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  • #1
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    Diferenças de largura dos eixos




    Boa tarde pessoal;

    Considerando que os eixos usarão mesmas rodas e pneus, vcs sabem me dizer quais as diferenças nas larguras dos eixos que possivelmente servem para o eixo dianteiro do engesa?
    Por exemplo:
    eixo dianteiro toyota
    eixo dianteiro rural
    eixo dianteiro pick up
    eixo dianteiro ..........

    Obrigado a todos que se dispuserem a responder.

  • #2
    Usuário Avatar de Eliseu
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    André, eu uso o deferencial da F 75. É um pouquinho mais largo, mas nada que altere muito. O principal é que é um Dana 44, com mais opções de conjunto pinhão/coroa.

  • #3
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    André

    Os eixos dianteiros de Toyota Bandeirantes cabem muito bem, mas você deve observar duas coisas:

    1- as relações disponíveis são apenas 37x10 ou 37x11, apenas para a última você tem algo aproximado em DANA.
    Solução ideal = troque os dois eixos pelos da Band, mas escolha o traseiro do tipo flutuante

    2- há restrições com relação ao tamanho do aro (acho que cabe até tala 08 ), pois os braços da Band são virados para fora, na direção do aro. Veja uma Band para visualizar melhor.
    Solução 1 = inverter os braços e dar um leve "esquente" para colocá-los na posição correta (o serviço é delicado e tem de saber fazer. Minha Camper funcionou assim nos últimos dois anos)
    Solução 2 = mandar fazer dois braços novos a partir de barras de aço (Ela vai funcionar assim pelos próximos 100 anos )

    Eriksom

  • #4
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    Eixos da band: se as relações forem essas mesmo - 3,70 e 3,36 - são muito longas pra mim, eu uso um cambio com 5º over de 0,81, a relaçào do dif deveria estar acima de 4,27.........
    Seria legal os eixos da rural, mas como são mais largos teria que compensar de alguma forma mexendo no ofsset das rodas para caber dentro dos para barro, e manter a mesma estética do conjunto original.
    Alguém sabe me informar quanto é mais largo os eixos da rural? Ou ainda se existe algum eixo que seja da mesma largura da engesa?

    Abraço a todos.
    Engesa F II Fuzileiro 3.0 AWD Powered By Toyota Motor Co.

  • #5
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    Andre

    Tropecei nos dedinhos, o correto é 37x10 e 37x9 (4,11:1). Dependendo do motor, dos pneus (até 33') [mesmo sem caixa de transferência com redução), a relaçao mais curta (ou menos longa, se preferir ) casa bem com ele.

    Eriksom

  • #6
    Usuário Avatar de GH
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    André,

    Os eixos de Rural são 1" mais largos que os de Engesa.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #7
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Peço licença p/ pegar carona nesse topico...

    Externamente como faço para identificar um Dana 30 de um Dana 40?? fui ver um engesa F1 1988 numa loja, e o vendedor nao sabia informar se ainda era o eixo original ou não!! O que vale é o tamanho da "bola" no diferencial certo? que diametro tem os Dana 30 e os Dana 40? Ou não é por aí..?
    obrigado,
    andré
    HILUX CD JAPA 1995

  • #8
    Desenhos...
    Imagens Anexas -dana44_496.jpg -dana30_106.jpg 
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #9
    Usuário Avatar de GH
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    André,

    Veja se os munhões são abertos: se forem, é Dana 30 original.
    Na Rural, é Dana 44 mas os munhões são fechados;
    No Troller com Dana 44, é fácil identificar pelas homocinéticas (mesmas da Bandeirante).
    Engesa normalmente usa um desses tres eixos, pelo menos os de POA...
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Pessoal, gracias.. pelo desenho já matei que é Dana 44!!
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Bom dia a todos!
    Neste final de semana andei "visitando" alguns ferro velhos...
    Estou pensando em trocar o eixo dianteiro do Engesa e, via a opção da F 75, achei um legal!
    Gostaria de saber se pode ser utilizado o freio do Engesa neste eixo, pois falie com o meca e disponibilizou a possibilidade de passar para 6 furos (original).
    Também gostaria de saber sobre a relação 11x47, como vai ficar num 4cc álcool.
    Meu uso é mais urbano, porém pretendo colocar t-case reduzida para compensar o "alongamento" da relação.
    Aguardo comentários!
    Atte.
    Gentil Filho.

  • #12
    Usuário Avatar de GH
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    Gentil,

    Considere que o esterço de direção com eixo de F75 é bem menor que com o Dana 30 original, ou com os eixos de Troller e Bandeirante.
    Ou seja: eixos da linha Willys são os que menos esterçam.
    Meu CJ3, com eixo do CJ5 1980, esterça muito menos que minha Camper, não tem nem comparação.

    Na minha outra Camper, eu havia colocado justamente esse eixo, e o esterço piorou barbaridade.

    Quanto ao freio, também não deu pra usar, pois a bola do munhão da F75 é muito grande, não sobra espaço pro cavalete da pinça original do Engesa.

    O cubo da roda sim, é intercambiável: voce pode usar o seu, de 6 furos, no eixo da F75.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

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