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  • #1
    Usuário Avatar de CarlosNeto
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    09/12/2007
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    Cai Ponta De Eixo




    Estava brincando com meu Engesa Fase I, nada pesado, apenas uma estrada de chao mesmo, quando pego o asfalto +- 30 minutos depois a roda traseira q havia pedido pro mecanico verificar as lonas de freio, rolamentos e trocar o retentor uns 4 dias antes do acontecimento ( ontem 05/04)... Cai com a ponta de eixo inteira no meio da pista cruzando 3 faixas em cima de um viaduto, sorte que eu estava a uns 40km/h e nao occorreu acidente com nenhum outro veiculo.
    quando desco do Engesa e vou olhar o retentor estava amassado e a ponta de eixo parecia estar meio empenada....
    Emfim Alguem poderia me falar aonde poso conseguir uma ponta de eixo curta que nao seja na Rota 4x4 pois pelo oque me falaram do preço la achei meio salgado.
    Sera que a ponta de eixo da D10 ou D20 sao semelhantes a do Engesa?

    Agradeço a ajuda

  • #2
    Usuário Avatar de gnecchi
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    Caro CarlosNeto,

    Ainda bem que não aconteceu nada com vc e outras pessoas. Para se andar tranqüilo do ponto de vista de segurança vc tem que partir para semi-eixo flutuante da Ensimec ou da Enfer.

    Que pneu vc usa na viatura?


    []'s
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  • #3
    Usuário Avatar de CarlosNeto
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    Opa estou usando agora os 35" General Graber....
    onde eu consigo estes eixos flutuantes citados?
    ja me falaram de botar algo semelhante ao eixo dianteiro no traseiro
    nao sei como funciona.

    falei agora com o mecanico e ja sei oque provavelmente foi, o mecanico quando foi botar o anel ele usou maçarico e bateu com marteladas ¬¬

    Gnecchi sabe quanto ta saindo +- o preço da caixa do Toy band?
    abraços.

  • #4
    Usuário Avatar de CarlosNeto
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    09/12/2007
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    A sim e os pneus to querendo mudar pq ja estao ficando muito gastos
    aceito e agradeço por concelhos =D

  • #5
    Usuário Avatar de fpandur
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    Já vi isso acontecer ao vivo com uma Rural, que usa o mesmo sistema de rolamento do Engesa.Só que a viatura estava a uns 90 Km/h, imagina o estrago ... o pneu saiu com ponta de eixo e tudo, atravasseou a pista, bateu no barranco do lado de lá, vôou uns 3-4 mts pra cima e quando caiu, voltou pra pista onde estavámos trafegando. Sorte que não vinha nenhum outro carro nas 2 pistas. Também com um colega nosso já vôou ponta de eixo de um Jeep que ele estava rebocando. Mas essa a ponta acertou uma Mercedes (carro, não ônibus ou caminhão ...) que estava vindo do outro lado. Essa eu não presenciei, mas sei que ninguém se machucou.

    Esses eixos requerem alguns cuidados:
    - o anel trava NÃO deve ser aquecido. Tem que ser colocado a frio (está no Manual de Manutenção do Engesa) e preferencialmente com prensa.
    - Se passar em alagados, ideal é desmontar o eixo e verificar/limpar o sistema.
    - Verificar com alguma regularidade a folga do sistema, principalmente se usa pneus grandes
    - Sempre utilizar rolamentos de 1ª linha

    Como já dito, um kit flutuante você fica tranquilo com relação a esse ponto.

    Sobre o semi-eixo, é exclusivo Engesa. Pode encontrar na Rota ou www.camper.com.br

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Carlos Neto!

    Na sessão de vende-se há varios semi eixo para vender, e o pessoal está pedindo em conta os preços.

    Mais só coloque até providenciar os flutuantes!


    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Usando pneus 35" o cuidado tem que ser maior , mas o ideal pra usar esses pneus é flutuante mesmo ... colocar o anel aquecendo no maçarico já complica , com 35" é pior ...
    Por falar em anel trava de rolamento tras. , já peguei anel trava que entrou com pouca intrferencia no eixo e tive que trocar ... veio com medida errada ou foi mal usinado ... o meca tem que ficar esperto , se entrar com pouca interf. tem algo errado e o eixo com certeza vai criar folga e acabar saindo ...

    Acho que a gente até pode fazer uma lista qdo altera as caracteristicas da vtr .

