x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1

    Ajude um quase Engeseiro perdido!




    Salve PessoALL

    Comprei meu Fase I com motor Ford 6cc e caixa de opala, sem diferencial dianteiro. Após quase 1 ano agüentando as enrolações do mecânico, trouxe o Engesa pra casa e coloquei a mão na massa.
    Consegui colocar montar um Q20B mudando o suporte e calços do motor, em cima dos coxins da F4000 (redondos), acho que ficou muito bom. Só tive que cortar a lataria para caber o motor de arranque. Consegui também uma Clark 240v que já instalei sem dificuldades, apenas alterando ligeiramente a posição da travessa que sustenta a caixa.
    Estou terminando de colocar o eixo dianterio de Toy Band (ainda não não sei a relação). Consegui comprar de barbada em uma viagem que fiz a São Paulo. Ele veio com freio a tambor, mas já vi por aqui o preço do kit de freio a disco e não fica caro, além de ser pnp.

    Minhas dúvidas:

    - Procurei aqui pela região uma t-case original mas não encontrei. Existe outra opção para jogar tração para dianteira? Não preciso de redução.
    - Supondo que o eixo traseiro seja um Dana44 (não tenho certeza) existe alguma relação para ele que seja igual ao do Toyota? Se não, é arriscado quebrar alguma coisa usando as relações dianteria/traseira ligeiramente diferentes? Ou terei que comprar outro eixo de Toy Band?

    Grato!

  • #2
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Se as relações forem iguais você pode usar sem problemas.

    Quanto à transferência, você precisa de uma sim. Se não precisa de reduzida, compre uma do engesa fase II (dentes helicoidais) e ficará bem servido.

    No que mais puder ajudar é só chamar

  • #3
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Fala Tcherenato,

    Entre no site www.camper.com.br lá vc encontra essa cx de tranferencia do engesa, pois o pessoal das Camper's estão colocando o cambio e a redução das Hilux.

    []'s s/comissão

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Renato, originalmente o engesa usa DANA30 (8x39=4.875) na frente e DANA44 (9x44=4.889) na traseira, porem a relação de diferêncial é praticamente a mesma.
    Já o diferêncial de Band deve ser longo, algo como 3.7 (à confirmar), se o valor for este vc poderá trocar a relação do diferêncial traseiro para 11x41 (3.727).
    O mais correto seria trocar o diferêncial traseiro por outro da band.

    A seguir segue uma tabela com as relações de coroa e pinhão para DANA44 :

    09x53 = 5,89 ;
    08x43 = 5,38 ;
    09x44 = 4,89 ;
    11x47 = 4,27 ;
    11x45 = 4,09 ;
    12x47 = 3,92 ;
    11x41 = 3,73 ;
    13x46 = 3,54 ;
    13x43 = 3,31 ;
    14x43 = 3,07

  • #5
    Obrigado a todos pelas respostas.
    Realmente no site Camper existem T-case para negócio. Boa dica!
    Quanto às relações dos diferenciais, pelo que sei a Band só tem 2, mas não sabia que os Dana44 tinham essas várias opções. Preciso descobrir qual a relação tenho aqui para achar uma mais parecida para colocar no Dana44. Valeu a dica.
    Existe alguma forma de identificar visualmente se o meu eixo traseiro é um Dana44? Alguém teria o catálogo deste eixo com a visão explodida dos componentes?
    Vendo outro tópico sobre molas para suportar o Q20B, decidi por adquirir as molas da Rota, já que parece a decisão mais acertada.
    Alguém que tenha o Q20B no bruto poderia me dizer qual a melhor opção para radiador? Será que o original do Engesa agüenta, já que tem 3 colméias? Eu tinha este Q20B em uma Veraneio/GM e estava com um radiador bem maior, mas além do espaço para instalar um radiador no Engesa ser bem menor, ainda tem a caixa do setor de direção que coloquei com assistência hidráulica, do opala (ZH).
    Por falar em DH, ao montar a caixa de direção ontem, me surgiu uma dúvida: qual é a entrada e qual é a saída da bomba? Um buraco é maior que o outro. O flexível de saída da bomba (alta pressão) casa certinho com o buraco maior da caixa de direção. É este mesmo o correto?

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Usa radiador da D10/20
    Qto a relação , a band só tem 2 msm , melhor entrar no tópico das bands pra ver quias são , uma se não me engano é 37X9 , é a curta ... nem anda com relações diferentes que vai dar golpes no chassi , mesmo na terra ...

    abs ...
    Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    The,

    por acaso vc é Therniakowisch ( sei lá se é assim que escreve ) se é a chance de vc ser um conheciso meu é grande....

    em relação a colocar a t-case da camper ou FII, acho uma decisão bem acertada, pois tenho uma FI que é tão valente quanto a FII mais o barulho é muuuuuito chato. De primeiro vc acha clássico, característica engraçada do carro, mais depois de um tempo vc fica louco com ele....

