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  • #13
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Citação Postado originalmente por Eliseu
    fpandur,
    vc deve estar com desgaste nos anéis. Depois que esquenta, os anéis dilatam, e some a folga. Verifica tb se não está saindo compressão pelo respiro do cárter, confirmando esta hipótese. Pode ser tb folga na guia das válvulas, porém pouco provável. Mas nada preocupante num S4T. Ele roda muuuuiiiito mesmo assim, uma característica dos S4T, descendentes diretos do Perkins. []'s enlameados.

    É normal a fumaça quando se liga o motor, já que a câmara está fria e todo diesel injetado acaba não sendo queimado corretamente.

    Sugiro levar a um bom mecânico, que saiba de motor e alimentação.

  • #14
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    Citação Postado originalmente por carlos augusto veggi
    É normal a fumaça quando se liga o motor, já que a câmara está fria e todo diesel injetado acaba não sendo queimado corretamente.

    Sugiro levar a um bom mecânico, que saiba de motor e alimentação.
    Estamos falando da fumaça cinza(ou branca...), esta não é normal. É sinal de desgaste do motor. Normal é a fumaça "PRETA"

  • #15
    Usuário Avatar de fpandur
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    Elise, obrigado pela resposta. Poderia detalhar um pouco mais a parte "Verifica tb se não está saindo compressão pelo respiro do cárter" ? Como eu vejo isso, qual o sintoma no respiro ? É com o motor ligado e vejo se está saindo ar de lá ? O respiro do S4T é na verdade na tampa de válvulas, certo ?

    Depois que esquenta, os anéis dilatam, e some a folga
    Mas o motor nem chega a esquentar direito. É só andar uns 2 quarteirões com ele após ligado frio, que a fumaça cinza clara some ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #16
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    Thumbs up Fumaça azul

    Citação Postado originalmente por fpandur
    Como eu vejo isso, qual o sintoma no respiro ? É com o motor ligado e vejo se está saindo ar de lá ? O respiro do S4T é na verdade na tampa de válvulas, certo ?

    Mas o motor nem chega a esquentar direito. É só andar uns 2 quarteirões com ele após ligado frio, que a fumaça cinza clara some ...
    Se não me engano,(Não estou perto de um para confirmar...) o respiro é um cano de borracha/plástico, saindo da tampa de válvulas, atrás da bomba injetora, com a ponta para baixo ou está ligado na mangueira que vai do filtro à turbina, ou na caixa do filtro de ar. Se for este o caso, desconecta e acelera parado.Ele não poderá estar "assoprando", saindo muito "vento", com gases.
    O esquentar a que me refiro, é o que ocorre durante os momentos iniciais de funcionamento, onde a superfície dos cilindros, pistões e anéis rapidamente sofrem uma variação de temperatura (não esquece quantas vezes eles sobem e descem por min) para cima, o suficiente para haver a mínima dilatação necessária para cessar a passagem de óleo. Espero ter ajudado....[]'s

  • #17
    Usuário Avatar de fpandur
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    Eliseu, ajudou sim No caso do S4T, é isso mesmo, o respiro está na parte traseira do motor, na tampa de válvulas. Sai uma mangueira p/ uma válvula corta-fogo (ou anti-chama como dizem) e depois vai uma mangueira apontada p/ baixo. Segundo li e me disseram também, não pode ligar no sistema do filtro de ar ou da turbina, pois acaba saindo um pouco de óleo por ali.
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  • #18
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    Por lei antipoluição tem de ser ligado ou possuir um reservatório na ponta para evitar que este óleo escorra no chão...Qq coisa, "tamu" aí. []'s enlameados

  • #19
    Usuário Avatar de fpandur
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    Pois é, sabe que até eu pensei em bolar algum reservatório p/ colocar na ponta da mangueira ? Mas não consegui nada que seja prático, mas se tiver um sistema comercial usado em outros veículos (D20 ? ), com certeza eu instalaria. Para amenizar, troquei por uma mangueira um pouco mais longa, de tal forma que a ponta ao invés de ficar apontada p/ o chão fique paralela a ele (na horizontal). Aí coloquei outra válvula anti-chama na ponta da mangueira. Resolveu bem, difícil pingar óleo ali. Mas de vez em quando tem que tirar a válvula e limpar.
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  • #20
    hummmmmmm.
    Então quer dizer que qto maior o filtro de ar ( que no meu caso é conico ) mais ele respira e menos fumaça preta ele solta....hehehe, ja sei que filtro vou por.......
    Outra coisa, vi um liquido que se deve colocar no tanque a cada abastecida que limpa os bicos e diminui a fumaça também.... alguem usa???

  • #21
    Usuário Avatar de Eliseu
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    Conselho de um amigo, dono de posto e que vende o tal produto: coloca diesel aditivado, e do tipo "de inverno" aqui do sul. Eu vou por ele, e nunca tive problemas, pois o aditivado já vem com "detergentes" que promovem a limpeza do sistema []'s

  • #22
    Usuário Avatar de haundrich
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    ah, além de tudo que o pessoal disse aqui (turbina, limpeza dos bicos...) veja se o nível do óleo lubrif. não está um pouco alto. Isso é para dar fumaça cinza para branca.
    Motor quente, espere no mínimo 15 minutos, para que todo o óleo decante no carter e lhe confira o nível real. Aquele hábito de chegar no posto e conferir o óleo imediatamente enquanto abastece é furada. Só serve para saber se ainda tem óleo no sistema.

    No meu caso, começou fumaça branca depois de uma troca de óleo. Estranhei. Bastou eliminar 500ml e boa.
    4X4 Brasil

  • #23
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Flávio e galera,se as guias de valvulas estiverem com folga o oléo vai descer para o cilindro e ira fumaciar cinza quando o motor estiver frio.

    ST4 troca de anéis por ultimo lugar.hahaha

  • #24
    Usuário Avatar de fpandur
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    Boa dica também ! Como a fumaça cinza no meu caso é pouca é somente nos momentos iniciais, posso estar ainda com um processo bem inicial. Mas é bom saber o possível "caminho das pedras" para não ter que morrer na mão de alguém que queira retificar o motor por completo
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