comprimento de 10 cm cada.
O torneiro modelou a peça no formato que eu queria, ajustado ao tamanho da minha mão (que é grande). Mas descobri que o diâmetro de 2"1/4 do tarugo sobrou, poderia ser menor... tipo de 2". Nãomodelei nenhuma ranhura, pra não acumular sujeira e depois ter que ficar limpando sempre (que porquinho, ahaha).
A gente iria abrir rosca na ponta das alavancas com um cossinete, mas depois achamos mais prático e sem perder no comprimento das alavancas, soldar na ponta de cada alavanca uma rosca equivalente à que foi aberta na manopla de alumínio.
Na hora da solda eu tirei os bancos dianteiros por precaução (básico!) e tbm desliguei a bateria do jipe.
O resultado ficou muito bom. O serviço ficou limpo, a manopla se adaptou perfeitamente à minha mão (ficou ergonômico), não ficou pesada (as marchas não trocam sozinhas com os socolavancos da buraqueira), a aparência é boa (fica limpo naturalmente, sem precisar polir), ficou bonito (aí cada um tem um gosto), não ficou folgada (a rosca entrou justa na alavanca, xíiiiii, que feio isso heim, rs) e será durável (isso se ninguém roubar é claro, hehehe).
Para que o projeto fique completo falta apenas furar a manopla e alavanca juntas, na posição atual, e pinar "fora-a-fora", só pra garantir que nenhum gaiato desenrosque e leve embora de presente, rs.
Gastei R$35 com os tarugos (por sorte!) e R$60 com o torneiro/soldador. Levei um dia inteiro procurando o bendito tarugo de alumínio nos ferro-velhos. O torneiro levou umas 3 horas pra modelar o alumínio (que é macio) e gastou 1 tarde pra abrir as roscas internas na manopla, soldar as roscas das pontas das alavancas e ajustar o "bolodório", rsrs.
As fotos são mostradas a seguir e se alguém se interesar pelo desenho com as medidas é só falar. Inclusive, se alguém se interessar por coisas similares a gente tenta dar um jeito.
Ahhh e é lógico que essa é só uma idéia dentre várias outras que (eu espero) podem surgir aqui no tópico, tais como diferentes tipos de materiais (nylon, pvc, etc), diferentes formatos, etc.
Abração!