    quanto a a sua "mistureba" de eixos ( toyota e engesa ) 2 coisas me incomodam: Primeira: os eixos da TOYOTA são mais estreitos e o seu carro deve estar sem geometria... o que não é legal. Tenta batalhar um traseiro da Toy - se for flutuante melhor ainda....
    Segunda: me sogro colocou em sua camper que inicialmente era 4x2, um eixo que casava geométricamente com o traseiro, porém a relação tinha uma pequena diferença de valores, que não me lembro qual era, mas que não foi levada em conta, pois a engesa mesmo usa duas relações que apresentam um diferença pequena - mas nesse segundo caso os engenheiros sabem o que fazem... já eu e meu sogro somos palpitieros....
    resumo da epopéia: um dia ele estava mostrando o serviço pra um amigo e o carro travou. Parecia que tinha uma enorme pedra que não deixava ele ir pra frente ou pra trás... a "zica" foi tamanha que o carro ficou até um pouco mais alto, forçando a susp. aberta engatava a ré, a primeira, desengata e tudo de novo... mas nada destravava o carro - tudo sm forçar o sistema pra não piorar o quadro. O carro só voltou ao normal quando reirei um dos cardans. A ZICA todo se deu por conta da diferença das relações......

    Segundo um amig que é engenheiro, mas que não é do meio off-road: um pqeuna diferença até ajuda na tração - porém só pode ser usado no off road, pois em um piso de grande aderência - asfalto por exemplo - encavala o sistema

  • #8
    Ralado,

    Com este sobrenome, certeza não sou eu...

    Ainda não terminei de colocar o eixo dianteiro de Band, mas já havia percebido que ele é pouca coisa mais curto. Talvez com uns espaçadores eu consiga deixar o bruto na geometria certa, mas minha idéia para o futuro é colocar um traseiro flutuante de Band mesmo, o que é quase impossível de achar em minha região. Vai ficar para uma próxima viagem a Sampa.
    Essa teoria do teu amigo engenheiro é interessante, mas em termos de mecânica fico meio preocupado em ter um conjunto puxando o outro. Deve forçar alguma coisa... Mas em todo o caso se eu ficar com um pequena diferença na relação não vai ser preocupante, pois pretendo usar o veículo mais para estrada e a tração dianteira vai servir apenas para me tirar de alguma encrenca. Não faço trilha pesada.
    Obrigado pelas dicas.

  • #9
    Salve PessoALL

    As buchas apontadas nas fotos foram herdadas de algum outro veículo? Senão, onde encontar? Quero trocar todas da suspensão dianteira, já que está toda desmontada.

    2 buchas da Panhard;
    2 buchas que prendem o braço (tirante) ao chassis;
    4 buchas do suporte do eixo dianteiro (extremidade do tirante);
    10 buchas da barra estabilizadora.

    Outra dúvida: Conforme dá para ver na foto, meu eixo dianteiro não tem tração, gambiarra de algum retardado. Não acredito que a Engesa tenha produzido um Fase I 4X2. Como estou colocando o eixo da Band, pergunto: retiro do próprio eixo o conjunto do suporte de molas/panhard/tirante? Ou existe este conjunto para venda? Ou melhor pedir a um serralheiro para confeccionar um novo? Como este eixo não vai ter nenhuma serventia estava pensando em corta-lo para retirar este conjunto e solda-lo no eixo da Band. Seria o melhor?

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajude um quase Engeseiro perdido!-061006_175043.jpg   Ajude um quase Engeseiro perdido!-061006_175156.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Renato, acho que esse seu eixo deveria ser de uma camper 4x2.
    Peças de engesa vc encontra na rota4x4, fica em São Paulo, Bairro de SANTANA.
    Eu no seu lugar aproveitaria as peças desse eixo.

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro TcheRenato!

    Bem vamos às fotos:

    A barra do estirante, aquela que vão duas buchas, e tem uma rosca na ponta, prendem no diferencial, não onde está a seta, mais sim no suporte que estáem transversal em relação ao eixo.

    A "meia lua" fica para baixo e, a rosca da ponta, tem um par de arruela grandes, que é o encosto das buchas "cogumelo", que vão no "olhal" do chassi (segunda foto).

    Aquele buraco que marcou com uma seta no eixo, é onde fixa o amortecedor.

    Recomendo levar em um mecânico/torneiro, para que retire este suporte do eixo e coloque no eixo da Toy, ou compre o suporte novo na cinfel - www.cinfel.com.br

    É um conjunto, que tem uma peça redonda onde encaixa a mola, duas chapas que seguram o tirante, e do lado direito tem o suporte da barra Panhard.


    Espero ter sido claro.

    Abraços.

    Kim.

  • #12
    Kim,

    Eu entendi tua explicação. Eu mesmo desmontei o conjunto todo hoje e não tenho problemas para monta-lo novamente. Minha dúvida é em relação às buchas. Não sei de que veículo foram herdadas. Precisava saber quais buchas comprar para trocar todas.
    Gostei da dica da Cinfel. Vou dar uma ligada para lá amanhã para ver se vale mais a pena comprar o conjunto novo ou aproveitar o existente.

    José Augusto,
    Poderia ser de Camper mesmo, não tinha pensadop nisso!

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade