x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Cleber Ribeiro Gonçalves
    Fico feliz em saber que pelo menos podemos manter viva a memória da nossa ENGESA.
    Estarei pronto para contribuir.
    Grande Cleber.
    Eu que fico imensamente feliz por você bater em nossa porta.
    A idéia e justamente resgatar a memória da empresa, não somente dos jipes, mas em sua totalidade, se possível, pois sei que a Engesa atuou nos mais diversos setores.

Para o amigo ter uma idéia, na internet, acha-se algumas informações graças ao esforço da Defesanet.

Fora isso, no geral as informações são pontuais e imprecisas.
    Farei um planejamento mais detalhado do site para você ter uma idéia do projeto. Claro que não será posto no ar em sua plenitude mas uma vez o site ativo, será atualizado conforme a importância das informações que conseguirmos coletar.
    Agradeço muito sua disposição em ajudar.

Caso tenha a curiosidade de se inteirar sobre o assunto este é o link do tópico neste fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...er=asc&start=0

Abraços
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Qual a pronúncia correta ?

Pelo que lembro de algumas conversas com o Xixa (ex-diretor técnico da Engesa) o termo vem de "Engenheiros Reunidos Sociedade Anônima".
    Se vero ou não, com certeza ENGE vem de ENGENHEIRO ou ENGENHARIA, consequentemente a pronúncia mais adequada seria "engêsa".
    Se o termo fosse com dois "esses" aí sim seria "engéssa"

Caro Sukis
    O nome correto era: Engesa-Engenheiros Especializados S.A.
    Um abraço Cleber

Mas, Kleber, e quem falou em "reunidos"? (Escrever e não revisar dá nisso...)

Pensando melhor sobre a pronuncia, nem sempre a correto impera, basta lembrar que a DKW sempre foi chamada por "dê cá vê" (até pelo próprio fabricante nas propagandas de TV) e ainda existe muita gente que fala "bê eme vê" para identificar a BMW, culpa talvez da "oficialização tardia" da letra W em nosso idioma. Como em literatura os ilustres letrados estão sempre corretos até quando erram - e o erro se transforma em exceção gramatical - na língua falada o correto está sempre com a maioria, logo, para o caso em questão, pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Sukys
    pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.
    Boa, Sukis,
    Eu também acho que é com "gê". Mas espero que a tua explicação sepulte definitivamente essa questão, antes que isto se transforme em mais uma disputa bairrista.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Luca
    Citação Postado originalmente por Sukys
    pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.
    Boa, Sukis,
    Eu também acho que é com "gê". Mas espero que a tua explicação sepulte definitivamente essa questão, antes que isto se transforme em mais uma disputa bairrista.
    []´s
    Luca,

Acho que não é caso de disputa bairrista, pois existem muitos paulistas natos que pronunciam "Engésa", assim como basta você ir ao Ibira conversar com jipeiros que metade deles (inclusive muitos Engeseiros) se referem ao jipe como "a" Engesa.

Mas, deixando a discussão de lado, também concordo com o Sukis...

O mais importante é que todos se fazem entender!!!

[]'s...

Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Luca
    Thiago, independentemente do local de nascimento, esta discussão não está mais acrescentando nada. A origem do nome vme de en"gê"nheiros, e isto por si só deveria bastar. Deixe o bairrismo de lado.
    Eu não fiz nenhum bairrismo, só respondi a pergunta do du, que perguntou se era carioca, eu eu disse que não, que era uma empresa paulistana, onde tem bairrismo nisso????? Eu nunca me preocupei como as pessoas, falavam, pois cada um tem o seu jeito de falar, eu falo engêsa, mas conheço muita gente que fala engésa, e pra mim, isso é normal, pois as pessoas conseguem fazer serem entendidas, não sei onde vc viu bairrismo na minha resposta...........

[]'s

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Só pra constar, aqui na minha região sempre ouvi todos falaram Engésa

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Citação Postado originalmente por Keko - CJ5

[ ]´s
    Aqui também é... O ENGÉSA

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    [ ]´s
    Aqui também é... O ENGÉSA
    Blz , então tentem falar :
    - Tem um Engesa na minha Empresa , e uso pra contornar a Represa .

Todos usam a mesma regra da língua , apesar de Engesa ser nome de produto e com isso não usar regra e sim como o dono do nome quer que use ...
    Ex. :
    Petrobras , tinha acento para acompanhar a regra que toda oxítona terminada em a, e , o seguida ou não de s tem acento (Petrobrás) , mas para uso internacional ficou inviável . Sem acento o correto seria falar Pe-tro-bras com tro como a sílaba mais forte , mas isso descaracteriza o produto e todos sabem como é chamada ...

[]s complicando um pouquinho + , hehehe ...
    [/b]
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ... mas para uso internacional ficou inviável . Sem acento o correto seria falar Pe-tro-bras com tro como a sílaba mais forte , mas isso descaracteriza o produto e todos sabem como é chamada ...
    Eduardo,
    Bom exemplo, esse. Apenas pegando um gancho no exemplo, você se lembra da celeuma quando se cogitou da troca do nome para PetroBrax? Todos os nacionalistas diziam que era coisa de neo-liberal, e que estavam preparando a empresa para "entrega ao capital especulativo internacional", etc., etc..
    Na realidade não era nada disso. O "pobrema" era de puro marketing. Em inglês, a nossa querida PetrobrÁs é pronunciada como "PitrobrÁ", o que para os gringos soa Petrosutiã . Como, ao final da gritaria, nada mudou, continuamos com um produto com nome que gera risos no exterior.
    Já pensou o frentista do posto perguntando: E aí "dotô", vai colocar Petrosutiã Premium no tanque da Jabiraca? Que tal lubrificar motor do seu jipe com o mais novo Turbosutiã, ou Lubosutiã?
    Jamais teremos um campeão de vendas no exterior, a exemplo de Mobil, Havoline, etc. Pelo menos, os produtos tem qualidade. O nome...
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Pois agora.... tem gente que fala Tróller outros Trôller, uns falam Passáti outros Passá, uns falam Cálibra outros Calíbra.... nem falar nos GENERAL GRABER ao invés de DJENERAL GREIBER...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem