Powered by vBulletin

Dúvida sobre temperatura na estrada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/11/2007, 21:00
    gomila
    Gente,
    Quero sugestão para um marcador de temperatura onde eu posso ver a que temperatura ele está em graus, não vou trocar o meu, pensei em colocar este em outro lugar pra fazer um comparativo, talvez eu esteja sendo enganado pelo original.

Valeu!
  • 03/11/2007, 21:11
    guilhermeabreu
    GOMILA

O meu é elétrico da CRONOMAC , e realmente pode não ser confiável .

Um amigo meu daqui colocou no jipe dele um MARCADOR DE TEMPERETURA MECANICO DA MARCA VDO ORIGINAL DOS MB 608 , eu vi ele na mão qdo estive numa loja de auto-peças , ele tem 50mm de diametro ,fundo preto , do mesmo tamanho dos marcadores dos ENGESAS , achei uma ótima opção , DEVO COLOCAR NO MEU tb , sem tirar o outro , para fazer comparação de um com outro tb assim como vc pensou , vou colocar em outro lugar no painel mesmo .
  • 03/11/2007, 21:11
    Kim
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    KIM

É muitíssimo simples de fazer este teste , caso não esquente como vc citou , é pq TEM DEFICIENCIA do elemento filtrante , correto , aí seria o caso de INSUFICIENCIA DE TAMANHO , pois já troquei este elemento filtrante e continuou na mesma .

Seria o caso então de trocar o filtro inteiro por um de maior capacidade/vazão .

E continuo eu trocando peças até não sei qdo , mas eu sou teimoso e gosto de tudo em perfeito funcionamento , se não der para fazer tudo de uma vez , FICO ANDANDO SÓ NO SAPATINHO , já estou até acostumando com ísto , acho que o dia que conseguir fazer o BICHO ANDAR FRESQUINHO vou continuar andando SÓ NO SAPATINHO de tanto tempo que vou levar para resolver esta parada .

Dr. guilherme!

O teste que mencionei é pera insuficiência de tamanho mesmo, pois a vazão me parece estar pouca.

Quando trabalhava com terras, se o trator começava a esquentar, paravamos para trocar o elemento, por um limpo e, o que estava em uso ia para a limpeza, ai tudo voltava ao normal.

Então, ao invez de meter a cara e trocar o conjunto todo do elemento filtrante, faça o teste primeiro, ande sem o elemento, para dar (ui) bastante fôlego ao motor, pois o aquecimento pode não ser somente o radiador, existem outras variantes no motor.

(Variante - -kkkkkkkk)

Abraços.

Kim.
  • 03/11/2007, 21:14
    guilhermeabreu
    CARO AMIGO KIM

Entendi perfeitamente a sua mensagem/dica . Valeu
  • 04/11/2007, 13:42
    gomila
    Citação:

GOMILA

DEVO COLOCAR NO MEU tb , sem tirar o outro , para fazer comparação de um com outro tb assim como vc pensou , vou colocar em outro lugar no painel mesmo .

Pois é, lugar pra colocar é o que não falta, não quero me desfazer do original.
    Talvez se eu acha-se o original das D20 com esse motor seria uma boa idéia?
  • 05/11/2007, 00:00
    Kim
    Dr. Guilherme!

Após efetuar o teste, posta para nós o esultado!!!

Kim.
  • 05/11/2007, 21:27
    guilhermeabreu
    KIM

Tudo bem , mas acho que vai ser em vão , pq hoje , troquei o óleo do motor , filtro de óleo do motor , e o elemento filtrante do filtro de ar .

Qdo tirei o filtro de ar , eu logo troquei antes de fazer o teste sugerido por vc , pq eu peguei um filtro de ar da S-10 MWM 2.8, e eles são do mesmo tamanho e diametro .

O que veio no ENGESA original dele, é o mesmo utilizado nas KOMBIS mais antigas e nos MB 608 , e o da S-10/BLASER 2.8 , é tb utilizado nas KOMBIS modernas .

Mas mesmo assim vou fazer o teste qdo puder , e posto o resultado pra vcs .
  • 13/11/2007, 00:01
    Kim
    Teste!
    E aí Dr. Guilherme, efetuou o teste!!
  • 13/11/2007, 01:09
    Eliseu
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    E aí Dr. Guilherme, efetuou o teste!!

É...... e aï? []`s
  • 13/11/2007, 11:50
    CARLOS MOREIRA
    Pequenos Detalhes...
    Citação:

Postado originalmente por CARLOS MOREIRA Ver Post
    gomila, aí vale algumas dicas:

1º - se vc faz trilhas com a viatura, é recomendável que se retire o radiador para limpeza profunda das aletas pelo menos a cada 4/5 saidas em trilhas com muita lama, porque o acúmulo de barro e etc alí gera superaquecimento (o bicho não "respira");
    2º - sempre use aditivo no sistema de arrefecimento, pois ele não deixa o líquido ferver;
    3º - em alta, é normal que o motor trabalhe em temperaturas mais elevadas, diria aí até uns 100°C, acima disto pode queimar a junta do cabeçote e aí...
    4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.

Acho que é isso aí.
    Espero ter ajudado.

[ ]´s

Mais uma. Minha viatura de uns tempos prá cá vinha esquentando acima do normal e as vezes quando eu parava depois de uma forçada, cuspia líquido de arrefecimento pela mangueirinha do ladrão do radiador com bastante pressão como se fosse excesso. Pensei na hora que podia ser junta do cabeçote....
    Depois de algumas análises, resolví trocar a tampa do radiador (R$ 6,00) que estava com as borrachas ressecadas. NA MOSCA, resolveu o problema do vazamento e a temperatura voltou a trabalhar na faixa adequada...

As vezes são pequenos detalhes...

[ ]´s
  • 13/11/2007, 13:28
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por CARLOS MOREIRA Ver Post
    As vezes são pequenos detalhes...

[ ]´s

Pequeno nada.....boa parte dos problemas de aquecimento são devidos à tampa do radiador.

Muita gente pensa que ela só serve para tampar....
  • 13/11/2007, 23:19
    Hugo4x4
    Citação:

HAUNDRICH

É nobre colega , vc acrescentou mais ilustrações ,para não dizer outras coisitas a mais que são reais e ainda não cheguei a elas ainda , pois colocar um reservatório de espansão e trocar a relação , para mim não ficará muito caro pq já tenho a relação na mão e o reservatório de espansão não é tão caro assim para colocar .

Realmente o nosso ENGESA esta com a configuração bem próxima , não estou conseguindo endender pq o meu esta esquentando mais fácil do que o seu . Vou verificar o tamanho do filtro de ar , pois o meu , é o mesmo que veio no carro que era motor GM 4 bocas a alcool , tenho que comparar com o da S-10 que é o original deste motor .

Valeu pela atenção e nas respostas .

GOMILA

É por aí mesmo , tem que investigar estas coisas sim , pq podem fazer a diferença .

Pelo ao menos são coisas sadias que usamos para esquentar nossas cabeças , mas um dia nós chegaremos a uma conclusão . E qdo eu conseguir chegar a uma solução , passo como foi feito para vcs , SE CONSEGUIR , pois posso passar o resto da minha vida tentando fazer meu BRAVO MOTOR MWM 2.8 FUNCIONAR A TEMPERETURA IDEAL A 3.000 RPM E NÃO CONSEGUIR , aí terei que andar com ele SÓ NO SAPATINHO , OLHANDO SEMPRE PARA O TERMOMETRO DE TEMPERETURA PARA SABER QTO QUE EU POSSO PISAR .

[]ÇÃO a todos

Guilherme,
    Uma provável explicação do que está acontecendo é que a bomba de água está cavitando por que o sistema esta apertado no balanço térmico ou por problemas na bomba ou na instalação, então quando você exige um pouco do motor com a combinação de temperatura e pressão na sucção atingimos o ponto de ebulição da água formando bolhas de vapor que diminuem o rendimento da bomba e a vazão é prejudicada por tanto a temperatura sobe, ai aumenta instantaneamente o volume no radiador e transborda um pouco de liquido, com menos liquido o problema de cavitação piora agora por nível baixo também. A solução a meu ver é colocar um sistema pressurizado para diminuir a cavitação e colocar o vaso de expansão, somente a expansão não melhorará.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:38.