É preciso analisar com critério, mas esse barulhinho em marcha lenta, que some ao pisar na embreagem, pode ser rolamento do colar.
Versão Imprimível
FRANZLANA
Realmente se vc analizar nos detalhes , sim , é lógico e fácil de entender que num jipe com relação de diferencial mais longa que o do outro e pneus maiores , este jipe com pneus maiores e relação mais longa em 3.000 rpm , o motor deste jipe estará fazendo um esforço maior do que outro jipe igual com relação mais curta e pneus menores com a mesma rotação de motor , ouseja as mesmas 3.000 rpm .
É que eu me expressei mal , ou seja , eu falei a grosso modo , mas se vc colocar estes dois carros no dinamometro com estas diferentes características , é logico que terá diferença , mas aos olhos sem aparelho , fica difícil de avaliarmos a diferença de esforço de um motor para o outro nestas condições citadas .
Mas vc tem razão que tem diferença .
CAVESO
Não acredito que seja o rolamento do colar pq antes de fazer a adaptação não tinha barulho algum , e foi só fazer este trampo que apareceu , e coincidentemente aconteceu a mesma coisa com o DANIEL LIMA .
O mecanico velho que me sugeriu e fez esta adaptação , falou que não teria problema algum de usar deste jeito , e já rorodei +-30.000 km assim sem nenhum problema .
O meu tem um barulho de "mola de platô folgada" desde que montei. Já rodei mais de 50000 km e nada do barulho aumentar ou diminuir.
CAVESO
No caso este barulhinho é exatamente qdo NÃO estou pisando na embreagem , e qdo piso , o mesmo some , assim como qdo engrena a marcha , acredito que seja a mola , como o do FRANZLANA , e acredito tb que não seja pelas molas folgadas e sim por causa desta adaptação feita , pois o disco que coloquei foi zero km , mas não é de incomdar .
Caro Guilherme, desculpe a demora para responder, tenho viajado a trabalho e estive muito ausente...bom, a respeito do disco de embreagem eu estou usando o conjunto original e o mesmo está em boa situação, bem como o colar de embreagem que era o mesmo que usava com o antigo q20b e se encontra sem defeitos. Eu fui alertado pela empresa que reformou o volante que o mesmo ficaria com este pequeno barulho. O que estou batendo cabeça é com a bomba de vácuo que não está mandando ar suficiente para o hidrovácuo na baixa rotação. Alguém já teve algum problema parecido?
Daniel Lima
Engesa f2, mwm, eixos band, flutuante, disco.......
DANIEL LIMA
Eu tive este problema da bomba de vácuo , e não tem jeito , a não ser trocar por uma nova , ao custo de APENAS R$1850,00 , foi o que custou a minha .
Continuo com uma dúvida , na reforma do seu volante motriz , vc fixou como eu ? , ou recondicionou para ficar elástico ou bimassa como era ? Caso tenha fixado vc usa o mesmo disco sem molas ?
Guilhermeabreu,
Eu fiz exatamente a mesma coisa que vc fez... fixei o volante e ainda continuo usando o disco de embreagem original. Sobre a bba. de vácuo, estou pensando em colocar um alternador com bba. de vácuo acoplada (hilux, por exemplo), pois posso comprar em um desmanche por um preço bem mais em conta trocando somente a polia por uma estriada, e deixo somente a bba. hidraulica trabalhando. Acho que assim posso economizar muito e de cara não fico mais dependendo de uma peça tão pequena e cara.rsrsrsrsrsrs
Um colega engeseiro aqui da minha cidade, fez uma adaptação e passou a utilizar o conjunto de embreagem da d-20 turbo. Irei procurar informações e trarei a vcs.
Daniel Lima
Engesa f2,com um bando de tranqueiras...
DANIEL LIMA
No meu caso foi um pouco diferente , pois qdo deu defeito na parte da bomba de vácuo , deixou tb de funcionar a bomba hidráulica da direção hidráulica , aí fiquei sem freio e sem direção , por ísto tive de ir correndo e morrer numa nova original .
Boa sorte na sua empreitada .
Pessoal
Lendo manuais de algumas máquinas, vi o seguinte:
A faixa verde do conta-giros, especificada pelo fabricante, significa normalmente a faixa de torque/economia do seu motor, que implica também em durabilidade do motor:
Sob condições de exigência do motor, segue:
Abaixo da faixa verde, você está esquentando o motor.
Faixa Verde, você está tendo torque com economia.
Acima da faixa verde, você está forçando o motor e consumindo a toa.
Faixa Amarela/Vermelha, significa faixa de rotação máxima ou crítica, faixa a ser evitada.
também é minha dúvida:
Mwm 2.8 TCA 4.07
Potência: 132 cv a 3.600 rpm. Torque: 34,0 mkgf a 1.800 rpm
Se eu tiver o hábito de viajar a 90 km/h, escalonaria o meu diferencial para que nessa velocidade de 90 km/h o motor estivesse a 1800 RPM ou próximo disso, na quinta marcha.
Mas daeh entra a questão de resposta rápida do motor na ultrapassagem, que todo brasileiro gosta. Nessa relação, penso que o carro ficaria econômico, mas muito chôcho.
Os europeus são diferentes, percebo que quando mais alongado, melhor para eles (mas eles tem estrada né?.. autobahn..)
Mas no gosto br, precisaria ser uma relação pouco mais curta (serra, curva, trechos curtos para ultrapassagem..)
Além disso, gosto de viajar a 120 km/h, e ah.. se eu tivesse um câmbio automático de 6 marchas....
Então, preciso saber o seguinte: Qual a RPM de uma S-10 mwm, quando está a 100km/h?
Pois esta seria uma boa referência e acredito que para o engesa, seria uma relação um pouquinha mais curta do que a S-10, apenas para compensar a "excelente aerodinâmica especial para trilhas"... 8)