x
Convex Datacenter
Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 78

Tópico: Freio Engesa!!!

  • #49
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0



    Kim,

    Se não me engano o Mauro da SBD tem um projeto desse para colocar freio estacionário nas viaturas que estão com freio à disco na traseira sem as pinças de Kadet.

    Disse que ainda não está fabricando porque está sem bala para bancar o custo do molde do suporte para adaptar a 2a pinça de freio no conjunto.

    Meu freio tb ficou muito bom (discos ventilados de Band + pinças de Band na dianteira e discos rígidos de Band + pinças da Kombi na traseira), entretanto tive que colocar o sistema de freio de "dedo" com aquela válvula hidráulica para o freio de estacionamento....... com esse freio de estacionamento tabajara é nítido perceber que em períodos prolongados a eficiência da frenagem vai pro vinagre, ou seja, sempre aciono a vávula e deixo a 1a marcha engata.... se tiver que estacionar na rua também deixo o pneu dianteiro escorado da guia.

    Fiz um teste de travar o freio em dia de chuva e em rua de paralelepípedo.... resultado: quem chega a travar é o freio dianteiro e ainda assim pára rapidinho. No seco precisa tomar cuidado pra não atravessar o para-brisa. Com a configuração original quem travava era o freio traseiro, sem contar que o bicho não parava fácil não.


    []'s querendo instalar um freio de mão que seja eficiente.
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #50
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    PessoALL!

    Estava divagando em meus pensamentos sobre o freio estacionário...

    ...gostaria da opinião de todos!!

    Haveria possibilidasde de se colocar um cilindro mestre no sistema de alavanca do freio de mão para acionar um par de pinça que seria colocado somente para o freio estacionário. então haveria dois pares de pinça atraz, um para o freio normal e outro para o freio estacionário; Poderia se utilizar umas pinças baratinhas, de qualquer carro, o cilindro, não haveria necessidade de servo, pois o "peso" na alavanca ajudaria na percepção de quanto puxar.

    Agradeço a todos.

    Abraços.

    Kim.
    Fala Kim, blz?

    Minha humilde opinião:

    Acho válida a idéia, mas não seria mais simples usar este sistema hidráulico para acionar um (apenas um) servo acoplado ao cardan. Isso evitaria alguns metros a mais de tubulações, problema com espaço para as pinças, menor quantidade de peças para dar problemas,...

    Confesso que já cheguei a divagar sobre este assunto também e cheguei a pensar em colocar um outro cilindro mestre (em paralelo com o pricncipal) para usar como freio de estacionamento, fazendo uso do sistema já existente de tubulações e servos.

    Enfim, tem gente que usa um ou dois tocos de madeira para segurar o carro no lugar As soluções possíveis são muitas, o sistema existente de fábrica é muito precário e o uso de nossas viaturas exige bastante do freio de estacionamento. Creio que quaisquer soluções que resolvam definitivamente o problema, de um modo eficaz, justifica nossa empenho. Assim que terminar de resolver outros problemas mais urgentes da minha vtr, certamente vou encarar uma empreitada para sanar o problema do freio de estacionamento.

    [ ]'s

  • #51
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0
    Kim, talvez vc possa usar uma valvula solénoide diretamente na pinça trazeira amenizando assim o efeito de dilatação do fluido.

  • #52
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro amigo Rodrigo!!!

    Poderia me descrever melhor sua idéia!!!!!

    Tô achando interessante.

    Abraços.

    Kim.

  • #53
    Tenho certeza que muitos não concordarão, mas tenho que colocar novamente minha opinião sobre freio de estacionamento:

    - NÃO UTILIZEM FREIO DE ESTACIONAMENTO BASEADO NA PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO.

    Este sistema não funciona e além disso, as diversas peças do sistema de freio não foram feitas para trabalhar com pressão constante. Pode funcionar até por algum tempo, mas FATALMENTE, o sistema irá apresentar vazamentos do fluído hidráulico.

    Falo por experiência própria com a utilização por muitos anos das trava carneiro.

    Além disso o sistema não traz segurança alguma, já que vc vai ficar sempre na aguardo de haver uma falha (vazamento) e o engesão descer moro abaixo.
    É o caminho mais simples mas não vai a lugar algum.
    Também estou querendo adaptar flutuante no eixo traseiro e só não fiz ainda porque não quero ficar sem freio de estacionamento. Quando resolver esse problema (ou achar pinças com freio de estacionamento decente) aí sim parto para o flutuante.

    Se é para adaptar acho melhor copiar o sistema das Band.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #54
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Valaretto Ver Post
    - NÃO UTILIZEM FREIO DE ESTACIONAMENTO BASEADO NA PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO.
    O sistema de freio do Predator ficou uma maravilha.... tá parando mais fácil que a minha XJ, mas realmente o freio de estacionamento hidráulico é um lixo !!!!!

