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Tópico: T-Case Camper

  • #1

    Question T-Case Camper




    Estou com projetos de + no fim do ano comprar
    um engesa ou uma camper, e gostaria de saber
    do pessoal ai que posssui, se a camper tem o
    mesmo problema que os engesa f1, na t-case,
    ela tambem ronca ou a t-case das campers sao
    do f2 ?

    Um Abraço

    Mandruva

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Mandruva!

    Pelo pouco que sei das Campers, elas tem a t-case do FII, ou seja, não ronca.

    Isso é o que sei.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de fpandur
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    Nunca andei num Engesa F1, mas na Camper a t-case não ronca quando em 4x2. Pelo que sei, a t-case F1 tem o mesmo sistema dos Willys, fica rodando direto mesmo quando em 4x2. Já no FII e Campers, a t-case só entra em funcionamento quando aciona 4x4, quando em 4x2 o câmbio aciona diretamente o cardã traseiro.

    A minha está roncando quando coloca em 4x4, já revisei diferencial dianteiro, achei uns rolamentos detonados dentro dele. Mas mesmo assim ainda continua, ACHO que não é normal isso ... mas somente em 4x4.
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  • #4
    A minha ronca quando ligado o 4x4. Perguntei uma vez para o Farias do Clube da Camper. ELe me disse que era normal. Mas que no inicio dava um medo, dava.

    PB

  • #5
    Usuário Avatar de fpandur
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    Será que é normal então, em 4x4 ? Porque o barulho dá um certo "medo" mesmo, como você citou ...
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  • #6
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Minha Camper tb ronca em 4x4, acho que e normal,
    Nunca ouvi falar em uma t-case F2 quebrada, o conjunto e praticamente indestrutivel.

  • #7
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    FPANDUR,

    é normal sim.... a minha também ronca quando acionada. Quando está desacoplada é que não pode fazer nenhum barulho ( isso só é comum nas caixas de engesa fase 1 ). Posso garantir que a caixa de tração da camper é praticamente indestrutível se tiver manutenção boa. Conheço muitas campers que utilizam e não tem problemas e alguns engeseiros também. Inclusive a engesa do Igor, se ainda estiver com a configuração que o João (saudades) deixou é a mesma que a da camper, só que o cara usa 35 polegadas e 2.8 sprinter.

    Abraçones

    Ralado

  • #8
    Usuário Avatar de fpandur
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    Bem, eu convivo com esse "problema" já há muito tempo, mais de ano. Se bem me lembro, quando comprei a Camper não tinha o barulho não. Depois de um tempo PARECE que começou a fazer um barulho de rolamento roncando, algo raspando feio. Abri o diferencial dianteiro e encontrei o rolamento do pinhão detonado por conta de contaminação com água. Coloquei um rolamento novo, verifiquei todo o restante do diferencial e tudo certo. Fiz o ajuste e montei. Para minha surpresa, o barulho continuou. Depois de passado um tempo, começou a travar a viatura quando fazia curvas em 4x4. Descobri as cruzetas do cardã detonadas, trocadas as mesmas melhorou uns 95%, mas PARECE que ainda dá umas travadinhas quando em 4x4, principalmente se o piso é mais firme. E o barulho continua até hoje ... nas trilhas fico com receio de utilizar 4x4 direto, fico engatando e desengatando conforme a necessidade, um saco isso. Conversando com um amigo que tem uma Ranger, ele diz que a dele quando em 4x4 e piso firme (terra ou asfalto), também apresenta essas travadinhas quando vira e disseram para ele que é normal ...

    O barulho só ocorre quando 4x4 e rodas-livre conectadas. Se deixar apenas um ou outro, não ocorre nada. Já levantei a viatura nos 4 cavaletes, deixei as rodas rodando em 4x4 e abri o diferencial dianteiro para tentar verificar algo com ele em funcionamento. Nada encontrei, nem barulho fez ...

    Minha única suspeita agora recai sobre a t-case, vi que a tomada de saída para a dianteira tem uma folga, talvez o rolamento de saída. Ou então não tem nada de errado e é assim mesmo. Interessante que meu Willys não faz esse barulho e teoricamente, a t-case é de um projeto bem mais antigo e tem mais desgaste que a t-case da Camper ...
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  • #9
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Flávo porque vc não troca os rolamento da T-case,um deles e da roda traseira do Fusca.

    Não precisa men tirar a T-case do lugar, e só desmontar o focinho do cardam dianteiro e com paciência tirar o pino da engrenagem do meio.

  • #10
    Usuário Avatar de fpandur
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    Rodrigo, dá para fazer a troca de rolamentos sem tirar a tcase do lugar ??

    Tenho o manual do mecânico do Engesa, preciso dar uma olhada na vista explodidad da tcase para analisar isso melhor ...
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  • #11
    Alguem sabe onde é o sensor que liga a lampada do painel de 4x4 ???
    A minha parou de funcionar, e o ronco é que me diz que está engata corretamente a 4x4. rs rs
    Ou seja, se não tivesse ronco ficaria na duvida.

    PB

  • #12
    Usuário Avatar de fpandur
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    É na própria tcase, se você entrar embaixo do carro vai ver a "cebolinha" instalada nela. Verifique, pois também pode ser lâmpada queimada
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