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  • #1
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
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    16/02/2006
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    Cool Relação Traseira do Engesa Fase I




    Olá pessoal! Sou de Maceió/AL, tenho um Engesa Fase I com motor Diesel Q20b (adaptado), caixa de marcha Clarck 240V. Constatei que a relação traseira é de 47 x 12 = 3,916, percebo que ele não tem velocidade, porém, tem muita força! Eis a dúvida: para que tenha mais velocidade e não perca tanta força a relação ideal seria a da (F 1000) 46 x13 = 3,538 ? Desejo que ele atinja velocidade de + ou - 120 km, aliado a isso, que seja bom de lama! Aguém poderia me ajudar?

  • #2
    Usuário Avatar de SILVIO P.
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    Bom Dia, Tenho Na Minha Engesa A Relação 13x46, E Motor Q20b Turbo, Melhora Muito Comparada Com A Que Vc Esta Usando, Mas Mesmo Assim Ainda Fica Curta Na Minha Opinião, Pra Andar A 120 K/h Como Vc Esta Querendo, Deve Colocar A 13x43 Ou Até Mesmo A 14x43(bem Longa), Mas Esta Ultima Fica Melhor Pra Estrada Que Pra Trilha.
    []'s.
    CAMPER

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!

    Tenho a impresão que esta última relação citada seja muito longa, pois equipa os utilitários que saem de fábrica com motores potentes e já turbinado.

    Aprecio de mais o Q20B, mais creio que não aguentará a relação 14x43, ficará frouxo na arrancada e sem final na íltima marcha.

    A ideal para tal motor na minha opinião é a 13x43.

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de SILVIO P.
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    Kim, ela é bem longa sim, mas aguenta tb, pois tenho um amigo que usa essa relação 14X43 ja faz tempo( OBS Q20B TURBINADO ), como disse o Lenilton que quer andar a 120 k/h, só com a relação 14x43, ou 13x43 mas com o gira alto.
    Eu estou com a 13x46 e acho muito curta pro motor (Q20B turbinado), estou querento trocar por uma 14X43.
    []'s.
    CAMPER

  • #5
    Tenho um F3 com Q20b e relação 3,07 e concordo com o colega, na estrada fica legal, no plano segura 120 Km/h (em subidas não), mas sou obrigado a utilizar a 1 em subidas íngremes e a segunda sai no limite (no plano).
    Acho que se turbinar o problema em trilhas (marchas longas) não será solucionado, apenas conseguirei manter velocidades elevadas com mais facilidade.
    Os pneus são 265/75R16 (equivalente a 32"). Acho que para o engesa seria mais interessante uma relação mais curta mesmo as custas de uma menor velocidade final.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Tudo bem SILVIO P.?

    Acho que deveria experimentar a 13x43 primeiro, tenho a impressão que ficará satisfeito. Essa é minha opinião.

    No meu Engesa tenho a 9x44 (original), após muita conversa para adquirir conhecimento (empírico), optei pela colocação de uma 11x45, usando o 6cc álcool.

    Tive a oportunidade de uma 13x46, mais achei que ficaria fraco nas arrancadas.

    Faço a observação acima, baseado em uma A 10 (chevrolet) que tinhamos; Ela era 6cc álcool e, colocamos um Q20B nela, retiramos um 11x(qualquer coisa) e optamos por um 13x43, ficou o bicho para andar, principalmente depois do turbo e intercooler. (trocamos a coroa/pinhão do velocímetro também)

    Abraços.

    Kim.

  • #7
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    LENILTON FEITOSA

    O meu ENGESA tem eixos originais trazeiros e dianteiros , DANA 44 e DANA 30 , tenho motor MWM 2.8 turbo/intercooler , comportamento totalmente diferente do seu .

    Mas a relação do meu é 13x46 = 3,54 , que para meu motor ficou muito longa , gostaria de trocar por uma 12x47 , caso vc pense em colocar 13x46 , poderiamos fazer uma troca , pois assim ficaria barato para nós dois , sem falar que a trazeira minha comprei 0KM nova .

  • #8
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
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    Obrigado pela dica colega! Bem, já como eu tenho o pião e corôa da dianteira (13x46) da Caravan, sendo assim, comprarei a da F1000 (13x46). Valeu cara!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
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    Guilherme, a idéia é boa. Gostaria de informá-lo, que ao retirar a tampa do cardã, observei que tanto o pião quanto a corôa estão semi-novos, não há nenhum defeito nas peças, estão intactas, pois o Jipe nunca participou de trilhas, mesmo quando era de outro proprietário. Sendo assim, Como poderemos fazer no intercâmbio das peças, creio que não há a necessidade de substituir a caixa de satélite!!! A relação 13x46 se adapta a minha caixa de satélite, e vice-versa? No meu caso ele terá mais um pouco de velocidade e, ainda poderei sair na 2ª marcha mesmo pequenas subidas?
    Lenilton

  • #10
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    LENILTON

    Mesmo para o meu motor que tem menos torque que o seu , eu saio em 2ª marcha o tempo todo , mesmo em pequenas subidas .

    Tenho que consultar aqui no forum se precisa de trocar tb as satélites e planetárias , pois se não me engano tem diferença nas sat/planetárias para coroa/pinhão até 12 dentes e mais de 12 dentes .

    O amigo ELMER pode me dizer? A dúvida : se a coroa/pinhão 13x46 são intercambiáveis com as 12x47 , ísto é , Se precisaria ou não de fazer a troca das satélites/planetárias correspondentes tb .

    É que eu quero encurtar um pouco minha relação de coroa/pinhão e o LENILTON FEITOSA quer alongar um pouco a dele , e estamos estudando uma possível troca com custo baixo de só pagar o transporte e mão de obra para a troca das peças , ficando bom para os dois .

  • #11
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Guilherme , talvez vc tenha que perguntar ao Elmer por MP , acho que ele não passa muito no fórum das engesa. Mas , parece que a caixa de satélites até pinhão 11 é um tipo. E, de 12 acima é outro.
    Gui, consulte o Igor da Rota 4x4 , com certeza ele vai te ajudar com o maior prazer.

  • #12
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
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    16/02/2006
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    Guilherme, também vou consultar , se não for necessário a caixa de satélite e as planetárias, melhor pra gente! menos despesa. O seu conjunto (pião e corôa) é da F1000 ou original do Engesa?

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