x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
    Usuário Avatar de Cabelo F1
    Entrada
    17/05/2005
    Local
    Diadema/SP
    Agradecimentos: 2

Mola da Suspensão dianteira com barriga

OLA GALERA ENGESEIROS!!!

Tenho um Engesa F1 87 motor Diesel.
    Por um bom tempo eu vinho percebendo que a mola da suspensão dianteira do meu Engesa F1 forma uma barriga acima do normal (Acho eu), pois comparando com outras viaturas ñ acontece o mesmo bem acentuada,

vejam as fotos como estavam entes:

Gostaria de saber se alguém deparou com este acontecido e como reseolveu?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pict0005_j_448.jpg   -pict0007_j_998.jpg   -pict0008_j_470.jpg   -pict0012_j_139.jpg   -pict0014_j_178.jpg  

Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Cabelo,

AS molas são originais? O engesa/camper tem um problema que os pratos das molas não são alinhados fazendo que a mola sempre tenha essa "barriga" se a mola for maior do que a original essa barriga fica mais saliente

[ ]s,

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Em adição ao Hugo, pergunto: você depois que você colocou essa mola, seu engesa não subiu pelo menos uns 5 cm?

Se sim, é o que o Hugo explicou, mola maior que o normal.

Resultados = "barriga" na mola e uma instabilidade na direção em pistas asfaltadas, devido à alteração no ângulo do cáster.

Eriksom

Entrada
    17/05/2005
    Local
    Diadema/SP
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Em adição ao Hugo, pergunto: você depois que você colocou essa mola, seu engesa não subiu pelo menos uns 5 cm?

Se sim, é o que o Hugo explicou, mola maior que o normal.

Resultados = "barriga" na mola e uma instabilidade na direção em pistas asfaltadas, devido à alteração no ângulo do cáster.

Eriksom

Oi colega!

Já fiz esta pesquisa, a mola é original bate o diametro do fio e o comprimento, ate mesmo a carga foi medida e ñ cosnta que a mola esteja cansada, o que o nosso amigo Hugo colocou sobre os desniveis das bases de alojamento da mola e importante, pois elas estão bem inclinadas, neste ponto ele tem razão esta muito negativa, Ex. tirei as duas molas e levantei o as bases inferior ate encostar na superior, o resultado ñ foi muito agradavel, pois quando encostei as bases ficaram paralelas, eu achei isto é errado pois na quela posição ja mais as bases irão trabalhar.
    Olhando outros carros com a mesma configuração do meu não encontro esta barraga, o que eu acho mas não tenho certeza é que a base inferior esta solda fora de lugar . ( ai e fria!!!)
    O que vce acha?

Desde ja agradeço pela sua participação
    sds
    Cabelo f1

Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Cabelo,

Lembrei de alguns pontos que merecem atenção, são eles:

- Qual é o seu motor?

- O eixo dianteiro é original?

Lembre-se que essa mola do engesa diesel foi projetada para o motor Q20B e Maxion que são bem pesados, se por acaso seu motor for um MWM 2.8 pode estar ai o problema.

Se o eixo dianteiro não for original o problema pode ter sido ocasionado na hora do "transplante" dos suportes do eixo.

Mas se tudo no seu carro for original... Esse problema ainda assim existe, só que era pra ser menos acentuado, e a solução é aquela que eu já te falei, cortar ofra a base inferior e reposicioná-la de acordo com o tamamho da mola com carga e pela base superior , entendeu?

[ ]s,

Entrada
    17/05/2005
    Local
    Diadema/SP
    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    Cabelo,

Lembrei de alguns pontos que merecem atenção, são eles:

- Qual é o seu motor?

- O eixo dianteiro é original?

Lembre-se que essa mola do engesa diesel foi projetada para o motor Q20B e Maxion que são bem pesados, se por acaso seu motor for um MWM 2.8 pode estar ai o problema.

Se o eixo dianteiro não for original o problema pode ter sido ocasionado na hora do "transplante" dos suportes do eixo.

Mas se tudo no seu carro for original... Esse problema ainda assim existe, só que era pra ser menos acentuado, e a solução é aquela que eu já te falei, cortar ofra a base inferior e reposicioná-la de acordo com o tamamho da mola com carga e pela base superior , entendeu?
    Em primeiro lugar quero parabenizar pela belissima cidade que vce mora (Recife) que saldade eu sinto dai!!!!!!!

agora vamos lá para o forum:
    -O motor do meu Engesa e Maxon ST4
    - o eixo dianteiro e original
    -entendi bem sua colocação.

sds
    cabelo f1

Ok. Entendi sua mensagem?

[ ]s

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Citação Postado originalmente por Cabelo F1

Olhando outros carros com a mesma configuração do meu não encontro esta barraga, o que eu acho mas não tenho certeza é que a base inferior esta solda fora de lugar . ( ai e fria!!!)
    O que vce acha?
    Eu sei lá porque a Engesa/Envemo fez o projeto assim: o original é não paralelo. Pela foto não fica claro se as bases inferiores estão mais inclinadas para a frente ou se é o ângulo. O padrão é que as bases inferiores de ambos os eixos estejam paralelas ao chão, e as superiores dianteiras/traseiras deslocadas em diagonais para atrás/frente e inclinadas para a frente/trás do veículo.

Se o cáster do seu eixo estiver correto, uma solução pode ser colocar calços em cunha. Se não, ... melhor torcer que seja só isso.

Ah, sim! na minha Camper que está em reformas, descravei os suportes superiores e desoquei-os para frente paralelos aos inferiores, mas não recomendo fazer isso pois é trabalho delicadíssimo e pode por a perder um chassis.

Eriksom

Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Dúvida: tem algum problema a mola ficar assim com a tal barriguinha de cerveja????
    Pode acorrer algo mais sério????

[]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

Entrada
    17/05/2005
    Local
    Diadema/SP
    Citação Postado originalmente por CARLOS MOREIRA
    Dúvida: tem algum problema a mola ficar assim com a tal barriguinha de cerveja????
    Pode acorrer algo mais sério????

[]´s
    Caro colega Carlos, teoricamente esta barriga ñ implica no curso da suspensão, o que ocorre é que a mola ñ trabalhará 100%, haverá uma pequena queda em seu trabalho por trabalhar em curva sendo que foi projetada para trabalhar reta, eu acredito que em muitas Engesas com este problema e de fabrica, (algumas série) sairam com as bases das molas fixada errada, fiz esta comparação com varias engesas e no visual confirmei esta diferença.
    No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

Caso vce queira ver como eu fiz, passe mais informações sobre seu carro
    motor, a mola que se encontra nela para que eu posso tentar ajuda-lo

sds
    Cabelo F1

Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Amigo, tenho um fase 2 92 com motor perkins. Fiz o transparaná este ano, e no final do raid, as molas estavam literalmente arriadas (cansadas). Comprei as molas novas na rota 4x4 e troquei essa semana e deu o mesmo problema que o seu, barriga. Eu particularmente, não vejo que possa ocorrer algum problema grave por cauda da famigerada barriga
    No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.
    Cara, não vi foto
    Esqueceu de anexar

[]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    All,

Estou precisando das medidas da molas Originais e da Rota4x4 :
    - comprimento total (fora do jipe)
    - largura
    - expessura do fio
    - passo (espaço entre os elos)
    - qtde de elos
    - resistencia.

Desde já, agradeço muito....!!!

[ ] s

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Nós temos essas medidas para o Engesa, estão nos manuais técnicos na área de dowloads.
    Eu acho que não deve ter diferença... acho.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem