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Convex Datacenter
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  • #13
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    Muito obrigado pela juda!
    Ficarei aguardando as fotos com os pontos principais a serem trabalhados nesta adaptação, enquanto isto irei verificar no forum as dicas que você informou!

    O meu objetivo é de mudar o freio, para um freio muito mais eficiente e eu pretendo fazer o serviço (eu mesmo) seguindo as suas dicas.
    Cansei de gastar dinheiro com "mexanicos"!

    Abraços e boa viagem!

  • #14
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    rub, não modifiquei o freio traseiro não, continua tudo original. Tenho fotos do processo de modificação, só preciso organizar isso e postar os principais pontos aqui. Não me comprometo a fazer isso nesta semana, pois estou bastante enrolado, inclusive vou viajar nesta 6ª feira. Mas semana que vem acho que consigo postar algo por aqui sim.

    Enquanto isso, se quiser ir dando uma olhada, tem um tópico aqui mesmo nesta seção chamado "Pinças S10 no munhã Engesa" (ou algo parecido com isso). Lá tem fotos e descrições de outros colegas que adaptaram o mesmo sistema.

    Opa!!!

    O tópico é esse mesmo, fui eu quem o fez!!!

    Lá tem bastante material, inclusive umas idéias melhores que as que tive.

    Abraços e bom serviço.

    Kim.

  • #15
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    27/05/2003
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    X2 + bola D44.

    Olha em fotim da minha assinatura, lá pro final tem as fotos da montagem do freio e troca da bola.
    entao X3!!
    E também coloquei a pinça da kombi na traseira + discos da SBD, depois que montei o flutuante!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #16
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    Kim, boa noite!

    Realmente tem bastante informações!
    Ficarei aguardando na semana que vem as fotos para que eu possa iniciar as adapatações e eliminar o medo de frear e a viatura não parar!

    Como que você fez para resolver o problema do acionamento da embreagem?

    Rub

  • #17
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Rub!

    Se quiser mais fotos, clique em fotim na minha assinatura.

    Sobre a embreagem, o que quer saber?

  • #18
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    04/11/2005
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    Kim,

    Em relação a embreagem, como você sabe, a embreagem da Camper é muito pesada de ficar acionando a todo momento.
    Aqui em São Paulo, neste transito caótico a perna sofre.

    Daí como eu vi que você estava com o mesmo problema, gostaria se possível de saber como você resolveu.
    Você adaptou embregaem hidraulica?
    Você aumentou a haste de acionamento que fica perto da caixa seca?
    Você mudou a pedaleira?

    É somente isso que eu gostaria de saber para ter uma idéia do que eu preciso fazer para amenizar o problema da minha.

    Obrigado!
    Rub

  • #19
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Rub!

    Vamos partir do principio que a Camper e o Engesa tem o mesmo tipo de acionamento de embreagem, ou seja chevrolet.

    O meu jipe estava com a embreagem muito dura no seu acionamento, a primeira coisa que fiz, foi providenciar a troca do cabo.

    Na primeira semana uma maravilha, na segunda, meia boca, na terceira...
    rompeu o encosto do conduinte do cabo que fica um pouco acima do acelerador.

    Caramba, o acionamento estava muito pesado.

    Então, desmontei tudo, e analisando, observei que o conjunto de cabo ao sair da carroceria, fazia uma volta muito grande (barriga), chegando perto do escapamento para então ir ao acionador.

    Como já estava tudo perdido mesmo, retirei o cabo e o desmontei, cortando a ponta que vai no acionador ao lado do motor.

    Separado em conduite e condutor, montei o conduite e, obsevei que para ele ficar sem a "barriga" mais com flexibilidade, poderia retirar dele uns 10cm, sem contar que ficaria longe do escapamento. (dentro entre o conduite e condutor há um caninho de plástico)

    Então retirei a ponta que "calça" no acionamento (uma aba) com um alicate (é roscada ao conduite) e o cortei os 10cm.

    Montei o conduite e condutor, montei na parte interna do jipe, coloquei no sistema da acionamento, mais aí é que estava o problema, o cabo não tinha mais a "bolinha" na ponta, bem como a ponta estava bem mais para baixo, devido ao encurtamento da capa.

    Comprei uma abraçadeira tipo grampo (aquela de cabo de aço) mais bem pequena (a porca é para chave 6mm).

    Travei o acionamento da embreagem com uma ferramenta e coloquei duas abraçadeira, uma com a ponta ao lado oposta da outra, para assim ter certeza que não ficaria na mão.

    Foram presas em uma medida pré estabelecida que seria aproximadamente 0,5cm acima do ponto 0 que aciona a embreagem.

    Tudo montado, fiz o "afinamento" da embreagem no varão de rosca, e fui testar.

    Qual não foi a minha surpresa...

    Mesmo com o cabo velho, era possível fazer o acionamento da embreagem com a mão, mesmo fazendo um pouco de força, acionava o que antes era feito com os dois pés.

    O cabo de embreagem é o da D10

    Abraços.

    Kim.

  • #20
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    10/03/2008
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    Bom dia, Rub

    o servo freio é o original da camper. Abra o mesmo numa especializada e mande fazer a manutençãpo, pois o cilindro pode estar enferrujado e as borrachas furadas e ressecadas.
    abraços
    caribé

  • #21
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    RUB

    O FLUTUANTE que estou colocando na traseira é o da ENFER , comprado na ROTA 4X4 , paguei no KIT BÁSICO R$950,00 .

    É muito fácil de colocar freio a disco na traseira , aí em SAMPA tem trucentos caras que fazem ísto muito bem , a adaptação é coisa muito simples , coisa de um dia de serviço . Aconselho a colocar logo um FLUTUANTE pq aí vc fica tranquilo para o resto da sua vida , ainda mais se vc colocar pneus 33" ou maiores , eu já quebrei uma bengala ( semi-eixo ) e a roda caiu , NUNCA QUERO PASSAR POR ÍSTO DE NOVO .

    As fotos do freio a disco da BAND na dianteira , tem no frota 4x4 com o título : ENGESA E4 87 : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

    Na frente quase que não houve adaptação , não fiz trabalho nenhum de tornearia no munhão , APENAS FOI CONFECCIONADO UMA FLANGE com a furação para parafusar no olhal original do munhão , e feito duas furações mais externa e mais aberta para parafusar as pinças da BAND , vc olhando parece que é original sem adaptação .

    Em foto vc não ve com muita facilidade , PQ VC NÃO VAI AO NOSSO ENCONTRO NO DIA 1º DE MAIO EM IBITIPOCA , lá vc vai ver as minhas adaptações e de muitos outros tb , e conhecer a galera toda .

    Já na traseira já esta tudo comprado , só falta chegar o KIT BÁSICO para colocar , aí tiro fotos tb e posto aqui .

    A embreagem , coloquei o SISTEMA HIDRÁULICO DA BAND tb , acredito que na CAMPER tb ficaria bom , sendo que o espaço na CAMPER alí , é realmente um pouco apertado para caber o cilindro superior com o reservatório de óleo do sistema hidráulico , mas se vc colocar a cuíca da BAND , deve caber tudo e ficará com um sistema de freio e embreagem da BAND que é bem dimensionado para nossos carros ( ENGESA / CAMPER ) . Estou muito satisfeito com o meu , ainda mais colocando freio a disco na traseira da D-20 com pinças da S-10 . O meu já tem freio a disco na traseira , mas é com pinça do KADETT= GOLF = TEMPRA , FREIA BEM MAS GASTA A PASTILHA COM MUITA RAPIDEZ , por ísto que estou embrutecendo mais ainda e NUNCA MAIS VOU PENSAR EM MELHORAR FREIO DO ENGESA , POIS FICARÁ SUPER-SUPER DIMENSIONADO , e baixa manuteção .
    O RERINSON , tem esta configuração de freio no dele , DIGO : são os 4 freios da BAND COM DISCO E PINÇAS DELA , e ele esta muitíssimo satisfeito , e eu tb tenho certeza que valerá o investimento feito , como vc mesmo diz que : NÃO DÁ PARA ANDAR E CONFIAR NAS FREADAS COM OS FREIOS ORIGINAIS , LOGO , NÃO PASSA SEGURANÇA , e na TV , estamos cansados de ver acidentes horrorosos , e tendo um carro mais confiável é outra coisa . Sou médico e trabalho em PROTO SOCORRO .

