Fala Galera do Engesa
Pra vcs que são Engesamaníaco , vou contar a mais nova que descobri !!!
Todos já devem saber que a Troller entrou em licitação junto ao Exército , na concorrência de um Utilitário 4X4 para suprir a nossa antiga porém valente Toyota e os JPX que não vingaram muito.
Agora é que vem a parte boa da coisa....Tive a feliz notícia de que o Exército nunca gostou tanto do desempenho daquele nosso queridinho Engesa , que já está preparando uma surpresa de peso e colocar um pouco de sal na concorrência da Troller.
Só não sei ainda o nome real dele , mas já olhei a foto de um verdadeiro que ressuscitou ....trata-se de um "ENGESA" ou seja mutio bem parecido, em tudo , suspensão acho até que é a mesma , apenas melhorada , na lataria deram uns retoques bem legal , mexeram no Capô , agora um pouco menor porque ele não encosta mais na base do quadro do vidro , criaram um espaço como em um Gol por exemplo e com aletas de ventilação na lateral do mesmo .
A foto que tive acesso era só da visão geral dele e não tenho mais detalhes ....OBS: Fontes quentes indicam que é um valente , mesmo sem saber qual a motorização e demais .....acredito piamente neste relato . Na foto ele se encontra em verde-oliva fosco por inteiro assim como este JPX que mando em anexo ....Galera agora falando sério , não sei não , mas o Troller vai ter que fazer milagre nas nossas Fronteiras enxarcadas , fato este que nós sabemos o antigo Engesa tirou de letra ...
Só não quem estaria no projeto , se é somente o Exército ou seria alguma empresa de fora tb ....Mas está aqui em SP em algum Quartel , só esperando a sua hora......
Aguardamos anciosos pela aparição do mesmo ....he..he..he..
Abraços Lameiros...
Alemão F II Santo André SP
É Giovani......
A foto é verdadeira ...só que está na mão de um cara especialista em Engesas aqui em SP ....
Ninguém consegue arrancar dele...olha que eu já tentei ,.....é lógico...
Mas a briga continua ....
Se eu tiver novidades pode deixar que estarei por aqui....
Até mais ...
Olhem isto Galera ....!!!!!
Pesquisando pela net , achei o danado , de quem falei anteriormente..!
É realmente um apefeiçoamento do Engesa .
Confiram no site www.defesanet.com.br lá vcs encontraram uma lista completa de todos os detalhes desta maravilha 4X4 em uma sequencia de 8 fotos.
Abraços
Alemão F II
Ah! o nome dele : MARRUÁ
Que bela descoberta, companheiro!
É o Engesa melhorado... Diesel, MWM, mas pelo que vi não tem reduzida... Será herança do Engesa? Ou os caras não ligam para o potencial de uma reduzida? Tomara entre em produção de larga escala... para o mercado civil... Mas uma coisa: QUE NOMEZINHO FEIO PRÁ KCT!!!! :P Tomara que o nome mude....
O companheiro Caj tem razão... O jipe que o Arsenal de Guerra de São Paulo preparou para o EB é o Marruá - um derivado do Engesa EE-12 (meia tonelada).
Os engenheiros responsáveis pelo projeto são antigos engenheiros da Engesa, que montaram duas empresas chamadas Columbus Comercial Importadora e Exportadora e a Ceppe Equipamentos Industriais.
Dados Técnicos: Fabricantes
• COLUMBUS Comercial Importadora e Exportadora
• CEPPE Equipamentos Industriais. Comprimento total
380 cm Largura da carroceria
192 cm (Com retrovisor recolhido) Largura do estribo
184 cm Altura total
195 cm Altura com pára-brisa rebatido
140 cm Entre eixos
230 cm Ângulo de entrada
64º Ângulo de saída
44º Altura do engate
65 cm Peso em ordem de marcha
1.840kg Carga líquida
500kg Carga líquida do reboque
250kg Rampa máxima
60º Inclinação lateral máxima
30º Velocidade máxima
120km/h Velocidade mínima controlada
4km/h Passagem de vau
600mm Raio de giro
• Guia a guia – 6590mm
• Parede a parede – 6790mm
• Degrau máximo: 300mm Raio de ação em estrada
1000km Motor
MWM, 4,07 T CA, 4 cilindros em linha, 135cv Embreagem
LUK, disco a seco, 300mm diâmetro com acionamento mecânico com auxílio hidráulico. Caixa de mudanças
EATON FS 2305, manual, 5 marchas à frente e 1 à ré. Sistema elétrico
negativo à massa, 24volts, 2 baterias de 12 volts, 63Ah, alternador 28v – 35A.
Bem legal...mas o nome realmente é de furar as cuecas!!!
Vcs viram que o jipe da foto que o Alemão postou é diferente dos outros anexados...o capô é bem direrente...não tem o resalto e as entradas de ar...que ao meu ver dão um ar mais agressivo ao jipe.
Sabe que eu já havia visto este jipe no site e não tinha me ligado que era uma remodelação do Engesa...bem legal!!!!
Vcs viram que o jipe da foto que o Alemão postou é diferente dos outros anexados...o capô é bem direrente... não tem o resalto e as entradas de ar... que ao meu ver dão um ar mais agressivo ao jipe.
Eu reparei nisso, tbm.
O jipe que o Alemão postou se parece bastante com o JPX, e também lembra um dos modelos recentes (turbo-diesel) do UAZ - aquele jipe Tcheco que é usado pelo Exército Russo.
Pelo que sei, o Arsenal de Guerra de São Paulo (em nome do EB) abriu uma concorrência para a compra de uma nova linha de jipes.
Foi em função dessa concorrência que a Troller desenvolveu o seu modelo militar - e acho bem possível que antigos engenheiros do JPX tenham apresentado um modelo turbo-diesel.