x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0

    Relação 39x10 e 47x12 trava a alavanca do 4x4




    Amigos:

    Uma coisa intrigante está acontecendo com o meu Engesa.

    Troque a t-case original do fase 1 por uma t-case do toyota bandeirante, e deixei as relações originais, 39x8 e 44x9 , porém numa trilha tive um problema e a coroa dianteira acabou quebrando alguns dentes, não sei se ela já estava ruim.

    Como eu queria alongar um pouco mais a relação, resolvi trocar o conjunto de C&P dianteiro e traseiro, e acabei comprando as relações 39x10 D30 e 47x12 D44, depois disso percebí que a alavanca do 4x4 não desengatava quando a roda-livre estava posicionada no modo 4x4.

    Levei no mecânico que me vendeu a t-case e no mecânico que instalou ela, a ambos disseram que essa relação, 3,90 D30 e 3,916 D44 apresentam esse problema, e que se eu usar o 4x4 mesmo na terra batida, acabarei quebrando um dos dois conjuntos de C&P.

    Algum de vocês já passou por essa situação? Vocês poderiam me dar uma opinião sobre isso?

    Abraços a todos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0

    Pitacos do Ralado...

    Fernando,

    tendo como parâmetro a diferênça que há, originalmente, entre as relações que a engesa utlizava nos eixos dianteiros (Dana 30) e traseiros (Dana 44), creio que essa diferença de 0,016 não seja tão significatica à ponto de quebrar C&P ou qq dano nesse nível. Porém sabendo dessa diferença, é bom sempre ficar de olho em algumas coisas que podem deixar essa diferença ainda maior: Diferenças entre as medidas dos pneus dianteiros e traseiros; desgastes desproporcionais; calibragem dos pneus - principalmente quando baixamos à olho nas trilhas; diferença de tala das rodas - tem gente que usa 10 nas traseiras e 8 nas dianteiras.

    Teoricamente essa diferença que vc tem ou terá é minima e é aliviada pelo sistema diferancial do eixo durante o trajeto em pisos de baixa adereância - essa foi a explicação que me deram quando questionei a diferença original de fábrica dos engesas. O que ajuda a aliviar o desengate da tração é dar uma rézinha e puxar a alavanca com o carro ainda se movimentando ( lento mesmo ) e/ou desligar os AVM's andar um pouquinho e depois movimentar a alavanca.

    Abraçones

    Ralado

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Concordo em termos com o Ralado S/P!

    A única coisa que venho a discordar, é em relação à tala do pneu.

    Essa medida, é com relação a area de atrito ao solo (mais largo), mais não interfere no diametro do pneu.

    Tinha tala 8" e 10" no meu engesa.

    Quando usava a relação original D30 e D44, apresentava o mesmo problema com a alavanca do 4x4, para desengatar, tinha que ir para frente e para traz.

    Depois que coloquei o D44 na dianteira, podia engatar e dengatar andando, sem "raspar" as engrenagens.

    Quanto a quebra, poderia já estar apresentando o problema...

    Mais desgaste diferente de pneus, ou calibragens desiguais, podem contribuir, principalmente se somadas.

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    AMIGO FERNANDOPEDRO

    Nós estamos na mesma com os nossos ENGESAS com as mesmas configurações .

    Só que o meu eu não podia usar a tração pq estava com problemas nos semi-eixos que estavam com a extria gasta , daí ele pulava os dentes e não podia usar a tração .

    Mas como foi consertado esta semana e no fds fui fazer distribuição de cestas básicas e roupas para os desabrigados da enchente que esta tendo aqui , tinha muita lama .

    A relação do meu esta tb com 10x39 na frente e 12x47 na traseira , E SÓ UTILIZAVA A TRAÇÃO 4X4 ´NOS MOMENTOS CRÍTICOS DE UTILIZAÇÃO DE 4X4 , SAÍA DO ENROSCO , TIRAVA A TRAÇÃO , mesmo assim tive dificuldades de destravar a alavanca de 4x4 para 4x2 , como já havia relatado aqui que já tive uma BAND 90 , tb tinha esta dificuldade , mesmo com a relação sendo iguais , FIQUE TRANQUILO , NÃO É DEFEITO NEM DA CAIXA DE REDUÇÃO ( T-CASE ) DA BAND que vc colocou NEM DA INSTALAÇÃO DO SEU MECANICO .

    Na BAND que eu tinha a relalção era igual , mesmo assim travava , já no ENGESA esta dificuldade aumenta , SIMPLESMENTE PQ AS RELAÇÕES TEM ESTA MÍNIMA DIFERENÇA , PQ ESTA MÍNIMA DIFERENÇA SE VC FOR ANDANDO NUM PISO DE CHÃO BATIDO , AS RODAS NÃO ESCORREGAM E ESTA DIFERENÇA VAI AUMENTANDO ATÉ " TRAVAR OU QUEBRAR OS DENTES " .

    por ísto que uso deste artifício de SÓ USAR A TRAÇÃO QDO FOR EXTRITAMENTE NESCESSÁRIO , E LOGO APÓS DESLIGO , fiz ísto várias vezes e várias vezes tive dificuldade de destravar . Utilizei dos seguintes artifícios para destravar :

    1º - Ao sair do atoleiro , andando em linha reta bem devagar , forçava a alavanca para a frente , NA MAIORIA DAS VEZES SAIA .

    2º - Qdo não saía , dava pequenas aceleradas e desaceleradas bem devagar mesmo , e neste instante do intervalo da acelerada e desacelerada , EMPURRAVA A ALAVANCA PARA A FRENTE aí saía , mas mesmo assim teve caso que não destravou .

    3º - Se mesmo assim não destravasse , dava marcha a ré , acelerando e desacelerando e no intervalo empurrava a alavanca , mas mesmo assim teve hora que não destravou .

    4º - E por último , neste caso que não destravou com tudo ísto , desci do carro destravei a roda-livre e andei dando pequenas aceleradas e empurrei a alavanca para a frente e DESENGATOU , NÃO FIQUEI NEM UMA VEZ SEM DESENGATAR .

    Qdo tinha a BAND , teve dia que não quis desengatar de geito nenhum , aí eu desengatei a roda-livre , fiquei andando com ela e uma semana depois fui tentar de novo e saiu na hora sem fazer nenhum esforço , acredito eu que a temperatura elevada do conjunto ajuda a dificultar o desengate , daí de outras vezes qdo não queria desengatar , deixava para desengatar no dia seguinte de manhã e NUNCA TIVE DIFICULDADE DE DESENGATAR DESTA FORMA .

    O que eu sugiro é : SE POR UM ACASO VC NÃO CONSEGUIR DESENGATAR FAZENDO TUDO ÍSTO QUE FALEI , DEIXE PARA DESENGATAR NO DIA SEGUINTE DE MANHÃ .

    Não fique triste com este CONJUNTO MARAVILHOSO QUE VC TEM EM SEU ENGESA NÃO .

    No meu é só alegria com este conjunto . Só tem que pegar estas manhas .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    Grande Kim...

    Como vai a recuperação meu caro... fico feliz que meus "Pitacos" estão melhorando - rsrsrs

    Com relação a diferença de tala, que citei anteriormente, o negócio é o seguinte: Tem gente que utiliza 4 pneus de mesma medida, porém usa rodas de tala 10 na traseira e 8 na dianteira, por questões estéticas e/ou pessoais. Isso é muuuito comum de ver em Camper, pois a frente é um pouco mais fina que a traseira e com esse macete os pneus 33 ficam perfeitamente dentro dos paralamas. Porém isso acaba gerando uma diferença entre o diâmetro dos pneus dianteiros e traseiros.

    Abraçones

    Ralado

  • #6
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Pessoal:

    Primeiramente agradeço a resposta de todos, como sempre, muito esclarecedoras.

    Porém fico preocupado, pois entendo que eu não posso usar o 4x4 sempre que necessário, por exemplo para transpor uma erosão longa.

    Me sugeriram que eu voltasse a configuração dos conjuntos de C&P para as relações originais, mesmo assim as relações continuarão com diferença. Estou com esse dilema, porém no fundo não acredito que a mudança nas relações irá resolver o problema de desengate.

    O que vocês acham?

    Abs.

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Ralado S/P!

    É que eu usei meu engesa assim durante um bom tempo, depois coloquei D44 na frente, aí acabou por completo a diferença, como relatei, engatava e desengatava andando, sem raspar.

    Por isso relatei o ocorrido.

    Mais está ficando bom nos "pitacos"!

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    AMIGO FERNANDOPEDRO

    Acabe com esta reura amigo , se vc colocar a relação original irá continuar com o memso problema pq elas tb tem uma pequena diferença .

    Mas para transpor uma EROSÃO LONGA , tranquilo , pode usar sem susto .

    O que ÑÃO PODE E NÃO DEVE , É ANDAR POR LONGOS TRECHOS , MAIS DE 5 KM EM PISO COM MUITA ADERENCIA COMO ASFALTO E CHAÃO BATIDO , uma erosão por mais longa que seja não chega a 500 metros , sem falar que numa erosão EXISTE O ESCORREGAMENTO , pois as paredes da mesma é frágil e desmorona com facilidade .

    Fica com esta relação que vc esta que é a mesma do meu que é a 10x39 na frente e 12x47 atras e soca a bucha cara .

    Para desengatar como já falei é questão de um pouco de tempo e pegar o jeito .

    COMO FALEI TB , NUNCA DEIXEI DE DESENGATAR O 4X4 PARA 4X2 , FIQUE TRANQUILO . ESTE NOSSO CONJUNTO É 10 .

  • #9
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    42
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Ola Fernando!
    tenho a mesma configuração que a sua no meu Engesa!
    Faz 5 anos que uso ela e nunca tiva problemas! Como o pessoal citou ai, as vezes nao desengata com tanta facilidade, mas nao a ponto de travar tudo. É só andar um pouquinho pra frente que ela desengata!
    Pode usar com vontade na trilha que vc não vai ter problema!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0

    Pitacos do Ralado...

    Isso sem falar que em erosões, aí é que a diferença não se fará notável: as rodas patinam pra sair, pneu escorrega pra tentar subir... essa é a condição "ideal" - rsrsrsrs

    Abraçones

    Ralado

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Minha camper tem os dois eixos toyota band com relações 37x9, mas mantive a caixa 240V com a transferência original. Sempre tive de dar uma balançada para destravar. Portanto ...... como disseram, fique calmo e goze 8)

  • #12
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Eriksom:
    Valeu pelo relato.
    Abs.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade