Postado originalmente por
Sukys
Sei não, Caveso, acho que o chassi do fase II é um pouco mais curto. Antes do aparecimento da Camper já existia o EE12 em versão lançador de obus, foguete ou tralha do tipo, sei lá. A carroceria tinha coisa de mais de meio metro de comprimento em relação ao EE12, e talvez fizeram uso desta plataforma como base pra Camper, vá lá saber...
Rapaz, naquele tempo aconteceram coisas que hoje em dia até o diabo duvida, como um EE12 equipado com o potentíssimo motor da Kombi diesel

que o Xixa (diretor técnico da Engesa) resolveu fazer uma demonstração em passeio do Jeep Clube. De cara já ficou entalado, e pra sair do enrosco, só de sacanagem, um caboclo amarrou o cabo de aço do guincho mecânico de uma Dodge 6X6 bem no meio do parachoque. A cena do EE12 empacado, do parachoque sendo estirado lentamente, e junto com ele o chassi, e junto com ele o motor, que subiu até formar um calo no capô, foi coisa impagável.

Mas por outro lado, junto com a fábrica também morreu o projeto de um veoitão diesel, bloco de alumínio, que hoje em dia faria a festa de qualquer manicaca à procura de muuuuuuuito torque com baixo consumo.
Bons tempos da industria brasileira de veículos automotores...
Sds,
Sukys