Powered by vBulletin

Dúvida sobre temperatura na estrada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567
  • 19/05/2008, 21:56
    franzlana
    Senhores.
    Resolví completamente a questão de termperatura alta do MWM2.8 no Engesa. Já realizei testes práticos e o resultado é que agora ando a 3500 rpm direto por tempo indeterminado e a temperatura não passa do meio do marcador. Fiz um teste puxando carreta com barco e tralha de pesca (+_ 500Kg) e subí a serra da BR040 entre Felixlândia e Três Marias, (são mais de 4Km de subida forte) sem tirar o pé e o motor não chegou ao máximo. Antes eu subia tirando o pé de 4ª ou 3ª para não forçar e a temperatura tangenciava o vermelho. Agora é de 5ª e 4ª acelerando normal. Em viagens andei entre 120 e 140 Km/h e a temperaura não passou do meio do marcador. Meu Engesa tem radiador original com comeia de 4 filieras da Rural, intercooler na frete do radiador e condensador do ar condicionado entre os dois. Até desliguei as ventoinhas elétricas (fora na serra) para testar e a temperatura não subiu.
    O investimento foi de R$50,00.
  • 20/05/2008, 00:04
    MarcSport
    Citação:

Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Senhores.
    Resolví completamente a questão de termperatura alta do MWM2.8 no Engesa. Já realizei testes práticos e o resultado é que agora ando a 3500 rpm direto por tempo indeterminado e a temperatura não passa do meio do marcador. Fiz um teste puxando carreta com barco e tralha de pesca (+_ 500Kg) e subí a serra da BR040 entre Felixlândia e Três Marias, (são mais de 4Km de subida forte) sem tirar o pé e o motor não chegou ao máximo. Antes eu subia tirando o pé de 4ª ou 3ª para não forçar e a temperatura tangenciava o vermelho. Agora é de 5ª e 4ª acelerando normal. Em viagens andei entre 120 e 140 Km/h e a temperaura não passou do meio do marcador. Meu Engesa tem radiador original com comeia de 4 filieras da Rural, intercooler na frete do radiador e condensador do ar condicionado entre os dois. Até desliguei as ventoinhas elétricas (fora na serra) para testar e a temperatura não subiu.
    O investimento foi de R$50,00.

Não vai contar o que fez ????
  • 21/05/2008, 21:46
    guilhermeabreu
    FRANZLANA

Estas fazendo suspense ? tchantchantchan .

Amigo FRANZLANA , o meu esta exatamente igual ao seu , para não dizer igual , no meu coloquei uma colméia com mais uma canaleta do que no seu , ou seja meu RADIADOR É O ORIGINAL NO QUAL EU MANDEI FAZER UM COMÉIA COM 5 CANALETAS , e o restante esta IGUALZINHO AO SEU , COM INTERCOOLER , CONDENSADOR DO AR , TUDO NA FRENTE DO RADIADOR .

AGORA : QUAL FOI O MILAGRE QUE VC FEZ COM R$50,00 QUE FAZ ELE ANDAR FRESCO A 3.500 RPM ?

No meu com relação 11x47 = 4,27 a 3.250 rpm , a temperatura fica em 90ºC sem o ar ligado .
    E com o ar ligado a temperatura fica em 90ºC a 3.000 RPM , se colocar 3.250 RPM ele passa dos 90ºC , e ísto não pode .

Estou acreditando que seu marcador de temperatura esta marcando errado , CUIDADO PARA NÃO FUNDIR O MOTOR .

MAS É O SEGREDO ?

NOTA : Não sabia que gostava de pescar , eu tb uso o meu para tudo , INCLUSIVE em pescarias , tenho um barco de alumínio semi-chato de 5,16 metros com motor YAMAHA de 15 HP , pesco ROBALOS aqui no rio Paraíba do Sul e uma vez por ano na Bahia no rio Jequitinhonha . Neste fds devo pescar com ísca artificial no sistem de corrico e jogadinha ( arremesso ) , pois começou a temporada dos bocudos .

ABRAÇÃO
  • 26/05/2008, 19:58
    guilhermeabreu
    FRANZLANA

Cade VC ?
  • 26/05/2008, 22:06
    franzlana
    Uma solução desta merece suspense.Simples. Coloquei uma chapa de aço de 5mm (base para um futuro guincho) entre as longarinas do chassis, para-choque e radiador, forçando o ar a subir (antes ele descia para o diferencial). Em cima no radiador fechei com uma chapa fina dobrada o espaço entre o radiador e painel frontal do veículo (forçando o ar que sobe a atravessar o radiador). Comprei duas ventoinhas novas em loja de ar condicionado e instalei junto ao condensador do ar condicionado. Estas ventoinhas só são necessárias em subidas ingremes. Mas elas estavam antes das chapas defletoras e não resolviam nada. Depois das chapas elas só ligam (através de cebolinha de temperatura) em subidas longas e fortes ou quando acionado o ar condicionado.
  • 28/05/2008, 13:40
    guilhermeabreu
    GRANDE FRANZLANA DO SUSPENSE

Realmente uma excelente idéia , que na realidade é a coifa que temos que colocar e eu ainda não coloquei , se eu tivesse colocado , seria do modo convencional , e DESTE MODO QUE VC COLOCOU , acho que dá um efeito melhor ainda .

VALEU PELA GRANDE DICA , BRIGADÃO .

Vou fazer assim tb no meu .

ABRAÇÃO .

OBS : Estava pensando que vc havia jogado a nota de R$50,00 dentro do radiador , RSRSRSRSRSRSRSRS .
  • 29/08/2008, 14:32
    franzlana
    Não é só a coifa. Coifa é entre o painel frontal,radiador e ente radiador e a hélice. O segredo está em fechar o espaço entre as longarinas do chassi e o radiador, fazendo o ar que passava sob o radiador passar pelo radiador.
  • 06/02/2009, 21:25
    Daniel Lima
    Caros colegas...
    estou reabrindo o tópico para comentar como de fato resolvi o problema de super aquecimento do meu engesa. Depois de muitos comentários, segui a risca o que o dr. guilherme disse, e após ter feito um enorme defleto ao redor da hélice tive meu problema resolvido. Engraçado, que uma das tentativas desesperadas que tive foi, retirar a válvula termostatica para esfriar melhor o bichão, coloquei o "saiote", fiz furos no guincho, direcionadores de ar na frente...a temperatura nem descolou no marcador de mercurio.....pensei, "poxa, agora vou entrar num marcador novo!! mais gasto!!R$$$
    Pra minha surpresa, coloquei um fósforo aceso no marcador e o mesmo deu sinal de vida. Resultado...está frio demais agora e estava me preocupando de aquece-lo bem antes de sair de casa. recoloquei as válculas e agora ando sem medo algum de desse problema.
    Agradeço a ajuda de todos e estou na disposição para ajudar no que for preciso.
    E vcs não têm idéia de como é bom ter esse, específico problema, resolvido. Estou muito satisfeito com minha máquina.
    Abraços

Daniel LimA
    Engesa f2,1990,mwm2.8,eixos band,disco nas 4, work 12000..........etc.etc.etc
  • 06/02/2009, 22:18
    CAVESO
    Daniel,

Tem fotos de seu engesa aqui aqui no fórum?

Se não tiver, poste aqui...
  • 08/02/2009, 23:43
    guilhermeabreu
    AMIGO DANIEL LIMA

Fico muito feliz por ter resolvido o problema do superaquecimento desta forma , e por incrível que possa parecer , NÃO FIZ AINDA NO MEU , mas com certeza farei o mais breve possível , e acrescentando as dicas do FRAZLANA tb de direcionar o ar que vem da frente , como vc tb colocou .

ABRAÇÃO
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:00.