x
Convex Datacenter
Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 196

Tópico: MOLAS

  • #25
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0



    Pessoal

    Resultado de molas de pampa na traseira: NEGATIVO

    Ficou horrível. Qualquer coisinha, já dá o batente. Com o tanque cheio então, ficou inviável.

    Pelo menos serviu para descobrir que o baque seco e metálico que está ocorrendo não vem dos batentes de borracha (achei que estivesse podres, rachados e o som metálico poderia vir do parafuso de fixação dos mesmos). E SiM, está vindo dos próprios amortecedores. Depois que coloquei num barranco, na posição de se fazer um X, foi possível ver isso:
    Uns 30mm antes de as borrachas encostarem no batente, o amortecedor traseiro já estava apitando fim de curso.

    Para a traseira do engesa, a diferença de abertura de um amortecedor de F4000 traseiro e do amortecedor de MB608 dianteiro (em uso no momento) é apenas o seguinte (distância entre centro de olhal a olhal):

    Amortecedor F4000 traseiro
    aberto fechado curso
    605 mm 373mm 232mm

    Amortecedor MB608 dianteiro
    aberto fechado curso
    626 mm 375mm 251mm

    Ou seja, fechado a diferença é apenas 2 mm.

    As 4 molas vou trocar e acabar colocando molas de comprimento 450mm (3 cms maiores que as originais). Mas na traseira vou continuar com o mesmo problema: Amortecedor dando batente antes das borrachas.

    Pergunto: Mantendo o mesmo passo do elos, com as molas mais grossas por causa do peso da motorização diesel, não acabo perdendo curso? Mesmo aumentando o comprimento das mesmas?

    Se eu colocar molas mais finas (as de pampa no caso) e utilizar amortecedor de dupla ação, consigo obter mais curso e manter o carro macio e evitar que se atinja facilmente o fim de curso? Ou o amortecedor acaba se desgastando prematuramente?

    [ ]'s - Lendo material sobre rockcrawlers....
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #26
    Usuário Avatar de Paulo Lucena
    Entrada
    17/04/2004
    Idade
    72
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Deem uma olhada no site das Molas Fercai (www.molasfercai.com.br)
    no item Cotação, Compressão Paralela
    O interessante é que com tantas informações que temos sobre molas, é possível configurar alguma coisa para cotar, e quem sabe termos um kit
    difinido de molas (Engesa Gas/Alc/Diesel com ou sem guicho....)
    com certeza bem mais barato que na Rota 4x4...


    Saudações Engeseira
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MOLAS-dsc00049_187.jpg  

  • #27
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo Lucena
    O interessante é que com tantas informações que temos sobre molas, é possível configurar alguma coisa para cotar, e quem sabe termos um kit difinido de molas (Engesa Gas/Alc/Diesel com ou sem guicho....)
    Você está certo... assim nos livraríamos da dependência.
    Não tenho nada contra a Rota, sempre fui muito bem atendido lá mas... Podíamos juntar esforços para isso.

    Abraços! E bela viatura!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #28
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Enviei uma cotação para eles também, estou no aguardo. Também surgiu dúvidas. Vou tirá-las durante essa semana.
    É a altura P1 e o curso P1. Entendo que deve ser a altura final com carga, e o curso que sobrou com esta carga.
    E o tipo de aço? Não tenho muito conhecimento para especificar aço para molas.

    Outra coisa : Meu engesa pesa 1100kgs na dianteira e 1050kgs na traseira. Para calcular a carga, devo descontar o peso dos eixos/diferenciais/pneus.
    Estou descontando 150kgs por cada . Logo passo minha planilha com projeção para essas molas.

    Tô com umas idéias lokas mesmo para fazer molas de k variável. Pelo menos 2 estágios.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #29
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gnecchi
    Flavio / Edu Velo,

    Acabo de trocar as molas do meu Engesa, pois com as molas que estavam nele não coube os BF33" (não sei se as molas antigas são do 4CC ou se são de outro veículo... depois irei tirar fotos e medidas para comparar).

    Estou colocando as molas do Engesa Diesel na dianteira e as molas originais na traseira (lembrando que o PREDATOR é um F3 com motor 6CC).

    Optei pelas molas do Engesa Diesel, pois irei instalar guincho e a tendência é a dianteira abaixar em função do peso. A mola dianteira do 6CC x Diesel tem o mesmo comprimento, mudando apenas o diametro do fio (do Diesel é 1mm maior). Se eu sentir que as molas dianteiras deixaram o veículo muito duro irei trocar pelas molas do 6CC.

    Depois informo as medidas das molas molas novas e também das que estou trocando (se bem que as que estou trocando já devem ter sofrido fadiga).

    Abaixo as fotos das molas novas !!!!


    []'s
    E aeh, Gnecchi

    Como ficou o seu engesa com essas novas molas?
    Ficou macio? Melhorou as condições em estrada de terra?
    E para trilha?
    Asfalto?
    Os seus amortecedores utlilizados?

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #30
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    haundrich,

    Eu quase não andei com o PREDATOR depois de trocar as molas e pneus.

    Tá fazendo 1 1/2 mês que estou com ele e fiz apenas uma trilha no litoral norte de SP, mas ainda estava com as molas originais (molas do modelo 4CC, mas com o motor 6CC). Com as molas do 4CC as mesmas estavam chegando no fim de curso com facilidade na trilha (principalmente os dianteiros.....os batentes estavam detonados).

    Tenho os amortecedores Rancho e com as molas novas (do modelo Diesel na dianteira), percebi que quando tiro toda a pressão dos amortecedores o carro está pulando mais.... principalmente quando passo em lombadas, mas isto já era esperado. Escolhi as molas do modelo diesel, pois estou colocando guincho e gaiola, e o peso na dianteira irá aumentar consideravelmente !!!

    Na estrada posso considerar que mesmo antes o desempenho era favorável, pois utilizo os RANCHO na pressão máxima e o bicho faz curvas acompanhando os carros de passeio na boa.

    O BF 33" deixaram o carro mais macio e tb mais silencioso que os Candango, pois o desenho dos Candando favorece o zunido no asfalto.

    Mesmo com as molas novas e consequentemente com o carro mais alto os pneus dianteiros estão pegando no parachoque dianteiro (em monobras em marcha ré com a direção totalmente virada), portanto com a instalação do suporte de guincho estou trazendo o parachoque dianteiro mais para frente, pois não quero cortá-lo.

    Acredito que para o final da próxima semana o Predator já tenha saido do estaleiro e então poderemos testá-lo nas trilhas ....... ahhhh havia me esquecido: além da gaiola e suporte de guincho ele sairá do estaleiro com embreagem hidráulica ... vamos ver ser a dona da pensão encara a direção dele agora


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #31
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gnecchi
    haundrich,

    Eu quase não andei com o PREDATOR depois de trocar as molas e pneus.

    Tenho os amortecedores Rancho e com as molas novas (do modelo Diesel na dianteira), percebi que quando tiro toda a pressão dos amortecedores o carro está pulando mais.... principalmente quando passo em lombadas, mas isto já era esperado. Escolhi as molas do modelo diesel, pois estou colocando guincho e gaiola, e o peso na dianteira irá aumentar consideravelmente !!!

    Na estrada posso considerar que mesmo antes o desempenho era favorável, pois utilizo os RANCHO na pressão máxima e o bicho faz curvas acompanhando os carros de passeio na boa.

    O BF 33" deixaram o carro mais macio e tb mais silencioso que os Candango, pois o desenho dos Candando favorece o zunido no asfalto.

    Acredito que para o final da próxima semana o Predator já tenha saido do estaleiro e então poderemos testá-lo nas trilhas ....... ahhhh havia me esquecido: além da gaiola e suporte de guincho ele sairá do estaleiro com embreagem hidráulica ... vamos ver ser a dona da pensão encara a direção dele agora


    []'s
    Beleza, agora sim, está montado nos Rancho
    Qual o código de RS 9000 que vc está usando? e está com controle interno? o que vc está achando?
    Na trilha então vc deve estar usando pressão 2 ou 3?
    E no asfalto, vc usa o grau 9,né?
    E qual a embreagem hidraulica que vc instalou?

    Falouws.. agora que está quase saindo do estaleiro, aguardando o lançamento do Predator ao mar de lama,,hehehehe

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #32
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por haundrich
    Beleza, agora sim, está montado nos Rancho
    Qual o código de RS 9000 que vc está usando? e está com controle interno? o que vc está achando?
    Na trilha então vc deve estar usando pressão 2 ou 3?
    E no asfalto, vc usa o grau 9,né?
    E qual a embreagem hidraulica que vc instalou?

    Falouws.. agora que está quase saindo do estaleiro, aguardando o lançamento do Predator ao mar de lama,,hehehehe

    Flávio
    Não sei exatamente o código.... os rancho já vieram com ele, mas é o modelo que possui 5 graduações de calibragem !!
    No asfalto utilizo ele no máximo, pois é o ideal para se fazer curvas sem medo de ser feliz
    Na trilha deixo ele no grau 1 ou 2.. depende da situação
    A embreagem é de toyota !!! depois posto algumas fotos desta adaptação.

    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #33
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Beleza , Gnecchi

    Vc deve estar com os Rancho RS5000. de 5 regulagens. Mesmo assim , show de amortecedor.
    Ele atua rapidinho? tipo , girou o botão de regulagem de 1 para 5 (máximo) e vc já sente a atuação?

    Flávio - Com inveja positiva de quem tem ranchos
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #34
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Haundrich, os rancho valem a pena. Eu tinha no meu fase 1, tirei e passei para o fase 2 que está em reforma. Na troca eu coloquei os traseiros da F4000. Pra andar na cidade é horrível. A gente é tão acostumado a fazer curva metendo o jipe e agora parece que ele vai tombar.
    Eu optei pela troca porque o fase 2 eu vou utilizar mais em viagens e o outro é só para trilhas. Se você puder, compre um jogo de Rancho que vai sentir a diferença.

  • #35
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    haundrich,

    A diferença entre a graduação menor (1) e a maior (5) dos Rancho é muuuuito absurda .... parece que vc mudou de carro em segundos !!!! com pressão máxima nem parece que estou dirigindo um carro com o CG tão alto

    Mas é claro a diferença é perceptível se vc estiver numa estrada sinuosa, pois se for num retão de asfalto não tem o porque dar tanta diferença, a não ser em freadas e lombadas/valetas.

    Com certeza é um investimento pra lá de satisfatório.


    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MOLAS-controle_rancho.jpg  
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #36
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Gnecchi

    É um relógio só para os dois pares de amortecedores ranchos RS5000?
    E um botão pressuriza e outro despressuriza os 4 amortecedores?
    É que tinha visto outro sistema que tinha 2 relógios e dois controles, podendo ajustar independetemente os dianteiros ou os traseiros (apesar que isso já é melzinho na chupeta.hehehe)

    Mudando um pouco de assunto...
    Aquele relógio que está tampado, caso tivesse algum instrumento ali, vc conseguiria ler esse instrumento totalmente, estando dirigindo?
    Em outras palavras, o volante atrapalha ler aquele relógio que está tampado?
    É por isso não tem relógio ali?

    A coluna e direção do seu é do Vectra?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bandeirante - Fita entre as Lâminas das Molas - Fiat
      Por Francisco Bicalho no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 55
      Última resposta: 10/11/2013, 08:02
    2. MOLAS ENGESA
      Por Adriano Braga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 112
      Última resposta: 20/11/2009, 20:23
    3. Dúvidas quanto a transformação de um GM 4.1 para 4.4!
      Por Lucas Nassif no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 254
      Última resposta: 04/10/2009, 13:58
    4. Tratamento nas Molas
      Por ROBSON CJ5 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 31/08/2009, 21:44
    5. Respostas: 16
      Última resposta: 22/08/2008, 12:18

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade