Um mecânico antigo de S. Caetano , vendo minha cx de satélite e coroa/pinhão danificadas (que são do galaxie pra quem não sabe ) comentou o deguinte :
- Esses diferenciais são subdimensionados para suportar esse motor , são longos e sofrem desgaste prematuro , num galaxie pode durar + de 300.000 Km , mas numa Engesa com motor Q20B não , algumas picapes que tentaram usar esse dif. tiveram problemas . Com os pneus de 12,5" de largura e 33" de diametro forçam um pouquinho a mais do que já forçariam os pneus convencionais , por isso tem que mudar o jeito de dirigir , evitar ao máx. trancos e arrancadas .
Com isso o amigo Giovani ganha 1 pto comigo , a relação deveria ser 44/8 (5,5) e não 43/14(3,07) como sai de fábrica . esse meca colocou dif. numa Engesa F2 5,5:1 e falou que o carro não passa de 90Km/h , mas o dono adorou . Pretendo fazer o mesmo + pra frente , se pifar de novo , por enqto já vão muitas latinhas e paciência pra deixar o dif. da melhor maneira possível .
Fico surpreso sempre que leio esse forum , nosso amigo Bill gosta duma engenhoca , jamais imaginei que a fera dele usasse tração dianteira , acho até que tem certas vantagens como o peso do motor na tração . Agora sei que posso andar normalmente qdo estiver só com tração dianteira , lógico que a cx de 4x4 deve estar em ordem senão é só ronco pra todo lado ...