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  • #1
    Usuário Avatar de Pedro
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    Question Rolamentos do munhão




    Nação Engeseira e pessoall,
    Não achei nada específico sobre o eixo dianteiro Dana 30 do Engesa e
    queria saber quais os "sintomas" na dirigibilidade da viatura quando os
    rolamentos do munhão estão detonados...
    É complicado trocá-los? Tem aqueles calços na parte inferior e não sei como
    é o esquema de regulagem...Alguém sabe informar um tutorial diagnóstico e manutenção?
    Abraço a todos
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #2
    Nada complicado de trocar!São 4 rolamentos no total com um custo na media de 50 reais cada.Normalmente os problemas começam com ele roncando que para nosso carro não faz diferença pois não escutamos, depois ele provoca folga na roda e vc regula e o mesmo desregula rapidamente, da problema na Cambagem do carro também.Para tirar vc tira rola livre, depois uma trava, uma porca, uma arruela, outra porca, arruela e outro rolamento.Lava tudo direitinho, coloca graxa e na hora do aperto que ta o segredo pois tem uma regulagem que não sei explicar, recomendo que nesta hora vc peça ajudo quem tem experiência.Depois que vc tira roda livre tem um anel trava que vc deve utilizar um alicate especial para destravar tudo.



    Boa sorte
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  • #3
    Usuário Avatar de Pedro
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    Marcos,
    Refiro-me aos rolamentos do munhão, as peças de 13 a 20 da vista explodida...
    O procedimento que vc descreveu refere-se aos dois rolamentos de roda, correto??
    Se não, eu não entendí p.;.. nenhuma
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #4
    Vc esta certo!Desculpa!
    Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
    Boa sorte e depois conta como foi

  • #5
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Existem mancais de aço que substituem esses rolamentos, mas parece-me que endurecem um puco a direção, de acordo com relatos da galera aqui do fórum.

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Citação Postado originalmente por Marco Saldanha Ver Post
    Vc esta certo!Desculpa!
    Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
    Boa sorte e depois conta como foi

    Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim, porque tem freio a disco, os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.
    E necessário o uso de uma balança, do tipo puxa e pesa,que deverá virar o munhão com aproximadamente 6 kl após montado.


    Capiche...
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro
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    Citação Postado originalmente por rodrigo camper Ver Post
    Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim porque tem freio a disco os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.
    Fala mais Rodrigo, fala mais
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
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  • #8
    Usuário Avatar de Pedro
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    Putz,
    Achei este tópico do Leopoldo, o negocio não tem cara de ser simples....
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
    Mas estou querendo saber se dá shimmy, como saber se os rolamentos do munhão
    tão bichados...
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
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  • #9
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    AMIGO RODRIGO CAMPER

    Acho que vc deve estar enganado , ou eu , pois o peso deve ficar no máximo 2kg para girar o munhão .

    E como o CAVESO falou , eu coloquei estes MANCAIS DE MUNHÃO no lugar dos rolamentos , e estou ficando desconfiado que são eles que estão impedindo do volante voltar a posição normal qdo dobro uma esquina . Vou recolocar os rolamentos de novo para ver se este problema será resolvido . qdo tiver trocado , posto aqui o que aconteceu .

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!

    Conforme o CAVASO escreveu, o guilhermeabreu citou e eu "bisen idem", são dois Kg de peso com aquelas balanças de mão, (se não me engano, também chama-se dinamômetro).

    No munhãi são três rolamentos, sendo dois superiores e um inferior, sendo que o inferior tem como ponto de apoio ao cubo, um "toquinho" com 4 parafusos.

    Os dois superiores, são fixados pos um parafuso passante, para retira-lo, tem que retirar a manga de eixo e retirar o semi-eixo, facilitando assim em muito o serviço, sem contar que os dedos agradecem!!!

    No meu Engesa, coloquei os mancais, não notei qualquer diferença em relação às manobras, mais mantenho constantemente engraxado (sem vazar muita graxa).

    Caro guilhermeabreu, tem que verificar o cáster (eu acho que é esse o nome), pois se retrabalhou a altura da suspensão, ocorre esse problema, sei pois já passei por isso, tem que rotacionar os munhões para que isso não ocorra mais.

    Segue algumas fotos dos mancais. (não sei de quem são, mais é por uma boa causa, me ajudou muito)

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -engesa-munhao-1.jpg   -engesa-munhao-2.jpg   -engesa-munhao-3.jpg   -engesa-munhao-4.jpg   -engesa-munhao-5.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Mais algumas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -engesa-munhao-6.jpg   -engesa-munhao-7.jpg   -engesa-munhao-8.jpg   -engesa-munhao-9.jpg  

  • #12
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    GRANDE AMIGO KIM

    Estou , ou tenho que ficar igual a JÓ o cara mais calmo do mundo , pq este volante meu já esta me tirando do sério .

    Vc já me falou do CÁSTER , que modifica qdo elevamos nossos carros , mas não é o meu caso , coloquei 4 molas novas compradas na ROTA 4x4 , as dianteiras do ENGESA GM6 bocas , pois o meu é o MWM que tem o mesmo peso , 3 meses após , as 4 arrearam e ficaram como se eu não tivesse trocado nenhuma mola .

    O RICARDO CAMPER me sugeriu de eu colocar o CORAÇÃO VALENTE na máquina de alinhamento que sai aquele papel com a leitura de com esta o alinhamento do carro , para poder interpretar melhor e poder dar um diagnóstico mais preciso , achei ótima a idéia , vou ver se faço ísto amanhã . Assim fica mais fácil de dizer se é problema do CÁSTER ou CONVERGENCIA ou CAMBER ou INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE .

    Posto aqui o resultado para ver se chegaremos a uma conclusão .

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