    Só serve para paradas rápidas, como por exemplo em trilha, ou para alguma manobra.... para a função de estacionamento nem pensar. Sempre que paro na rua, viro o pneu pra a guia e deixo o bicho engatado. Já corri atrás do Engesa 2 vezes porque estava apenas com freio hidráulico acionado sem estar engatado !!

    Voltando de uma trilha em Arujá, estávamos numa churrascaria almoçando às 16hs.... até que veio um tiozinho correndo na nossa mesa dizendo que um dos jipes tinha ido parar no meio da rua ... sai correndo, pois sabia que só podia ser meu jipe...... ainda bem que não aconteceu nada e foi só o susto.

    Agora que vou partir para CA, ficou fácil,,, parking nele e quero ver o bicho andar.



    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #55
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro gnecchi!

    Como é que funciona?

    O meu é o freio com cabo...
    ... não é uma consul, mais é uma brastem bem boa!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #56
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro gnecchi!

    Como é que funciona?

    O meu é o freio com cabo...
    ... não é uma consul, mais é uma brastem bem boa!!!

    Abraços.

    Kim.
    Kim,

    Não tive como colocar freio de mão à cabo, porque usei as pinças originais da Kombi no disco de Toy traseiro. Sendo assim a opção que me restou foi usar essa válvula hidráulica ligada no circuito do freio traseiro.

    Quando se quer acionar esse freio hidráulico, tem que pisar "forte" no freio e fechar a válvula com o freio pressionado.... com isso fecha-se o fluxo de óleo e mantem-se as pinças travadas no disco traseiro.

    Ontem a noite estava no bar da frente à oficina do meu mecânico... papo vai, papo vem e daqui a pouco o Fernando me diz: olha o Engesa andando !! tá uma merda esse sistema VTC... comprei essa vávula com o Mauro da Super Break Disk que aliás me disse que eu poderia confiar nessa vávula porque é do tipo industrial . Não tem jeito a concepção desse sistema é uma furada mesmo.



    []'s dando total razão ao Eduardo Valaretto
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #57
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro gnecchi!

    Muito obrigado pela resposta.

    Estava pensando em colocar um solenoide da Jacto, que é 12v e, de alta pressão, então, com sua informação desisti da idéia.

    Mudando de pato para ganso...

    Já mandou confeccionar a flange para a t-case?

    O pessoal da equipeminas4x4, que diga-se de passagem é muito atencioso, me vendeu uma t-case nas mesmas condições de pagamento (que eu pedi).

    Agora vou retirar o câmbio do carrom e mandar as peças para lá, quando estiver tudo pronto, vou colocar no Brancão-Lost.

    Acho que ate o final deste ano está pronto.

    Abraços.

    Kim.

  • #58
    O problema não é a válvula, é a concepção toda que está errada.
    Longe de mim querer ser o dono da verdade mas, para segurança dos companheiros do forum volto a repetir:

    NENHUMA PEÇA DO SISTEMA DE FREIO FOI DIMENSIONADA PARA TRABALHAR COM PRESSÃO CONSTANTE.

    O freio é um sistema de segurança e tem de ser visto como tal, não brinquem com freio de mão hidráulico, GARANTO QUE É UMA QUESTÃO DE TEMPO (e bem curto) para se arrependerem.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #59
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0
    Caro Kim, o maior problema com freio estacionario hidráulico, ea dilatação do oleo , mas se v/c colocar a válvula solénoide direto na pinça isso ira diminuir a dilatação do sistema.

    Atenção e só uma ideia, não quer dizer que funcione. quero frisar isso antes que neguinho fique com lição de moral pro meu lado.

  • #60
    Amigos,

    Creio que o Eduardo Valaretto está coberto de razão!

    Vejam bem: o sistema de freio hidráulico foi projetado para imprimir pressão no fluido por períodos muito curtos de tempo.

    O uso de um sistema hidráulico para freio de estacionamento (com pressão constante), certamente vai ocasionar desgaste prematuro do sistema. O sistema de freio estacionário hidráulico funcionaria da mema maneira que um macaco hidráulico, por exemplo. Quem nunca percebeu que ao deixar um carro em cima de macaco por período de tempo maior percebeu que o macaco lentamente foi descendo o veículo?
    O pior, é que em um sistema de freio estacionário, qualquer mínimo retorno do fluido, ou mesmo a diminuição da temperatura do sistema (que faz com que o volume do fluido diminua) iria diminuindo progressivamente a pressão sobre as pastilhas.

    Conforme o Rodrigo citou a aplicação de válvula o mais próximo possível da pinça, minimizaria o efeito da temperatura, mas mesmo assim fico com o Eduardo: muito perigoso...

    Como tenho motor diesel, que segura bem o veículo engatado, eu usaria um freio hidráulico de cardan, como opção para uma eventual falha no sistema de freio principal, ou para paradas rápidas (abrir uma porteira sem precisar desligar o motor), mas sempre deixaria a viatura engatada quando estacionada.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade