Fala Kim!
Estou procurando é um eixo de Band, para fazer o par!
[ ]'s
Versão Imprimível
Fala Kim!
Estou procurando é um eixo de Band, para fazer o par!
[ ]'s
Ow, foi mau!!!!:oops:
Me empolguei!!!:rolleyes:
Abraços.
Kim.
Que nada!:discordo:
Deves ter esquecido. Já tinha comentado contigo sobre o eixo dianteiro de Band. Senão fizer o par não fica 100% :p
Aproveita e explica melhor pra nós como funciona essa parada da partida a frio dos Q20B, já que o tópico é sobre isso... O dispositivo é elétrico? Imagino que ele deva soprar ar+diesel através de uma resistência elétrica, para dentro do coletor de admissão, na hora da partida. É isso, ou munhequei tudo?
[ ]'s
Nunca vi as velas do Q20B mas já vi de outros motores diesel. É como se fosse um pingulim de uns 3 cm que fica incandescente quando eletrificado, aquecendo todo o cilindro e facilitando a queima do combustível.
Eduardo Valaretto.
Caros!
O sistema é elétrico-hidraulico.
Para ligá-lo, o fio tem que ser de boa bitola, se não dá problema.
Funciona da seguinte maneira:
Existe uma termo-válvula que fica roscada ao lado da mangueira de entrada de ar no coletor de admissão;
Esse sistema é ligado por um caninho na parte superior da bomba injetora;
O fio é ligado a um botão (igual ao de partida de trator + - ) que fica no painel.
Antes da partida aperta por 5sg o botão, ele incandesce e abre a termo-vávula, então termina de girar a chave de ignição, quando o motor gira, a injetora joga óleo diesel na vela, que por sua vez "pega fogo", fazendo uma chama de uns 10cm.
Pode ser o frio que for, que funfa mesmo, conhecimento empírico!
Na D10 original, é um botão que fica no lado esquerdo do painel, levemente acima, desenhado uma camara de combustão com um termometro dentro.
E apropósito, não são velas, é uma só.
Muitos Q20B tem um bujão no lugar da vela, outros tem a vela, mais desligada.
Espero que a informação seja útil.
Abraços
Sim, muito últil!
Eu já tinha procurado na net sobre isso e não tinha achado nada. Valeu!
Era o que eu estava mesmo imaginando: aperta um botão por alguns segundos antes da partida, o que incandesce uma resistência elétrica. Quando dá a partida, os pistões puxam ar, que entra através do coletor de admissão. Uma parte deste ar entra através da válvula com resistência incandescente, ar este, misturado com diesel, o que acaba gerando uma chama, tipo maçarico.
Eu não conhecia esse sistema, somente o moderno com 4 velas que esquentam os 4 cilindros antes da partida, mas creio que este sistema seja mais eficaz que o moderno e usa menos bateria, uma vez que queima diesel para gerar calor, ou estou enganado :oops:. Nunca testei...
Valeu pela dica!
[ ]'s
Fala Tche!
É o seguinte, você está confundindo um pouco as coisas!
Vamos em partes!!
:arrow: Aperta o botão no painel;
:arrow: A vela aquece (resistência) e incandesce;
:arrow: Com o calor, a termo-válvula abre;
:arrow: Gira a chave de ignição;
:arrow: O motor gira, girando a bomba injetora, que cria pressão interna e, esta por sua vez, manda óleo díesel para a vela;
:arrow: Termo-vávula aberta, pressão de óleo diesel = FOGO ( + - 10cm)
:arrow: motor "chupando ar" leva fogo para os cilindros.
Entendeu, não tem nada a ver com o fluxo de ar do coletor.
Abraços.
Kim.
Eu acho que entendi :palmas: E também acho que sou chato demais :oops:
Mas por que não tem nada a ver com o coletor de admissão?
A válvula fica no coletor de admissão. Pelo menos no meu tem um bujão tampando o lugar da válvula.
Todo o ar que entra para o motor, entra pelo coletor de admissão.
Todo o ar deveria entrar pelo filtro de ar, mas com a válvula térmica aberta, uma parte do ar acaba entrando por ela, misturado ao diesel, através de uma resistência, gerando fogo. Não esqueça que para haver fogo precisa existir oxigênio!!!
Tu estás dizendo que pela vela passa somente diesel (nada de ar)? Posso estar enganado, mas imaginava diferente, tipo motores a álcool/gasolina, onde o combustível é vaporisado no ar (carburado). Isso geraria muito mais calor! Confesso que nunca vi essa vela do Q20B, mas se é como tu estás falando, acho que vou cosntruir minha própria vela :parede::parede::parede::parede::parede:
[ ]'s
Fala Tche!
Você entendeu, mais como não viu vela ainda, fica um pouco difícil a compreensão.
Não é que não tem nada a haver com o coletor, é que o ar do coletor passa pela vela, não por entre a vela, mais na parte em que fica a resistência (uma mola).
Quando instalada, se retirar a mangueira do coletor, verá uma mola lá dentro e, é por essa mola que o ar passará, no meio das voltas dela.
Dentro da vávula, somente passará diesel.
Imagine da seguinte forma (bem grotesco):
Uma mola com uma tampa de um lado;
No meio da tampa uma mangueira (só até a tampa) que injeta comb.;
Uma ponta da mola com um fio +;
Outra ponta com um fio -;
É isso!
Quando liga os fios, a mola fica vermelha [incandesce (igual a chuveiro)]
injeta com., com o ar que se encontra + incendescencia = fogo.
Então é isso!
Abraços.
Kim.
Blz, Kim.
Vou ver se acho uma vela dessas por aqui pra instalar na viatura. Vai que o bixão não pega fácil no frio...
[ ]'s
Caros Tchê e Kim, seguindo suas dicas:concordo: , adquiri o sistema, segue foto ilustrativa.
[]'s Carlos Siqueira