x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

Ajude um quase Engeseiro perdido!

Salve PessoALL

Comprei meu Fase I com motor Ford 6cc e caixa de opala, sem diferencial dianteiro. Após quase 1 ano agüentando as enrolações do mecânico, trouxe o Engesa pra casa e coloquei a mão na massa.
    Consegui colocar montar um Q20B mudando o suporte e calços do motor, em cima dos coxins da F4000 (redondos), acho que ficou muito bom. Só tive que cortar a lataria para caber o motor de arranque. Consegui também uma Clark 240v que já instalei sem dificuldades, apenas alterando ligeiramente a posição da travessa que sustenta a caixa.
    Estou terminando de colocar o eixo dianterio de Toy Band (ainda não não sei a relação). Consegui comprar de barbada em uma viagem que fiz a São Paulo. Ele veio com freio a tambor, mas já vi por aqui o preço do kit de freio a disco e não fica caro, além de ser pnp.

Minhas dúvidas:

- Procurei aqui pela região uma t-case original mas não encontrei. Existe outra opção para jogar tração para dianteira? Não preciso de redução.
    - Supondo que o eixo traseiro seja um Dana44 (não tenho certeza) existe alguma relação para ele que seja igual ao do Toyota? Se não, é arriscado quebrar alguma coisa usando as relações dianteria/traseira ligeiramente diferentes? Ou terei que comprar outro eixo de Toy Band?

Grato!

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0
    Se as relações forem iguais você pode usar sem problemas.

Quanto à transferência, você precisa de uma sim. Se não precisa de reduzida, compre uma do engesa fase II (dentes helicoidais) e ficará bem servido.

No que mais puder ajudar é só chamar

Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimento: 1
    Fala Tcherenato,

Entre no site www.camper.com.br lá vc encontra essa cx de tranferencia do engesa, pois o pessoal das Camper's estão colocando o cambio e a redução das Hilux.

[]'s s/comissão

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Renato, originalmente o engesa usa DANA30 (8x39=4.875) na frente e DANA44 (9x44=4.889) na traseira, porem a relação de diferêncial é praticamente a mesma.
    Já o diferêncial de Band deve ser longo, algo como 3.7 (à confirmar), se o valor for este vc poderá trocar a relação do diferêncial traseiro para 11x41 (3.727).
    O mais correto seria trocar o diferêncial traseiro por outro da band.

A seguir segue uma tabela com as relações de coroa e pinhão para DANA44 :

09x53 = 5,89 ;
    08x43 = 5,38 ;
    09x44 = 4,89 ;
    11x47 = 4,27 ;
    11x45 = 4,09 ;
    12x47 = 3,92 ;
    11x41 = 3,73 ;
    13x46 = 3,54 ;
    13x43 = 3,31 ;
    14x43 = 3,07

Obrigado a todos pelas respostas.
    Realmente no site Camper existem T-case para negócio. Boa dica!
    Quanto às relações dos diferenciais, pelo que sei a Band só tem 2, mas não sabia que os Dana44 tinham essas várias opções. Preciso descobrir qual a relação tenho aqui para achar uma mais parecida para colocar no Dana44. Valeu a dica.
    Existe alguma forma de identificar visualmente se o meu eixo traseiro é um Dana44? Alguém teria o catálogo deste eixo com a visão explodida dos componentes?
    Vendo outro tópico sobre molas para suportar o Q20B, decidi por adquirir as molas da Rota, já que parece a decisão mais acertada.
    Alguém que tenha o Q20B no bruto poderia me dizer qual a melhor opção para radiador? Será que o original do Engesa agüenta, já que tem 3 colméias? Eu tinha este Q20B em uma Veraneio/GM e estava com um radiador bem maior, mas além do espaço para instalar um radiador no Engesa ser bem menor, ainda tem a caixa do setor de direção que coloquei com assistência hidráulica, do opala (ZH).
    Por falar em DH, ao montar a caixa de direção ontem, me surgiu uma dúvida: qual é a entrada e qual é a saída da bomba? Um buraco é maior que o outro. O flexível de saída da bomba (alta pressão) casa certinho com o buraco maior da caixa de direção. É este mesmo o correto?

[]'s

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Usa radiador da D10/20
    Qto a relação , a band só tem 2 msm , melhor entrar no tópico das bands pra ver quias são , uma se não me engano é 37X9 , é a curta ... nem anda com relações diferentes que vai dar golpes no chassi , mesmo na terra ...

abs ...
    Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    The,

por acaso vc é Therniakowisch ( sei lá se é assim que escreve ) se é a chance de vc ser um conheciso meu é grande....

em relação a colocar a t-case da camper ou FII, acho uma decisão bem acertada, pois tenho uma FI que é tão valente quanto a FII mais o barulho é muuuuuito chato. De primeiro vc acha clássico, característica engraçada do carro, mais depois de um tempo vc fica louco com ele....

quanto a a sua "mistureba" de eixos ( toyota e engesa ) 2 coisas me incomodam: Primeira: os eixos da TOYOTA são mais estreitos e o seu carro deve estar sem geometria... o que não é legal. Tenta batalhar um traseiro da Toy - se for flutuante melhor ainda....
    Segunda: me sogro colocou em sua camper que inicialmente era 4x2, um eixo que casava geométricamente com o traseiro, porém a relação tinha uma pequena diferença de valores, que não me lembro qual era, mas que não foi levada em conta, pois a engesa mesmo usa duas relações que apresentam um diferença pequena - mas nesse segundo caso os engenheiros sabem o que fazem... já eu e meu sogro somos palpitieros....
    resumo da epopéia: um dia ele estava mostrando o serviço pra um amigo e o carro travou. Parecia que tinha uma enorme pedra que não deixava ele ir pra frente ou pra trás... a "zica" foi tamanha que o carro ficou até um pouco mais alto, forçando a susp. aberta engatava a ré, a primeira, desengata e tudo de novo... mas nada destravava o carro - tudo sm forçar o sistema pra não piorar o quadro. O carro só voltou ao normal quando reirei um dos cardans. A ZICA todo se deu por conta da diferença das relações......

Segundo um amig que é engenheiro, mas que não é do meio off-road: um pqeuna diferença até ajuda na tração - porém só pode ser usado no off road, pois em um piso de grande aderência - asfalto por exemplo - encavala o sistema

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem