E a fita térmica adesiva ???? Alguém conhece???
Amigos, estou propenso a colocar aquela fita adesiva térmica, que é encontrada em lojas especializadas em escapamento. Ela reveste o cano, e não o painel de fogo. Alguém conhece a eficiência do referido produto??? Mais uma vez, obrigado. Vitor Martins
Isolamento Termo-Acústico
Guilherme e CAVESO
Meu Engesa é o Fase 1. Portanto, além do calor, muito barulho. Resolvi os dois problemas além da possibilidade de infiltrações da seguinte forma:
1) limpeza geral;
2) colocação da manta jang boo
3) colocação de feltro betumizado
4) colocação de emborrachado
A manta da Jang Boo é um material bastante utilizado tanto para isolamento acústico, como térmico (aliás, esta é a utilização inicialmente divulgada pelo fabricante). Uma vantagem adicional dela é que um dos lados é coberta com uma película aluminizada, o que garante uma impermeabilização no sentido de dentro para fora.
A manta de feltro betumizada parece um cobertor antigo com um dos lados coberto com uma camada de betume (horrível para a aplicação se você estiver suado pois descolore e impregna nas suas mãos). Por esta razão ela é mais usada nos capôs. Entretanto, apliquei em todo o assoalho e laterais da área interna. Além disso, coloquei-a na parte externa da carroceria logo acima da caixa de marcha e da caixa de transferência.
A colocação do emborrachado foi mais por razões estéticas e de higiene (por causa do betume do feltro) porém, assegurou a impermeabilização no sentido de dentro para fora.
Com este jogo de camadas o nível de isolamento térmico ficou 100% resolvido; já o isolamento acústico ficou quase perfeito... só quando engato a 5a marcha é que o barulho da caixa de transferência começa a incomodar.
Porém, uma nova necessidade de isolação térmica surgiu. Após colocar a capota de fibra, o calor começou a incomodar. Lembrem-se que moro em Fortaleza onde o Sol não dá moleza. Estou ultimando a instalação de um Ar Condicionado. Depois vou avaliar se foi suficiente. Caso contrário terei de aplicar uma camada de jang boo ou de feltro pelo lado interno da capota.
Max