Powered by vBulletin

Substituição dos Freios para a Camper

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/04/2008, 08:49
    rub
    Muito obrigado pela juda!
    Ficarei aguardando as fotos com os pontos principais a serem trabalhados nesta adaptação, enquanto isto irei verificar no forum as dicas que você informou!

O meu objetivo é de mudar o freio, para um freio muito mais eficiente e eu pretendo fazer o serviço (eu mesmo) seguindo as suas dicas. :-)
    Cansei de gastar dinheiro com "mexanicos"!

Abraços e boa viagem!
  • 17/04/2008, 11:45
    Kim
    Citação:

Postado originalmente por fpandur Ver Post
    rub, não modifiquei o freio traseiro não, continua tudo original. Tenho fotos do processo de modificação, só preciso organizar isso e postar os principais pontos aqui. Não me comprometo a fazer isso nesta semana, pois estou bastante enrolado, inclusive vou viajar nesta 6ª feira. Mas semana que vem acho que consigo postar algo por aqui sim. ;-)

Enquanto isso, se quiser ir dando uma olhada, tem um tópico aqui mesmo nesta seção chamado "Pinças S10 no munhã Engesa" (ou algo parecido com isso). Lá tem fotos e descrições de outros colegas que adaptaram o mesmo sistema. :concordo:

Opa!!!

O tópico é esse mesmo, fui eu quem o fez!!!

Lá tem bastante material, inclusive umas idéias melhores que as que tive.

Abraços e bom serviço.

Kim.
  • 17/04/2008, 18:54
    Angelo T. P.
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    X2 + bola D44.

Olha em fotim da minha assinatura, lá pro final tem as fotos da montagem do freio e troca da bola.

entao X3!! :mrgreen:
    E também coloquei a pinça da kombi na traseira + discos da SBD, depois que montei o flutuante!
  • 17/04/2008, 20:43
    rub
    Kim, boa noite!

Realmente tem bastante informações!
    Ficarei aguardando na semana que vem as fotos para que eu possa iniciar as adapatações e eliminar o medo de frear e a viatura não parar!

Como que você fez para resolver o problema do acionamento da embreagem?

Rub
  • 17/04/2008, 21:54
    Kim
    Caro Rub!

Se quiser mais fotos, clique em fotim na minha assinatura.

Sobre a embreagem, o que quer saber?
  • 18/04/2008, 07:47
    rub
    Kim,

Em relação a embreagem, como você sabe, a embreagem da Camper é muito pesada de ficar acionando a todo momento.
    Aqui em São Paulo, neste transito caótico a perna sofre.

Daí como eu vi que você estava com o mesmo problema, gostaria se possível de saber como você resolveu.
    Você adaptou embregaem hidraulica?
    Você aumentou a haste de acionamento que fica perto da caixa seca?
    Você mudou a pedaleira?

É somente isso que eu gostaria de saber para ter uma idéia do que eu preciso fazer para amenizar o problema da minha.

Obrigado!
    Rub
  • 18/04/2008, 09:12
    Kim
    Caro Rub!

Vamos partir do principio que a Camper e o Engesa tem o mesmo tipo de acionamento de embreagem, ou seja chevrolet.

O meu jipe estava com a embreagem muito dura no seu acionamento, a primeira coisa que fiz, foi providenciar a troca do cabo.

Na primeira semana uma maravilha, na segunda, meia boca, na terceira...
    rompeu o encosto do conduinte do cabo que fica um pouco acima do acelerador.

Caramba, o acionamento estava muito pesado.

Então, desmontei tudo, e analisando, observei que o conjunto de cabo ao sair da carroceria, fazia uma volta muito grande (barriga), chegando perto do escapamento para então ir ao acionador.

Como já estava tudo perdido mesmo, retirei o cabo e o desmontei, cortando a ponta que vai no acionador ao lado do motor.

Separado em conduite e condutor, montei o conduite e, obsevei que para ele ficar sem a "barriga" mais com flexibilidade, poderia retirar dele uns 10cm, sem contar que ficaria longe do escapamento. (dentro entre o conduite e condutor há um caninho de plástico)

Então retirei a ponta que "calça" no acionamento (uma aba) com um alicate (é roscada ao conduite) e o cortei os 10cm.

Montei o conduite e condutor, montei na parte interna do jipe, coloquei no sistema da acionamento, mais aí é que estava o problema, o cabo não tinha mais a "bolinha" na ponta, bem como a ponta estava bem mais para baixo, devido ao encurtamento da capa.

Comprei uma abraçadeira tipo grampo (aquela de cabo de aço) mais bem pequena (a porca é para chave 6mm).

Travei o acionamento da embreagem com uma ferramenta e coloquei duas abraçadeira, uma com a ponta ao lado oposta da outra, para assim ter certeza que não ficaria na mão.

Foram presas em uma medida pré estabelecida que seria aproximadamente 0,5cm acima do ponto 0 que aciona a embreagem.

Tudo montado, fiz o "afinamento" da embreagem no varão de rosca, e fui testar.

Qual não foi a minha surpresa...

Mesmo com o cabo velho, era possível fazer o acionamento da embreagem com a mão, mesmo fazendo um pouco de força, acionava o que antes era feito com os dois pés.

O cabo de embreagem é o da D10

Abraços.

Kim.
  • 18/04/2008, 09:59
    arthur caribe
    Bom dia, Rub

o servo freio é o original da camper. Abra o mesmo numa especializada e mande fazer a manutençãpo, pois o cilindro pode estar enferrujado e as borrachas furadas e ressecadas.
    abraços
    caribé
  • 19/04/2008, 01:11
    guilhermeabreu
    RUB

O FLUTUANTE que estou colocando na traseira é o da ENFER , comprado na ROTA 4X4 , paguei no KIT BÁSICO R$950,00 .

É muito fácil de colocar freio a disco na traseira , aí em SAMPA tem trucentos caras que fazem ísto muito bem , a adaptação é coisa muito simples , coisa de um dia de serviço . Aconselho a colocar logo um FLUTUANTE pq aí vc fica tranquilo para o resto da sua vida , ainda mais se vc colocar pneus 33" ou maiores , eu já quebrei uma bengala ( semi-eixo ) e a roda caiu , NUNCA QUERO PASSAR POR ÍSTO DE NOVO .

As fotos do freio a disco da BAND na dianteira , tem no frota 4x4 com o título : ENGESA E4 87 : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Na frente quase que não houve adaptação , não fiz trabalho nenhum de tornearia no munhão , APENAS FOI CONFECCIONADO UMA FLANGE com a furação para parafusar no olhal original do munhão , e feito duas furações mais externa e mais aberta para parafusar as pinças da BAND , vc olhando parece que é original sem adaptação .

Em foto vc não ve com muita facilidade , PQ VC NÃO VAI AO NOSSO ENCONTRO NO DIA 1º DE MAIO EM IBITIPOCA , lá vc vai ver as minhas adaptações e de muitos outros tb , e conhecer a galera toda .

Já na traseira já esta tudo comprado , só falta chegar o KIT BÁSICO para colocar , aí tiro fotos tb e posto aqui .

A embreagem , coloquei o SISTEMA HIDRÁULICO DA BAND tb , acredito que na CAMPER tb ficaria bom , sendo que o espaço na CAMPER alí , é realmente um pouco apertado para caber o cilindro superior com o reservatório de óleo do sistema hidráulico , mas se vc colocar a cuíca da BAND , deve caber tudo e ficará com um sistema de freio e embreagem da BAND que é bem dimensionado para nossos carros ( ENGESA / CAMPER ) . Estou muito satisfeito com o meu , ainda mais colocando freio a disco na traseira da D-20 com pinças da S-10 . O meu já tem freio a disco na traseira , mas é com pinça do KADETT= GOLF = TEMPRA , FREIA BEM MAS GASTA A PASTILHA COM MUITA RAPIDEZ , por ísto que estou embrutecendo mais ainda e NUNCA MAIS VOU PENSAR EM MELHORAR FREIO DO ENGESA , POIS FICARÁ SUPER-SUPER DIMENSIONADO , e baixa manuteção .
    O RERINSON , tem esta configuração de freio no dele , DIGO : são os 4 freios da BAND COM DISCO E PINÇAS DELA , e ele esta muitíssimo satisfeito , e eu tb tenho certeza que valerá o investimento feito , como vc mesmo diz que : NÃO DÁ PARA ANDAR E CONFIAR NAS FREADAS COM OS FREIOS ORIGINAIS , LOGO , NÃO PASSA SEGURANÇA , e na TV , estamos cansados de ver acidentes horrorosos , e tendo um carro mais confiável é outra coisa . Sou médico e trabalho em PROTO SOCORRO .

LOGO : " SEGURANÇA EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR " , NÃO ABRO MÃO DISTO .

E aconselho a todos que estão lendo este tópico , COLOQUEM EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA E UM BOM FREIO EM SUAS VIATURAS . AINDA MAIS SE UTILIZAM PNEUS 33" OU MAIORES .
  • 19/04/2008, 09:11
    rub
    Guilherme,

Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
    Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
    Segurança em primeiro lugar!!!

Estou muito interessado nesta configuração.
    Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda.

Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
    Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
    É fácil fazer a instalação?

Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
    Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

Abraços.
  • 19/04/2008, 12:09
    Kim
    4 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por rub Ver Post
    Guilherme,

Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
    Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
    Segurança em primeiro lugar!!!

Estou muito interessado nesta configuração.
    Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda
    .

Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
    Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
    É fácil fazer a instalação?

Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
    Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

Abraços.

Opa!!!!

Vamos às fotos!

Quando se coloca o disco da D20, estes tem a medida semelhante à medida
    dos discos do engesa.

A pinça é um pouco mais baixa, quando colocadas lado a lado, porém, o pistão é maior (aumento de força para o atrito de pastilha), bem como a área de atrito é maior, pois o tamanho das pastilhas são bem diferentes.

Usando as pinças da S10 4x2, fica com um bom espaço entre pinça e roda, as pinças da 4x4, acho que nem cabe.

Na segunda foto, observe que a pinça ficou uniforme com o espelho protetor.

Na última foto que coloco, mostra a roda BBS 15", se ampliar, verá como ficou pinça.

Abraços.

Kim.
  • 19/04/2008, 19:16
    guilhermeabreu
    CARO RUB

Acho que o disco da D-20 tem diametro menor do que o da BAND , por ísto que falei que o disco da D-20 ficaria mais folgado , ou seja , teria mais espaço para colocar a pinça da S-10 sem raspar na roda aro 15 .

No meu ENGESA tenho o disco e pinça da BAND na frente e rodas BBS 15" X 10" iguais a s do KIM , tive que raspar um pouco as pinças da BAND nada que comprometesse a resistencia , mas ficou tão próximo da roda que não da nem para passar um cabelo de sapo . Reafirmando : por ísto que recomendo o disco da D-20 com pinças da S-10 , pq eu acho , NÃO MEDI , mas agora ACABEI DE MEDIR O DIAMETRO do disco da D-20 que já comprei para colocar na traseira , ele tem 284 mm de diametro , e MEDI TB o diametro do disco da BAND que tenho na frente , ele tem 319 mm de diametro , LOGO : O DISCO DA D-20 é 3,5 cm menor no diametro do que o disco da BAND , então REFORÇO A RECOMENDAÇÃO DE QUE O DISCO DA D-20 TERÁ FOLGA PARA COLOCAR AS PINÇAS DA S-10 SEM ROÇAR NAS RODAS DE LIGA COM DIAMETRO DE 15" , ÍSTO É : PODE COLOCAR OS DISCOS DA D-20 COM PINÇAS DA S-10 SEM SUSTO DE ROÇAR NAS RODAS DE 15" .

Como já disse tenho disco da BAND e pinças da BAND com rodas de liga aro 15" e não devo trocar pq estão funcionando sem roçar , MAS ESTÁ MUITO PRÓXIMO DAS RODAS , mas com os discos da D-20 E PINÇAS DA S-10 ficará com espaço de folga .

Coloquei por um acaso o BLOQUEIO DE ESCORREGAMENTO LIMITADO DE 75% tb chamado de TRAÇÃO POSITIVA ou LSD ou POSITRAÇÃO na traseira . A instalação é simples , apenas vc troca a caixa satélite uma pela outra , ou seja , tira a sua e coloca outra que tem este tipo de bloqueio .

OUTRA : Estou igual a pinto no lixo , acabei de colocar o AR CONDICIONADO , está gelando igual a um FREESER , vou pra IBITIPOCA GELADINHO .
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:08.