gostei da aula.parabens
Versão Imprimível
gostei da aula.parabens
Doctor , gostei dos detalhes , vc devia ser professor ... rsr ...
Ainda concluindo o relato bem detalhado do Doctor , o eixo diant. só vai ser acionado em caso extremo , sendo assim é óbvio que vai sofrer esforço sempre que tiver que ser acionado ... se tiver com pneus que agarram muito pode causar algum dano dependendo da tocada do piloto , mas se tiver com pneus que derrapam dificilmente vai causar dano nos eixos ... acho que usando com prudência e bom senso não tem nenhum problema , msm pq o exército usava os engesas pra serviço bruto sem nenhum up-grade , até os pneus eram os 7.50 x 16 ...
All,
Em 6 anos, só tive um "probleminha" com o meu. Uso pneus 32 e só quebrou a cruzeta da ponta de eixo quando empinei o carro antes de entrar em um poço de lama... acho que a culpa é minha e não do semi eixo e/ou resistência de material.
Corroborando com o DOCTOR, o munhão do DANA 30 tem 3 rolamentos de apoio, enquanto o de Willis usa apenas 2. Não sei tecnicamente o que isso representa, porém como é o rolamento que segura as peças e os trancos, creio que quanto mais melhor.
Abraçones
Ralado
Vou discordar dos que defedem o Dana 30. Nunca fiz uso extremo do meu jeep. Rodo muito em asfalto e muito em terra também. Vejam que quase sempre que vou para terra arrasto carreta de barco muito pesada. Entretanto o Dana 44 traseiro está novinho e o dianteiro que não pega peso extra quebrou. quebrou oque? Quebrou a carcaça da bola na união com o tubo do eixo. Quebrou dos dois lados. A carcaça trincou e o eixo ficou mancando o que gera desalinhamento do ângulo do camber e desgasta os pneus por dentro. Se continuar rodando vai desmontar o eixo e a bola vai cair no chão. Daí se ja quebrou trabalhar a troca da bola por outra Dana 30 pode ser feito mas não me parece sensato gastar para trocar 6 por meia duzia. Outro fato é que coroa, pinhão e planetária são bem menores e logicamente são cristais se comparados com os traseiros.
Resumindo: o FIII tem alguns problemas de projeto que são de rasgar o diploma do Engenheiro: 1º Limpador de parabrizas. 2º Dana 30. 3º Falta de reduzida. 4º Eixo não flutuante trazeiro. O resto é só alegria.
AMIGO FRANZLANA
Acho que vou criar um pouco de polemica nisto , mas não concordo muito com vc não , pq onde quebrou no seu DANA30 quebraria no DANA44 TB , pq a fragilidade do DANA30 esta EXATAMENTE NO MIOLO e não na carcaça , se vc medir a espessura do tubo do DANA30 comparar com o DANA44 a espessura do tubo será a mesma , assim como a espessura da carcaça onde quebrou no seu tb é igual nos dois DANAS 30 e 44 , LOGO : esta afirmação sua não procede .
Agora , se vc falar que o miolo é mais frágil , concordo .
Para vc ter quebrado a carcaça dos dois lados na união com a tubeira , alguma coisa de muito errado aconteceu , vc não usou relações diferentes ? Não caiu em em uma fenda de pedra pra travar as rodas e botou todo o torque do S4T pra sair ? Alguma coisa aconteceu para que ocorrece este estrago todo .
O EDU VELO mesmo tem o dele e NUNCA deu pau no DANA30 dele , e olha que o EDU vai onde muita gente não tem coragem de ír , eu mesmo , já pintei o sete com meu DANA30 com o MWM 2.8 e nem sinal de nada , até desistí de trocar a bola pra DANA44 .
Mas posso estar errado em minhas informações pq EU NÃO MEDÍ A ESPESSURA DESTES EIXOS , desculpe se eu estiver errado , mas pergunto se alguem daqui já mediu a espessura dos eixos DANA30 e do DANA44 para esclarecer esta POLEMICA que eu criei .
OBS :
FRANZLANA , ví o seu relato na página anterior que vc mesmo constatou que a espessura do tubo do DAN30 tem 10mm e do DANA44 6mm , LOGO : o que afirmei procede , NÃO TEM PQ O SEU DANA30 TER QUEBRADO TODO COM O TUBO DE 10mm IMAGINA SE FOSSE O DANA44 COM A ESPESSURA DE 6mm , VC FEZ " ALGUMA CAGADA " OU NÃO .
ABRAÇÃO A TODOS
Ainda não tive nenhum tipo de problema com o eixo diant. o tras. ja tive que mexer em diferencial 3 vzs , sendo que a última foi eu que mexi com auxilio de um camarada pq vi muita coisa errada na montagem depois que fiz curso na Dana ...
Não acho fragil os Dana 30 , nem o diferencial nem o eixo , a maioria dos Wanglers usam Dana 30 na diant. , e qdo quebrou o dif. tras. do meu F 3 rodei muito tempo só com o diant. em 4x4 sem nenhum problema , inclusive fui com ele assim , atras de um monte de desmanches na grande SP atras do eixo de Landau pra pegar coroa e pinhão 3,07 ...
Não sei qual foi a causa da quebra da tubeira , mas pode ser folga excessiva nas buchas das longitudinais que causou torção acima do limite , isso pode ter ocorrido um tempo atras e com o tempo chegou a danificar a tubeira ... é um chute ... vai saber ...
O Limpador de parabrisa , pqp ... esse é de deixar maluco , fiz algumas modificações e por enqto ta funcionando , mas ja me deixou na mão em situação bem ruim ... a falta de reduzida tb concordo ... agora o eixo flutuante é mais dificil de discutir pq nem as D20 sairam com flutuante ... poderia ao menos ter como opcional ...
Uma pergunta que não cala...
Como fazer pra torcar somente a bola do diferencial, se o semi eixo do Dana 44 e mais grosso que o dana 30, isso sem falar de tb e mais largo.
Fazendo assim crescer a bitola do mesmo.
Rodrigo,
Pelo que entendi, a Enfer fabrica uns semis "Hibridos"....
AMIGO SUMIDO NETO RODRIGO CAMPER
É muito fácil , tem que fazer como o KIM fez e eu tb ía fazer , mas estou deixando de lado pq não tenho do que reclamar do DANA30 apenas de relações mais restritas .
Para trocar a bola para DANA44 do DANA30 , é só comprar uma BOLA DANA44 que saiu dos CJ CANELA FINA , e pronto , é o mesmo diametro as tubeiras .
ABRAÇÃO
RODRIGO
O meu macanico e amigo ROGERIO faria a troca do meu fazendo com que os semieixos ficariam do mesmo tamanho do original , mas se vc quizer pode tb comprar na ROTA que tem os semieixos padronizados por eles e tem a pronta entrega caso seja nescessário a reposição .
ABRAÇÃO