Amigos:
Uma coisa intrigante está acontecendo com o meu Engesa.
Troque a t-case original do fase 1 por uma t-case do toyota bandeirante, e deixei as relações originais, 39x8 e 44x9 , porém numa trilha tive um problema e a coroa dianteira acabou quebrando alguns dentes, não sei se ela já estava ruim.
Como eu queria alongar um pouco mais a relação, resolvi trocar o conjunto de C&P dianteiro e traseiro, e acabei comprando as relações 39x10 D30 e 47x12 D44, depois disso percebí que a alavanca do 4x4 não desengatava quando a roda-livre estava posicionada no modo 4x4.
Levei no mecânico que me vendeu a t-case e no mecânico que instalou ela, a ambos disseram que essa relação, 3,90 D30 e 3,916 D44 apresentam esse problema, e que se eu usar o 4x4 mesmo na terra batida, acabarei quebrando um dos dois conjuntos de C&P.
Algum de vocês já passou por essa situação? Vocês poderiam me dar uma opinião sobre isso?
Abraços a todos.