-
1 Anexo(s)
Grande!!! Kim,
Agora matou a pau, pençando melhor 6 kilos e muito peso,mas faça uma esperiência com seu Engesa teste com a balança novamente, e poste aqui se ainda está com 2 kilos.
Caro Guilherme,tire logo estes deslizantes, os rolamento são bem + indicados para nossos eixos e mantenha-os sempre bem lubrificados.
O Ricardo Farias e o dono do site Camper.com.br, correto, ele e gente boa,mas alinhamento computadorizado para Engesa vc não achará na sua cidade.
Troque por rolamento e siga as especificações do manual que estou postando abaixo.
-
alinhamento
GRANDE RODRIGO
Realmente na minha cidade não tem este aparelho , mas consegui tirar as medidas da geometria num aparelho daqui , fiz ísto hoje , e as medidas não tem nenhuma que bate com a da especificação do carro .
Agradeço a colocação do manual do ENGESA , mas já tinha estas medidas , mas serve para outros que não tem ainda .
Vou providenciar a substituição dos mancais pelos rolamentos , e consegui com dificuldade aqui na minha cidade uma OFICINA ESPECIALIZADA EM ALINHAMENTO TÉCNICO , ísto é : uma oficina que mexe com alinhamento , pois nas lojas que fazem alinhamento , eles só fazem CONVERGENCIA , pois CAMBAGEM , CÁSTER e INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE , eles não tem como fazer .
Acho eu que para mexer nestas medidas , só deve fazer em uma bancada e torcendo o eixo diferencial , pois realmente não tem onde fazer estas regulagens no ENGESA , correto ?
Semana que vem vou levar lá para eles mexerem e ver se coloca nas medidas recomendadas .
Posto aqui o resultado .
Obrigado mais uma vez pelas informações .
[]ÇÃO
-
Caro rodrigo camper!
Gostaria de agradece-lo pelo excelente material referente ao Manual do Proprietário do Engesa.
Com a ajuda do NeRo, colocamos o manual do mecânico do engesa na seção de down-loads do fórum.
Caso tenha do FI, ficarei mais agradecido ainda.
Sobre o peso dos rolamentos, concordo plenamente com você, outro dia, reapertei a folga, pois estava muito leve para virar, comforme mencionou, não tinha mais os 2kgs iniciais.
Guilhermeabreu!
Boa sorte na sua infina impreitada!!!!:shock:
Abraços.
Kim.
-
VALEU PELA FORÇA KIM
Qdo tiver feito digo o resultado , mais parece que tem uma cabeça de burro enterrado no meu CORAÇÃO VALENTE , mas vamos lá sem pressa tentar resolver esta parada que já esta ficando indigesta , mas agora já tenho as medidas da geometria que estão todas fora da recomendada , vou começar digo recomeçar por aí .
[]s
-
Dr. Guilherme,
Não será pelo fato de estar usando pneus maiores e mais largos e rodas com offset negativo, que essas medidas não batem com as originais?
-
CARO CAVESO
Realmente não sei , mas tem um novo ENGESEIRO aqui em CAMPOS-RJ. , ele comprou aquele que estava a venda em RIO BONITO-RJ. , um vermelho capota de lona , ele esta com pneus 33" , eu andei nele , e esta normal como outro carro qquer .
-
Putis,Guilherme por acaso vc e advogado?
Não complica!!! troca logo esses rolamentos!!! RS,RS,RS e depois adapta um radiador de oléo que o coração valente nunca mais esquenta.
E Kim infelismente só tenho o manual do F-2.Mas se alguem tiver da Camper vou ficar muito grato...
-
O Rodrigo!
Da Camper eu não tenho.:cry:
Mais obrigado pelo que me passou!:concordo:
Abraços.
Kim.
-
Pessoal,
Aproveitando o papo sobre posicionamento de eixo, como eu faço para regular as barras longitudinais (aquelas com rosca que ficam paralelas ao chassis) do fase II?
Aperto até o final de curso?
Há alguma forma de medir para saber se o eixo está alinhado?
-
CARO AMIGO RODRIGO CAMPER
Estou começando a gostar de falar neste assunto , ESTOU CONSEGUINDO DEIXAR ATÉ VC IRADO com este assunto , agora IMAGINA EU , que sou o dono do problema .
Mas estou partindo para fazer estas coisinhas , esta faltando tempo mesmo para eu contactar com nosso amigo ROGER NUNES para combinar com ele para fazer o serviço .
Mas por vc lembrar do RADIADOR DE ÓLEO , vc me falou para contactar com o ATILA , eu contactei para saber de onde sai a mangueira e onde entra no motor , e ele me disse que não ficou muito satisfeito com o resultado não , e que ficaria melhor se eu trocasse o RADIADOR , colocar um da RANGER , que é de alumínio e tem uma área de troca maior , só que com as medidas dele não cabe no meu espaço , LOGO , voltei a estaca zero de novo .
-
Colegas.
Se o rolamento de munhão estiver ruim a ponto de impedir o retorno automático do alinhamento do volante é facil ver: levente a roda do carro com um macaco e force o pneu com uma alavanca e veja se há folga nos rolamentos de munhão. Se eles estiveremm quebrados poderão estar causando modificação no ângulo de caster. O ângulo de caster é o principal responsável por atrapalhar o retorno ao alinhamento automático do volante e quando se modifica (aumenta) a altura da mola da suspensão dianteira diminui-se ou até anula-se o angulo de caster. Aí o veículo fica bobão na reta e não retorna o volante após a curva. Sofrí com isto por mais de um ano e depois tive uma ideia simples que resolveu o problema de caster do meu Engesa. Se alguém me disser como se posta fotos neste site eu posso postar fotos da solução. Todos os Engesas e Campers que ví, com suspensão elevada, apresentam a mola curvada (a linha de centro faz um arco) isto indica que o eixo rotacionou em sentido horário, a saida do cardan do diferencial subiu, ou seja, o caster diminuiu. A solução é simples de mostrar e fazer mas preciso saber como se posta uma foto aqui.
Abraços.
-
Esquecí de um ponto:
Se forem trocar os rolamentos não esqueçam de comprar os "pratos de proteção" dos rolamentos (são três "arruelas com abas" de cada lado e são montados antes dos rolamento e tem a função de impedir a entrada de areia nos rolamentos.)