    LOGO : " SEGURANÇA EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR " , NÃO ABRO MÃO DISTO .

    E aconselho a todos que estão lendo este tópico , COLOQUEM EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA E UM BOM FREIO EM SUAS VIATURAS . AINDA MAIS SE UTILIZAM PNEUS 33" OU MAIORES .
    4X4 Brasil

  • #22
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    Guilherme,

    Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
    Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
    Segurança em primeiro lugar!!!

    Estou muito interessado nesta configuração.
    Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda.

    Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
    Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
    É fácil fazer a instalação?

    Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
    Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

    Abraços.
    4X4 Brasil

  • #23
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Guilherme,

    Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
    Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
    Segurança em primeiro lugar!!!

    Estou muito interessado nesta configuração.
    Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda
    .

    Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
    Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
    É fácil fazer a instalação?

    Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
    Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

    Abraços.

    Opa!!!!

    Vamos às fotos!

    Quando se coloca o disco da D20, estes tem a medida semelhante à medida
    dos discos do engesa.

    A pinça é um pouco mais baixa, quando colocadas lado a lado, porém, o pistão é maior (aumento de força para o atrito de pastilha), bem como a área de atrito é maior, pois o tamanho das pastilhas são bem diferentes.

    Usando as pinças da S10 4x2, fica com um bom espaço entre pinça e roda, as pinças da 4x4, acho que nem cabe.

    Na segunda foto, observe que a pinça ficou uniforme com o espelho protetor.

    Na última foto que coloco, mostra a roda BBS 15", se ampliar, verá como ficou pinça.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00346.jpg   -dsc00342.jpg   -dsc00348.jpg   -dsc00349.jpg  
    4X4 Brasil

  • #24
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    CARO RUB

    Acho que o disco da D-20 tem diametro menor do que o da BAND , por ísto que falei que o disco da D-20 ficaria mais folgado , ou seja , teria mais espaço para colocar a pinça da S-10 sem raspar na roda aro 15 .

    No meu ENGESA tenho o disco e pinça da BAND na frente e rodas BBS 15" X 10" iguais a s do KIM , tive que raspar um pouco as pinças da BAND nada que comprometesse a resistencia , mas ficou tão próximo da roda que não da nem para passar um cabelo de sapo . Reafirmando : por ísto que recomendo o disco da D-20 com pinças da S-10 , pq eu acho , NÃO MEDI , mas agora ACABEI DE MEDIR O DIAMETRO do disco da D-20 que já comprei para colocar na traseira , ele tem 284 mm de diametro , e MEDI TB o diametro do disco da BAND que tenho na frente , ele tem 319 mm de diametro , LOGO : O DISCO DA D-20 é 3,5 cm menor no diametro do que o disco da BAND , então REFORÇO A RECOMENDAÇÃO DE QUE O DISCO DA D-20 TERÁ FOLGA PARA COLOCAR AS PINÇAS DA S-10 SEM ROÇAR NAS RODAS DE LIGA COM DIAMETRO DE 15" , ÍSTO É : PODE COLOCAR OS DISCOS DA D-20 COM PINÇAS DA S-10 SEM SUSTO DE ROÇAR NAS RODAS DE 15" .

    Como já disse tenho disco da BAND e pinças da BAND com rodas de liga aro 15" e não devo trocar pq estão funcionando sem roçar , MAS ESTÁ MUITO PRÓXIMO DAS RODAS , mas com os discos da D-20 E PINÇAS DA S-10 ficará com espaço de folga .

    Coloquei por um acaso o BLOQUEIO DE ESCORREGAMENTO LIMITADO DE 75% tb chamado de TRAÇÃO POSITIVA ou LSD ou POSITRAÇÃO na traseira . A instalação é simples , apenas vc troca a caixa satélite uma pela outra , ou seja , tira a sua e coloca outra que tem este tipo de bloqueio .

    OUTRA : Estou igual a pinto no lixo , acabei de colocar o AR CONDICIONADO , está gelando igual a um FREESER , vou pra IBITIPOCA GELADINHO .
    4X4 Brasil

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