x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Bombinha
    Entrada
    17/04/2006
    Idade
    48
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Motor GM 4cc+Turbo e Mecânica Original




    Olá Galera... sou novato aqui no forum, e tô curtindo muito... Já tive 2 Willys no passado, já faz uns 6 anos que não ando mais na lama e a uma semana conssegui comprar meu tão sonhado Engesa!!!!

    Meu monstrinho tá muito bom, todo reformado de primeira, mas a mecânica é toda original e ele é F1. Minha pergunta a vc´s que conhecem mais a máquina do que eu... Se consevando toda a mecânica como está e turbinar o motor terei um bom resultado ou não??? (é besteira, e depois vou me arrepender!!!!)

    Até mais, logo vou postar umas fotos para vc´s do monstrinho!!!! Hehehe...

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    62
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Vc mesmo pode responder esta pergunta, ande com o jipe e sinta a necessidade, se faltar motor em baixa rotação colocando um turbo de caracol pequeno resolve mas como consequência pode estrangular o motor em alta , um caracol maior, talvez só entrará em rotação mais alta (fica bom para estrada pois aumentar a velocidade final, se bem que jipe a mais de 120 km/h ... ).

    Ainda no caso de jipes normalmente se quer torque em baixa e aí o bom é trocar o motor por um 6 cilindros GM ou mesmo um diesel, faça as contas adaptar um turbo pode custar quase a mesma coisa que a troca do motor (considerando o seu caso, com a venda do motor antigo, e que não precisa de adaptação para o cambio).

    O turbo pode ser a solução se vc conseguir um kit a bom preço e se desejar mais torque em rotações mais altas, exemplo: subida da Imigrantes.

    []s

  • #3
    Colega, a TURBO ANHANGUERA de São paulo vende um Kit completo e eles indicam alguém para instalar. Eu também estou pensando em colocar turbo no meu 4cc, só que ainda não tenho os R$ 1.900,00 para comprar o Kit. Há ainda a mão-de-obra.

    A troca por um 6cc também seria intertessante, mas terá que fazer uma pequena adaptação onde o motor é apoiado (coxim) , pois no 6cc ele fica mais para a frente.

    Daí eu achar que um turbo fica mais barato e daria menos dor de cabeça, se bem que um turbo mal instalado é encrenca na certa. E se quiser saber sobre turbo, entre no sítio www.amigosdoopala.com.br .Estes "opaleiros" entendem de turbo algo que não é brincadeira.

    Outro ponto:com o turbo vc não ganhará mais velocidade final ( algo em torno de 110 a 120 Km/h). Mas chegará nela mais rápido. Com o turbo ficará mais fácil, por exemplo, subir uma subida longa, bem como fazer uma ultrapassagem. Já em baixa rotação não fará muita diferença.

    Com o turbo, seu 4cc passará de 88 cv aproximadamente , para 120cv + ou -.

    Já o motor à diesel fica ótimo, mas a relação custo benefício é questionável. Eu só colocaria um motor a diesel se andasse muito, mas muito mesmo para compensar. Ou ainda se tivesse uma conta bancária poderosa, o que não é o meu caso.

    Bem, foi isto que consegui em termos de informação, já que também sou leigo como ti.

    E o sítio do turbo Anhanguera é www.turboanhanguera.com.br

    E parabéns pela nova viatura e seja bem vindo.

    Petri
    F I "mula" 4cc

  • #4
    Só dando um palpite, as vezes a questão é um pouco mais de torque em baixa.
    Trocar um motor envolve custos encondidos que a gente só descobre quando está tudo aberto e desmontado.
    qual carburador vc está usando??? É alcool??? O escapamento tá aberto???

    Realmente um motor 6 canecos faz diferença, tenho um para comprovar isso, mas gastando pouco vc pode melhorar o seu 4 cilindros.
    Na minha Caravan 4 cil. foi trocado o carburador por um DFV 446, o comando de válvulas pelo do gasolina (mecanico) , rebaixado o cabeçote (minimo) e colocado escapamento mais aliviado.
    Tudo coisa simples de fazer mas dá uma melhoradinha modesta no desempenho.
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #5
    Usuário Avatar de Bombinha
    Entrada
    17/04/2006
    Idade
    48
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Na verdade, este final de semana que passou, fui brincar com uns colegas... coisa ligth, mas passei um pouco de Raiva !!!! minha carranga não respondia legal nas retomadas e o motor tá legal, trabalhando como um relógio, redondinho.... mas o Monstrinho tá pesado para o motor.

    Depois destas opniões que vc´s me deram, acho que realmente vou ter que mexer no motor mais profundamente.... não quero nenhum motor absurdo, e sim uma resposta mais rápida do bixo, sem precisar ficar reduzindo toda hora!!!!

    Só questionando!?!? o câmbio, caixa e diferêncial(Original) aguenta???? uns 120cv!!!

  • #6
    Bombinha, quanto ao câmbio e à cx de transferência fique tranqüilo. Eles aqüentam muito mais que isso. Lembre-se que o Engesa é um dos jipes mais robusto que existe.

    Para um 6 cc ele nem vai sentir. Alguns F II já saíam com o 6cc original. A cx de tranferência do F II é diferente do F I, mas mesmo a do fase I agüenta sem problemas.

    O problema pode começar se vc colocar um motor à diesel. Se ele for muito pesado e se vc tiver o pé pesado também pode , por exemplo, estourar uma ponta de eixo.

    O pessoal da ROTA 4X4 ( agora só o Ígor, já que seu pai João infelizmente faleceu) gosta muito do MWM 2.8. Este motor é o sonho de quase todo engeseiro. Ele é leve, tem muito torque e a adaptação é muito simples. O problema é o dim-dim. Entre motor e mão-de-obra pode-se separar umas 10 pilas.

    O bom do motor à diesel, como vc sabe, é que ele não tem distribuidor e na trilha isto faz uma diferença danada já que pode-se molhar o motor à vontade que o danado não pára.

    Então para um simples mortal que vos escreve, resta proteger o distribuidor, juntar umas latinhas para , talvez , no futuro , colocar um turbo. E enquanto isso, se me permita discordar de vc, faço minhas trilhas e até agora não fiquei devendo nada para nenhum jipe. Muito pelo contrário. Dá para curtir o danado à vontade, sem fazer feio.


    Petri

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    A respeito do comando do gm 153, alguém poderia me passar o código da peça, pois estou com alguns comandos e, não consigo diferenciá-los.
    Desde já o motor gm 151 agradece.

    Abraços...

    Kim.

  • #8
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Ja estudou a possibilidade do motor Silverado ??? em preço , esta entre o opala 6cc e o diesel c/ a gde vantagem da igniçao eletronica ! ainda não tenho meu engesa mas pelo que pesquisei por aqui este motor é uma boa apção !

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    47
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2

    como preparar o 151 s/ gastar muito

    Galera, dá uma olhada nesse tópico. Tem algumas informações legais, inclusive o código dos comandos e das demais peças utilizadas na preparação. Se alguém souber o código do virabrequim do motor 153 por favor acrescente. Quanto as bielas do opala 6 cilindros, as mais curtas, utilizadas para passar a cilindrada do 151(2.5) p/ 2.7(aproximadamente) utilizando o vira do 153. Estas mesmas seriam as biela de 5,7" , as maiores são as de 6".

    Acho q isso tá descrito no tópico, mas o comando do 153 é o mesmo do motor 151 à álcool.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade