
Postado originalmente por
Luca
Oi pessoal! Preciso de ajuda.
Sou novo no site, mas já naveguei bastante pelas matérias dele. Estou muito bem impressionado com a atitude dos participante e o nível dos questionamentos e das respostas. Gosto de mecânica, e quando sobra um tempo, procuro fazer a "lição de casa" no meu carro. Bom, negócio é o seguinte. Não tá fácil encontrar um Engesa 4. Qualquer fase. Mas descobri um Fase II, que está no esqueleto. E totalmente desmontado. Não tem motor, nem cêmbio, nem caixa de transferência. A carroceria está inteira, mas teve algumas partes refeitas, com recortes e emendas inclusive. Ainda falta fundo e pintura. Capô em ordem. Tem as lanças da suspensão dianteira, coluna da direção, armação do parabrisa. O chassis não pude examinar em detalhes naquele momento, pois estava embaixo de um monte de partes de outros veículos. Aparentemente está OK. O vendedor me disse que não tem os eixos e cardãs. Acabamento nem pensar. Não há nada. Zero de tudo (painel, bancos, faróis, lanternas, volante, portas, rodas, pedais, etc.). Ele me pede 6.000 latinhas.
Embora aprecie mecânica, não saberia reformar um carro, e nem tenho pretensão. Ademais nunca tive maior intimidade com um Engesa. O trabalho é grande, e penso que é para profissionais. Bem pessoal, não vou mais espichar a novela.
Tenho algumas questões, e agradeceria o retorno de quem puder.
1) Alguém poderia me sugerir um bom montador de Engesas?
2) Existe algum ponto "importante" a ser examinado no chassis do Engesa, para saber se ele realmente está em ordem? (não me refiro ao estado geral, mas algum "disfarce" que traga problemas no futuro.
3) Painel original, alguém ainda fabrica?
4) Os alargadores dos paralamas, em plástico (fibra?) alguém fabrica? É possível de se encontrar usados?
5) Pretendo instalar eixos da Toyota. O motor seria um GM 6cc álcool, mas me disseram na feira do Ibirapuera, que o conjunto motor V6 + câmbio da Ranger, com TC da Toyota fica muito bem. Alguém já viu? Pode opinar?
Bom senhores, desde já agradeço a paciência, e se puderem colaborar ficarei muito satisfeito. Quem sabe compre o "esqueleto". Aliás, pretendo fotografar todo o processo.
Abraços a todos.