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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Pedro
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    Question Rolamentos do munhão




    Nação Engeseira e pessoall,
    Não achei nada específico sobre o eixo dianteiro Dana 30 do Engesa e
    queria saber quais os "sintomas" na dirigibilidade da viatura quando os
    rolamentos do munhão estão detonados...
    É complicado trocá-los? Tem aqueles calços na parte inferior e não sei como
    é o esquema de regulagem...Alguém sabe informar um tutorial diagnóstico e manutenção?
    Abraço a todos
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #2
    Nada complicado de trocar!São 4 rolamentos no total com um custo na media de 50 reais cada.Normalmente os problemas começam com ele roncando que para nosso carro não faz diferença pois não escutamos, depois ele provoca folga na roda e vc regula e o mesmo desregula rapidamente, da problema na Cambagem do carro também.Para tirar vc tira rola livre, depois uma trava, uma porca, uma arruela, outra porca, arruela e outro rolamento.Lava tudo direitinho, coloca graxa e na hora do aperto que ta o segredo pois tem uma regulagem que não sei explicar, recomendo que nesta hora vc peça ajudo quem tem experiência.Depois que vc tira roda livre tem um anel trava que vc deve utilizar um alicate especial para destravar tudo.



    Boa sorte
    Arquivos Anexos

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro
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    Marcos,
    Refiro-me aos rolamentos do munhão, as peças de 13 a 20 da vista explodida...
    O procedimento que vc descreveu refere-se aos dois rolamentos de roda, correto??
    Se não, eu não entendí p.;.. nenhuma
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #4
    Vc esta certo!Desculpa!
    Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
    Boa sorte e depois conta como foi

  • #5
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Existem mancais de aço que substituem esses rolamentos, mas parece-me que endurecem um puco a direção, de acordo com relatos da galera aqui do fórum.

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Citação Postado originalmente por Marco Saldanha Ver Post
    Vc esta certo!Desculpa!
    Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
    Boa sorte e depois conta como foi

    Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim, porque tem freio a disco, os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.
    E necessário o uso de uma balança, do tipo puxa e pesa,que deverá virar o munhão com aproximadamente 6 kl após montado.


    Capiche...
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro
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    Citação Postado originalmente por rodrigo camper Ver Post
    Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim porque tem freio a disco os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.
    Fala mais Rodrigo, fala mais
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
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