    Pneus 35" = Flutuante e se for o Mud maior atenção em arrancada e retomada . Fase 1 2 3
    Pneus 33" Mud = Normal Fase 1 - Flutuante fase 2 3
    Pneus 33" AT = Normal Fase 1 2 - Flutuante Fase 3
    Pneus 31" AT ou Mud = Normal Fase 1 2 ou 3

    Podemos discutir sobre as aplicações , mas é o que vejo na prática ...
    Costumo verificar os rolamentos tras. e trocar a graxa toda vez que mexo no freio , pq só tem 4 parafusos a mais pra tirar o semi eixo e veirficar ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #8
    Caro CarlosNeto,

    Como o nosso amigo gnecchi disso ainda bem que não aconteceu nada com vc e outras pessoas, Eu coloquei eixo flutuante pensando justamente nisso tenho dois amigos que aconteceu a mesma coisa e por sorte tbem não aconteceu nada com ninguém.

    Abraço

  • #9
    Usuário Avatar de gnecchi
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    CarlosNeto,

    Como vc pôde perceber esse assunto já foi bastante discutido entre nós.
    Tem vários tópicos que nem são especificamente sobre semi-eixos e que acabamos voltando nele.

    Estou procurando um dos tópicos onde basicamente avaliamos que Engesa com pneus acima de 33" deve usar flutuante, mas não estou achando

    Com 35" a opnião da maioria por aqui é a mesma: é impraticável rodar sem flutuante.

    O Eduardo Velo cita que para usarmos 31" em nossas viaturas não precisamos realizar esse investimento, necessitando apenas de realizarmos as manutenções preventivas adequadamente. Faz todo sentido porque nossos jipes foram projetados para rodar com pneus 750x16 sendo que um pneu de 31" é o mais próximo disso .

    Se vc não quer ficar sem rodar com o seu Engesa neste momento, aproveite a oportunidade de pegar os semis do Sergio Zovaro para colocá-lo para rodar novamente, mas aconselhamos se seja uma ação provisória, pois a definitiva é a utilização dos flutuantes.


    Aproveitando que vc e o Sergio Zovaro não estão na lista do "Mapeamento dos Engesas na Ativa", peço-lhes o favor de acessarem o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=35245&page=6 e adicionarem os dados das viaturas.


    []'s torcendo que vc instale um kit de flutuantes, pois a prioridade é a SEGURANÇA.
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  • #10
    Usuário Avatar de CarlosNeto
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    É.. depois de ler e reler vou por sim os flutuantes, só nao sei se continuarei com os 35" ou se passo para os 33" por questoe$$ financeira$$
    alguem pode me dizer onde poso conseguir os flutuantes?????

    Achei na rota com os seguintes preços
    o kit basico :R$950,00
    2 pontas de eixo com estrias dos dois lados
    2 flanges fixação

    Kit completo : R$3.100,00
    ponta de eixo cubo de roda pinça de freio etc.......

    e frete a cobrar...

  • #11
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Carlos
    eu tenho pneus 35" no meu Engesa, e usava o eixo original.
    Nunca aconteceu nada comigo, MAS vendo os relatos de muitos Engeseiros resolvi investir no flutuante e nao arriscar mais.
    No meu modo de ver o offset das rodas influenciam bem no desgaste dos rolamentos etc, pois ali voce imagina uma alavanca, quanto mais para fora os pneus, mais força sobre o conjunto.
    Minhas rodas tem offset zero, ou seja, o meio dela trabalhava praticamente alinhado com os rolamentos, e creio que isso nao forçava tanto eles.
    Mas existem muitas questoes para essa quebra, como a falta de manutenção, ou até a propria manutenção feita de forma incorreta.
    Estou terminando de montar o meu e vou testar na semana que vem, mas te digo que vale sim o investimento.
    Voce pode achar preços melhores para as peças comerciais, que não são especificas do kit.
    Além do kit vendido pela Rota4x4, tem o da Ensimec que a Garra4x4 vende.
    Pra vc ter uma ideia de preço, gastei com o Kit da Ensimec + as peças, até agora por volta de R$ 2000,00, sem o sistema de freios.
    Os freios estou adaptando as pinças dianteiras do engesa e discos da Super Brake.
    Ah! lembrando que eu mesmo estou fazendo essa adaptação, portanto sem gastar com mao-de-obra
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #12
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
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    25/07/2006
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    Flutuante

    Xará Neto, como falei no tópico de cadastramento, conheço sua viatura e pelo tamanho de seus pneus e sugestões dos amigos aqui do forum, decidi instalar um kit da ROTA, para colocar pneus 33", a segurança é prioridade sem dúvida.

    []'s Carlos Siqueira.

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