É a inclinação lateral da carroceria.
O que é uma mola?
É um absorvedor de energia e também um sustentador do veiculo.
O que é um amortecedor?
É um freio. Alguns pressurizados até sustentam ou fazem uma carga, dependendo da posição de montagem.
Quando entramos numa curva, o lado do veiculo externo a curva recebe uma maior carga. Assim as molas são comprimidas absorvendo a maior carga presente.
Como ao mesmo tempo, o lado do veiculo interno a curva recebe uma menor carga. As molas abrem, pois estão com uma menor carga presente.
Temos então uma rolagem da carroceria.
Uma mola mais dura proporciona basicamente uma menor rolagem.
Um amortecedor atua como freio. Assim a mesma mola um amortecedor mais duro vai frear a ação da mola. Assim a rolagem deve ser a mesma, mas vai demorar mais para acontecer.
Como a suspensão se fecha mais vagarosamente a carga é menor, pois o valor da carga também é função da velocidade em que a suspensão fecha. Ou seja, menos rolagem.
Em alguns casos isso pode diminuir a rolagem se o amortecedor conseguir retardar a ponto da carga diminuir antes da mola chegar a posição de máxima rolagem para aquela carga.
Quando a isso evitar um capotamento... acho que só se for por que o motorista teria uma resposta mais lenta e menor pela menor rolagem.