x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26

Flutuante e Bloqueio

Prezados,

Quase concluídas as adaptações em meu engesa, preciso ainda, segundo o conselho dos mais experientes, adaptar um flutuante (parece que para preservar o semi-eixos e evitar acidentes. É isso mesmo?). Além disso (desejando usar o veículo em todas as condições: trilhas, asfalto, rodovias, etc...), fui aconselhado a instalar um bloqueio. Aí as dúvidas: instalar ou não flutuante? Qual (já me disseram que a qualidade dos existentes varia muito) Bloqueio? Qual (já me disseram que há algum comprometimento na dirigibilidade, fazendo com que o jipe fique meio "quadrado")?

Obrigado,

André
    PS meu eixo traseiro é o original do fase II

Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    André,

A prioridade de investimento é o flutuante, pois é questão de segurança... principalmente se vc está usando pneus à partir de 33".

No meu eu instalei o flutuante da Ensimec - TRex Bone - e aproveitei para colocar freios à disco no diferencial traseiro também. Lembrando que ter os semi-eixos flutuantes independe se vc tem ou não Bloqueio !!! Sem os semi-eixos flutuantes, se quebrar um semi-eixo traseiro do seu carro em movimento, a roda vai cair e dependendo da velocidade e onde vc estiver o estrago é grande

Como vc vai usá-lo não apenas em trilhas, aconselho colocar um Bloqueio do tipo selecionável, pois desta forma vc roda no dia-dia com o diferencial livre e bloqueia apenas quando estiver em situação de necessidade no uso off-road. O pessoal tem utilizado o Macrotorque (acionamento à cabo) e tem gostado deste bloqueio. Além deste tem um nacional com acionamento à ar (Micromaque ?? acho que é isso) ..... Se estiver sobrando $$$$ compre um ARB que tem acionamento a ar.
    Se quiser partir para um automático, eu indicaria o Ensimec Full Lock Fase 4s que tem sua qualidade comprovada por vários usuários.

Aproveite para entrar no tópico abaixo e colocar os dados da sua viatura, pois estamos realizando um mapeamento de todos os Engesas que ainda estão rondando.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...516#post516516

[]'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10

Flutuante- Bloqueio

ANDRÉ

Endosso as palavras do GNECCHI , e acrecento muito pouco .

Com relação ao FLUTUANTE , é disparado uma NESCESSIDADE PRIMORDIAL para a sua segurança e de sua família , " ver o tópico PNEUS 33" OU MAIORES " de minha autoria .

Já com relação ao BLOQUEIO tb endosso as palavras do GNECCHI , e acressentaria somente o seguinte : Dependendo do seu uso , caso vc seja igual a mim , que ando muito pouco em trilhas , e uso o ENGESA para o trabalho tb , logo ando muito em asfalto a velocidade cruzeiro de 120/130 Km/h , DESACONSELHO a vc comprar o BLOQUEIO AUTOMÁTICO ENSIMEC FULL-LOCK IV ( QUE É UM EXCELENTE BLOQUEIO ) , MAS NÃO PARA SER USADO NESTAS VELOCIDADES , colocaria sim se eu andasse em velocidades mais baixas , porque irá comprometer a sua segurança na diribilidade em velocidades altas , acima de 110Km/h . REPITO : é um excelente bloqueio , já aprovado e comprovado pela maioria dos trilheiros , eu iria colocar um desses mas desisti , se um dia colocar , colocarei o MACROTORQUE selecionável a cabo , como o amigo GNECCHI explicou .

ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

Flutuante e bloqueio

Prezado Guilherme,

Penso que o meu perfil de uso seja mesmo como o seu. No meu caso, quero que o engesa: 1) me atenda no dia a dia da cidade (trânsito urbano, portanto, daí a necessidade de ar condicionado) 2) Aceite bem nas rodovias 120/130 Km/h (isso ele já está conseguindo) 3) entre sem maiores dificuldades nas trilhas.

O que desejo, portanto, é isso mesmo: um bloqueio que não altere a dirigibilidade no asfalto rodovias, a 120/130), mas me dê segurança para sair das situações mais difícieis. Daí perguntar: além desse bloqueio que mencionou, algum outro atende a tais condições?

Grato

André

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    CARO ANDRÉ

Reiterando as palavras do GNECCHI , além do MACROTORQUE que é selecionável a CABO , vc tem o ARB que é acionado a AR , mas muito mais caro além de vc ter que colocar um balão de ar .

O meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " , realmente uso como vc , faço tudo com ele , na cidade então é uma tranquilidade , qdo vc vem e se vier rápido , os automóveis sobem até a calçada para dar passagem para a gente , DIGO : NÓS COM NOSSOS ENGESAS , ha ha ha ha ha ha , é de dar rizadas mesmos do medo que as pessoas tem , mas eu não faço ísto para provocar , é que o ENGESA é brutamontes mesmo , e por ele ser macio demais , balança um pouco aí as pessoas pensam que ele irá desgovernar , mas é só má impressão para eles , OS NORMAIS dos automóveis .

Qdo comprei minha capota de fibra , ela veio com um adesivo no vidro trazeiro com a seguinte frase : " NORMAL PEOPLE WORRY ME " , mas como sou fraco em línguas , inclusive o nosso portugues , perguntei a várias pessoas o que esta frase dizia e foi traduzida assim :" PESSOAS NORMAIS ME INCOMODAM " , Caiu bem para quem tem um ENGESÃO , SOMOS MEIO MALUCOS MESMO .
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP

Faltou pouco...

André:

Veja a foto em anexo, é isso que pode acontecer... Neste fds fiz uma viagem e o rolamento da roda foi pro saco, tentei levar a viatura até uma mecânica maos próxima, e aí aconteceu isso, sorte q eu estava no acostamento e bem devagar, isso evitou um grande acidente.

Aí vem minha pergunta... se eu tivesse o flutuante na viatura, isso não aconteceria?

Gnecchi:

Vc que já instalou na sua viatura, qual sua sugestão? Onde eu poderia instalar o flutuante, só na Rota4x4 ou tem outro lugar que posso fazer isso?

Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Flutuante e Bloqueio-dsc00015.jpg  

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Citação Postado originalmente por FernandoPedro Ver Post
    Aí vem minha pergunta... se eu tivesse o flutuante na viatura, isso não aconteceria?
    Não teria acontecido!

Rapaz, que sorte você deu!

Usuário Avatar de Alfredo Fonseca
    Entrada
    20/09/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Fernando, vc é um cara de sorte, pode crer!!!!!

Semi-eixos flutuantes foram o meu primeiro investimento na minha viatura, e estou certo que foi um bom investimento.

No meu caso eu mesmo que montei utilizando o kit da Ensimec, mais os cubos de toya que vc vai ter que comprar.

É muito simples de se montare vem até com manual, as opções são Ensimec ou Cimfel.

Abraços.

Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    É pessoal:
    Posso dizer que foi sorte mesmo.

Já estou fazendo uma correria pra ver isso.

Uma dúvida que surgiu... No site da Ensimec, apesar de fornecer o freio a disco traseiro, eles recomendam que se utilize à tambor, qual é a opinião de vocês?

Abraços.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Alfredo Fonseca
    Entrada
    20/09/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Negativo, acho que vc entendeu mal Fernando.....

Vc vai ter que instalar freios a discos traseiros, o kit Ensimec já vem com os suporte para as pinças de Kadette Gsi.

Os Gastos vão ficar aprox.

Kit Ensimec:R$ 1300,00
    Manga/Cobos/Rolamentos e Prisioneiros de Toya: R$ 700,00
    Pinças e Disco de freio:R$ 450,00
    Mão de Obra: R$ ????

Mas pesquise bem para comprar as peças, pois vc consegue montar mais barato.

[]´s

Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Alfredo:

Valeu pela dica, tb acho isso, pesquisar pra gastar menos.

Cara, vc ainda não participou do tópico "Mapeamento de Engesas na Ativa"? Tá ficando muito bom, entra lá e descreve os dados da sua viatura.

Abraços.

Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    E aí Fernando... td certo?
    Vai ter sorte assim lá .... ainda bem que vc estava esperto com velocidade baixa no acostamento.

Coloque o flutuante da Ensimec e fique tranquilo que é produto de primeira.
    Quanto ao freio vc pode escolher entre manter o freio à tambor ou partir para os freios à disco.

Eu optei por colocar os freios à disco no eixo traseiro (disco rígido de Band com a pinça original do Engesa.. que é na realidade de Kombi) e mudei também o freio à disco original do eixo dianteiro, colocando disco ventilado de Band com pinças de Band tb.
    O freio dianteiro sempre tem que ser superior ao freio traseiro (60% de eficiência no eixo dianteiro e 40% no traseiro).
    Se eu fizesse esse up-grade hj utilizaria a pinça do Kadett na traseira, pois com esta pinça vc consegue manter o freio de mão funcionando.

Outra mudança que fiz no sistema de freio, foi colocar o conjunto de hidrovácuo + cilindro mestre da Blazer. Com esse conjunto posso lhe garantir que seu engesa vai parar melhor que muito carro de passeio !!! experiência própria 8-)

[]'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Eixos Toyota X kit flutuante + bloqueio
      Por Angelo T. P. no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 11
      Última resposta: 13/09/2007, 14:55

Permissões de Postagem