x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 43
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves

Acho tb, que a outra parte dessa energia que estaria gerando a rolagem da carroceria anteriormente, agora, com os amortecedores mais firmes, estaria levando o veículo de arraste lateralmente...
    Gostaria de entender melhor essa questão de rolagem de carroceria...
    Achei interessante, porque até agora eu entendia a influência dos amortecedores somente no arraste do veículo...

[ ] 's - antenados sobre rolagem...
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

O que é a rolagem?
    É a inclinação lateral da carroceria.
    O que é uma mola?
    É um absorvedor de energia e também um sustentador do veiculo.
    O que é um amortecedor?
    É um freio. Alguns pressurizados até sustentam ou fazem uma carga, dependendo da posição de montagem.
    Quando entramos numa curva, o lado do veiculo externo a curva recebe uma maior carga. Assim as molas são comprimidas absorvendo a maior carga presente.
    Como ao mesmo tempo, o lado do veiculo interno a curva recebe uma menor carga. As molas abrem, pois estão com uma menor carga presente.
    Temos então uma rolagem da carroceria.
    Uma mola mais dura proporciona basicamente uma menor rolagem.

Um amortecedor atua como freio. Assim a mesma mola um amortecedor mais duro vai frear a ação da mola. Assim a rolagem deve ser a mesma, mas vai demorar mais para acontecer.
    Como a suspensão se fecha mais vagarosamente a carga é menor, pois o valor da carga também é função da velocidade em que a suspensão fecha. Ou seja, menos rolagem.

Em alguns casos isso pode diminuir a rolagem se o amortecedor conseguir retardar a ponto da carga diminuir antes da mola chegar a posição de máxima rolagem para aquela carga.

Quando a isso evitar um capotamento... acho que só se for por que o motorista teria uma resposta mais lenta e menor pela menor rolagem.

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Galera dos amortecedores , melhor explicação que a do Wallace , vai ser difícil .
    Canso de descer o trecho que o Nero tombou a Engesa , faço aquelas curvas numa média de 60 a 70 km/h , as primeiras vezes fazia bem na manha depois que a gente sabe como são vai ficando um pouco mais abusado , tava descendo a 30 e 40 km/h justamente pq sabia que o Nero não tinha tanta pratica com o Engesa , e ele acabou tombando com as rodas pra cima , mas não teve arraste pq estava devagar .
    Um pouco antes , na Cach. dos Pretos , fui ver o molejo do Engesa dele , tava sem molejo nenhum ,os calços altos acho que não deixavam os amortecedores trabalharem direito , o meu , a carroceria cede toda nas curvas mas não patina .
    Como temos a mesma configuração de pneus , molas e amortecedores , eu e o Nero , sobrou o calço na carroceria como vilão ...

[]s complicando um pouco as coisas
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

O piloto também é diferente né...
    Uma coisa que muitos fazem de errado com um jipe é fazer correções bruscas...
    Viu um buraco muito próximo, mesmo que grande... é melhor não desviar... passa pelo buraco que é mais seguro.
    Fez a curva muito rápido ou por outro motivo qualquer foi parar no acostamento... nada de voltar desesperado para a pista... diminui a velocidade e volta para a pista com calma.
    Um jipe deve ter pneus e suspensão para suportar tais desaforos, mas pode não ter capacidade para suportar uma guinada de volante rápida.
    Pneus com como o MT/R que tem na lateral uma “banda de rodagem” sobem o degrau do acostamento como se o mesmo não existisse.

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Quando entramos numa curva, o lado do veiculo externo a curva recebe uma maior carga. Assim as molas são comprimidas absorvendo a maior carga presente.
    Como ao mesmo tempo, o lado do veiculo interno a curva recebe uma menor carga. As molas abrem, pois estão com uma menor carga presente.
    Temos então uma rolagem da carroceria.
    Uma mola mais dura proporciona basicamente uma menor rolagem.
    A explicação, até aqui tudo beleza, tudo padrão.. mas...

Citação Postado originalmente por Wallace
    Assim a mesma mola um amortecedor mais duro vai frear a ação da mola. Assim a rolagem deve ser a mesma, mas vai demorar mais para acontecer.
    Aqui está o ponto da minha pergunta sobre rolagem: Se vc entra numa curva lisa, asfaltada, um tapete de tão linda é essa curva, como amortecedores diferentes irão influenciar na rolagem da carroceria?

Isso não é serviço para a barra estabilizadora da maioria dos veículos?

Porque o amortecedor, sob carga constante, como numa curva (por exemplo), vai cedendo, e cede até rapidamente ao meu ver, porque foi feito para variações rápidas de carga (irregularidades do piso). E não para força constante como no caso de uma curva em que o veículo está desempenhando. Até porque funciona como freio, como vc mesmo disse. Mas não impede de ceder até descer todo o curso.. Isso é até relativamente rápido de acontecer..

Por enquanto, eu penso que amortecedor não é para impedir rolagem. Rolagem é para barra estabilizadora. A não ser que vc tenha mais algum detalhe.

[]'s
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Flavio,

Está louco né...))

Você não concorda comigo e estamos falando a mesma coisa!
    Ou você não concorda comigo OU fale o contrario.

Releia com mais calma e vai ver que concordamos.

PessoALL,

Deixa eu ver se entendi tb...

Só pelo fato de amortecedores rancho regulados para mais firmes atrasarem um pouco mais a rolagem, na minha opinião o jipe já ficou mais seguro, pois este atraso na rolagem, pode ser suficiente para concluir a curva com mais segurança...

Tô certo ou tô errado ???

[]'s tentando concluir o pensamento...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Pessoal,

Mas no caso do Rancho não seria o contrário.

Suspensão normal, boa estabilidade, mas menos flexão. Muda configuração dos Rancho para mole, melhora flexão e desempenho fora de estrada.

Resumindo e criando dúvida. O Rancho deixa mais mole ou mais duro que o normal ?

Abraços Du.

Du,

Os Rancho tem as duas alternativas, regula-se mais firme para estradas por exemplo e mais macio para trilhas obtendo um melhor rendimento da suspensão...

[]'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Oi Eduardo,

Duas não... os 9000X tem NOVE posições de regulagem.
    Os antigos 9000 tinham 5 posições.

Wallace,

Acho que me expressei mal...

Quis dizer que existem as duas alternativas de regulagens, tanto para macio como para mais firme...

Esqueci de mencionar sobre os níveis de regulagem.

[]'s tentando corrigir...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    PessoALL,

Deixa eu ver se entendi tb...

Só pelo fato de amortecedores rancho regulados para mais firmes atrasarem um pouco mais a rolagem, na minha opinião o jipe já ficou mais seguro, pois este atraso na rolagem, pode ser suficiente para concluir a curva com mais segurança...

Tô certo ou tô errado ???

[]'s tentando concluir o pensamento...
    Caro Wallace

Quanto tempo dura esse atraso?

[]'s
    Flávio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem